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Como escrever uma Bio completa e perfeita para o Instagram

Sabe como optimizar o teu perfil ao máximo

Categorias: Conteúdo, Instagram, Marketing
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Como escrever uma Bio para o Instagram completa e perfeita

Sem saber muito bem o que colocar na bio do Instagram? Ou não tens a certeza se estás a tirar o máximo proveito deste elemento?

Então estás no sítio certo! Neste artigo vou cobrir que objetivos deve cumprir uma boa bio, que elementos fazem parte desta parte do perfil e quais as melhores práticas para a criação de uma bio impecável para páginas profissionais.

Como optimizar a tua bio do Instagram

A bio do Instagram pode parecer algo simples e trivial, mas a informação e conteúdo que colocamos nesta área do nosso perfil é super importante e pode mesmo acabar por influenciar o nosso sucesso ou insucesso nesta rede social. A verdade é que o espaço que temos para atrair a atenção dos nossos potenciais clientes é muito limitada e numa questão de segundos temos de ser capazes de transmitir rapida e eficazmente a essência da nossa marca. Por isso mesmo a definição da bio do Instagram deve envolver planeamento e muita reflexão!

O que fazes com esta secção do teu perfil deve refletir não só a tua marca, como os teus objetivos. Mas afinal… que tipo de objetivos devemos ter com a Bio do Instagram?

Objetivos que a tua Bio do Instagram deve alcançar

Uma boa biografia do Instagram deve ser capaz de cumprir vários objetivos ao mesmo tempo. Alguns exemplos incluem:

  • Descrever, em poucas palavras e de forma clara, o que fazes, como e para quem;
  • Indicar como é possível entrar em contacto contigo.

Para além disto, um ótimo perfil do Instagram será ainda capaz de:

  • Mostrar a tua personalidade ou a personalidade da tua marca;
  • Solicitar a todos que visitem o teu perfil que realizem uma ação específica.

Mas vamos por partes…

Componentes a optimizar na Bio do Instagram

Para sermos capazes de otimizar ao máximo o nosso perfil do Instagram há primeiro que entender os elementos que fazem parte de uma biografia do Instagram. Ao olhar especificamente para cada um destes componentes, terás a oportunidade de aperfeiçoar cada um deles, melhorando assim o teu perfil e garantindo que os utilizadores sabem exatamente quem és e o que podem esperar de ti ao seguir a tua página.

1. Foto de Perfil

A foto de perfil deve incluir uma foto pessoal (no caso de seres a representante da tua marca) ou um logo (se se tratar de uma empresa). Independentemente de ser foto ou logo, a ideia é que seja facilmente reconhecível e que esteja de acordo com a identidade da marca.

Se for uma foto tua é preferencial que mostres o rosto e que olhes para a câmara para aumentar a ligação com os utilizadores. Mas, como é óbvio esta é uma opção inteiramente pessoal e deve sobretudo refletir a primeira impressão ideal que queres transmitir com a tua marca.

2. Nome e Nome de utilizador

O Nome de Utilizador é o nome que aparece na parte superior do perfil e que as outras contas utilizam para nos marