Como começar um negócio no Instagram

Descobre, passo por passo, tudo que tens de fazer para conseguir clientes através do Instagram

Como começar um negócio no Instagram

Se queres descobrir como começar um negócio no Instagram e conseguir clientes online, este é o derradeiro guia para ti. Aqui compilei todas as informações que precisas – não só os passos necessários em termos práticos, mas, acima de tudo, a estratégia e o que deves em ter consideração para criar um perfil verdadeiramente diferenciador.

Tudo o que precisas para começar um negócio no Instagram está aqui, resumido em 5 passos. Vamos a isto?

5 etapas necessárias para criar um negócio de sucesso no Instagram:

  1. Saber o que te distingue enquanto marca e o que queres comunicar;
  2. Saber para quem é que estás a falar (quem é o teu público-alvo);
  3. Definir a tua Estratégia de Conteúdo;
  4. Aprender a tirar máximo partido do Instagram;
  5. Aprender a divulgar os teus produtos ou serviços.

Passo 1 para criar um negócio no Instagram: Saber o que te distingue enquanto marca e o que queres comunicar

Criar um negócio no Instagram: Saber o que te distingue enquanto marca e o que queres comunicar

O primeiro passo para criares um negócio de sucesso no Instagram – antes de pensares no teu perfil, que destaques deves incluir, o que deves publicar, que tipo de imagens deves ter, etc. – é olhar para dentro e perceber o que te distingue enquanto marca. É nesta fase que decides o que queres comunicar.

Muitas pessoas passam este passo à frente e a verdade é que estão a descurar um ponto importantíssimo. A maior parte das pessoas quando decidem criar um perfil para o seu negócio focam-se nas questões práticas e esquecem-se de refletir sobre o elemento que é verdadeiramente diferenciador: o que faz de ti quem tu és / o que torna a tua marca única e diferente. Sem isto é muito difícil conseguires destacar-te da imensidão de concorrentes que já existem no Instagram.

Para te ajudar a perceber o que te distingue enquanto marca e o que deves incluir na tua comunicação sobre o teu posicionamento, responde a estas 5 perguntas:

1. Qual é o teu maior ponto diferenciador?

Para te ajudar, faz uma lista da tua concorrência direta ou indireta e à frente do nome de cada um deles escreve de que forma é que te diferencias. Isso irá ajudar-te a perceber qual é o ponto que te torna diferente do que já existe.

2. Quais são as 3 palavras que descrevem a forma como queres que o teu cliente se sinta?

Perceberes qual é o impacto que queres gerar no teu cliente ajuda-te a ser mais intencional e a pensares todas as tuas decisões estratégicas. Desde o que colocas na tua bio até às imagens que usas.

3. O que é que queres que as pessoas digam sobre a tua marca?

Se pudesses deixar qualquer marca num cliente, que marca seria essa? O que é que gostavas que as pessoas dissessem sobre ti? Por exemplo, a Amazon é conhecida por ter o melhor apoio ao cliente. O que é que seria aquele ponto que tu gostarias que as pessoas dissessem sobre a tua marca?

4. Quais são os teus valores?

O que é que a tua marca representa e apoia? O que é que tu acreditas e gostarias que a tua audiência soubesse em relação aos teus valores?

5. Qual é a coisa mais importante que queres transmitir?

Se toda a gente que contacta contigo pudesse saber apenas 1 coisa sobre ti e o trabalho que fazes, o que seria esse ponto? O que é que queres que as pessoas saibam e entendam em relação à tua marca?

Passo 2 para criar um negócio no Instagram: Saber para quem é que estás a falar (quem é o teu público-alvo)

Criar um negócio no Instagram: Saber para quem é que estás a falar (quem é o teu público-alvo)

Agora que reflectiste sobre o que te distingue e o que queres comunicar, estamos prontos para seguir para o próximo passo: pensar no teu cliente.

Podes ter esta questão bem definida (no caso, por exemplo, de teres uma loja física e simplesmente quereres reforçar o teu negócio através da presença no Instagram) ou, por outro lado, podes não fazer a mínima ideia quem é o teu cliente ideal ou público-alvo.

Contudo, sem fazer esta definição é praticamente impossível teres um negócio de sucesso através do Instagram. Toda a premissa desta plataforma é criarmos conteúdo capaz de gerar uma ligação e impacto no outro. Ora, se nós não sabemos para quem estamos a falar e quem estamos a servir (no fundo, quem é o nosso público-alvo) é muito difícil criarmos conteúdo que seja capaz de converter e transformar seguidores em clientes.

Para te ajudar a definir o teu público-alvo é importante pensares nas seguintes questões:

1. A quem é que estás a tentar chegar com o teu produto ou serviço?

Quanto desenhaste e criaste os teus produtos ou quando definiste os teus serviços, pensaste em quem? Quem é o teu cliente ideal? Se tivesses de trabalhar e interagir para sempre com um tipo de cliente, quem seria esse cliente?

2. Que problema é que resolves ao teu cliente?

Nós investimos quando temos um problema e queremos vê-lo resolvido. Eu contrato um designer quando preciso de um site. Eu vou ao médico quando tenho um problema de saúde. Eu quero trabalhar com um personal trainer quando quero perder peso ou ficar em forma.

Para ti e para o teu negócio, qual é esse ponto que leva as pessoas a investir? Como é que o teu produto ou serviço muda a vida das pessoas?

3. Quais são as principais dificuldades e frustrações do teu cliente?

Na fase em que o teu cliente está (antes de comprar o teu produto ou requisitar o teu serviço), quais são as principais dificuldades e frustrações que ele sente? Como é que através do teu conteúdo podes ajudá-lo a superar algumas dessas dificuldades e frustrações?

Passo 3 para criar um negócio no Instagram: Definir a tua Estratégia de Conteúdo

Criar um negócio no Instagram: Definir a tua Estratégia de Conteúdo

Agora que sabes o que te distingue e para quem estás a comunicar, tens todos os ingredientes para começar a pensar na tua estratégia de conteúdo.

Para te ajudar a definir a tua estratégia de conteúdo para o Instagram (ou seja, o que vais falar e publicar no teu perfil), tens de recuperar o que apontaste no primeiro passo. Logo aí tens uma série de ideias a desenvolver em termos de conteúdo. Depois tens de olhar para o segundo passo e perceber como é que através do teu conteúdo podes falar diretamente para o teu cliente e ajudá-lo com algumas das suas frustrações.

Depois desta reflexão, quero que respondas às seguintes questões:

1. Quais são os 3 a 5 tópicos que vais desenvolver no teu perfil?

É importante que definas quais são os temas que vais falar no teu perfil. Tal como num blog tens várias categorias de conteúdo, no Instagram aplicamos a mesma lógica e deves escolher entre 3 a 5 temas que vais desenvolver de forma regular.

2. Que formatos é que resultam no meu nicho?

Para além de pensares no que vais falar, é importante refletires e definires também sobre COMO é que vais entregar esse conteúdo. Para isso analisa perfis que falam dos mesmos tópicos que tu ou perfis da concorrência e tenta perceber quais são os formatos que resultam melhor. Por exemplo, para mostrar o trabalho de uma maquilhadora o formato “Antes e Depois” funciona bem. Para um personal trainer o formato de sequência de treino em vídeo também. Qual é esse formato ou formatos para ti?

Para te ajudar a criar alguma estrutura na tua estratégia de conteúdo, não percas ainda estes artigos:

Para que não te faltem ideias sobre o que falar e o que publicar no Instagram, não podes também deixar de ver os seguintes artigos:

Passo 4 para criar um negócio no Instagram: Aprender a tirar máximo partido do Instagram

Criar um negócio no Instagram: Aprender a tirar máximo partido do Instagram

Agora que sabes o que te distingue, que sabes para quem estás a comunicar e começaste a definir a tua estratégia de conteúdo, é altura de aprendermos a tirar máximo partido do Instagram.

Isto significa aprender a otimizar o teu perfil, repensar os teus destaques, aprender a melhorar o teu copy, saber quando publicar, como o fazer ou ainda aprender tudo sobre hashtags. Nesta secção vou partilhar contigo uma série de artigos que vão a fundo nestas questões.

Otimização do Perfil de Instagram

O que tens na tua bio pode ser decisivo para conseguires clientes. Neste artigo explico-te o que deves ter em atenção para melhorar a forma como te apresentas no perfil: Como escrever uma Bio completa e perfeita para o Instagram

Otimização dos Destaques

Os destaques que apresentas no teu perfil de Instagram são cruciais para conseguires converter seguidores em clientes, particularmente porque o espaço da bio é tão reduzido. É nos destaques que podemos realmente criar uma ligação com o nosso público, dar-nos a conhecer e gerar confiança. Neste artigo explico-te que tipo de destaques deves incluir no teu negócio: Tens um negócio ou marca? Estes são os Destaques que o teu perfil de Instagram deve ter

Se quiseres criar os teus destaques de raiz, tenho ainda este tutorial onde te explico passo a passo como criar as capas para os teus destaques: Instagram: como fazer capas para os Destaques, passo a passo

Otimização do Conteúdo

Outra componente extremamente importante para o teu sucesso no Instagram é o conteúdo que desenvolves e a forma como o apresentas. Para te ajudar, partilho aqui um artigo onde te explico como deves formular os teus posts – 8 segredos para escrever um post de Instagram que gera interação – e ainda um artigo onde partilho contigo fantásticos bancos de imagens que podes utilizar para publicar fotos de qualidade no teu feed: 12 sites incríveis para download de imagens grátis para o teu Instagram ou Blog.

Quanto às imagens, se tiveres a possibilidade de publicar sempre imagens tuas excelente! Caso contrário, utiliza fotografias de bancos de imagens e tenta conseguir um bom equilíbrio entre imagens tuas e outras imagens. Dessa forma terás mais conteúdo disponível e poderás ser mais consistente.

Para melhorares a forma como utilizas o Instagram não percas ainda os seguintes artigos:

Passo 5 para criar um negócio no Instagram: Aprender a divulgar os teus produtos ou serviços

Criar um negócio no Instagram: Aprender a divulgar os teus produtos ou serviços

Quando se trata de vender os nossos produtos ou serviços no Instagram, eu vejo dois erros muito comuns:

  • nunca vender (ou seja, nunca explicar como é que eu posso trabalhar contigo e não divulgar ativamente o que tens para oferecer);
  • ou vender sempre (ou seja, o teu perfil de Instagram torna-se quase um catálogo, em que todos os dias partilhas somente produtos ou fazes divulgação de serviços).

Nem a primeira, nem a segunda estratégia estão corretas. Mas então como é que podemos então vender no Instagram, de forma orgânica e alinhada com os nossos valores e posicionamento?

O segredo é alinhares o conteúdo que partilhas com o que queres divulgar em termos de oferta e prepares assim a tua audiência para aquilo que estás a vender.

Vamos olhar para um exemplo:

Imagina que a Inês é Business Coach e que o cliente ideal dela são bloggers. A Inês ajuda bloggers a criar negócios rentáveis e lançou um grupo de coaching e quer agora divulgá-lo no Instagram. Qual destas duas opções de divulgação é que acreditas que converte mais?

  • Situação 1: A Inês partilha uma story a dizer que abriu 5 vagas para um grupo de coaching e que as pessoas se podem candidatar.
  • Situação 2: A Inês faz uma mini-aula nas stories, onde explica como é que é possível explorar a audiência que temos no nosso blog e como é que em 3 passos podes criar um produto digital para vender à tua audiência. No final desta mini sessão de coaching, a Inês refere que se precisares de aprender a fundo sobre o tópico e quiseres acompanhamento, ela acabou de abrir um grupo de coaching onde dará atenção personalizada e limitada a 5 pessoas.

Pois é. Com a segunda opção, a Inês leva os seus seguidores numa viagem desde o ponto A (o ponto onde eles estão atualmente) ao ponto B (o ponto em que eles aspiram um dia chegar), tornando esta oportunidade bem mais apetecível para a sua audiência.

Esta dica é apenas 1 das 5 estratégias para vender com sucesso que partilho no meu programa de assinatura Transformar Conteúdo em Clientes – um programa onde explico ainda, em detalhe, quais são os passos necessários para venderes de forma alinhada, orgânica e de uma forma que te faz sentir confiante e empoderada.

Programa Transformar Conteúdo em Clientes

Se estás agora a lançar o teu negócio no Instagram e queres fazer as coisas bem desde o início, ou estás cansada de andar em círculos e não conseguir atingir os resultados que procuras, entra em contacto comigo! Podes fazê-lo através do meu email geral@saravieira.pt ou por mensagem privada no meu Instagram @saravieira.pt. Terei todo o gosto em conversar contigo e ver como te posso ajudar a escalar o teu negócio através do teu conteúdo e presença online.

Se tiveres questões adicionais sobre este artigo, deixa a tua pergunta na secção de comentários e responderei assim que possível! Espero que tenhas gostado deste guia sobre “Como começar um negócio no Instagram”. Se sim, diz-me aqui nos comentários, por email ou através do Instagram. Adoraria ter o teu feedback!

Se gostaste deste guia e queres guardá-lo, faz pin desta imagem

comentários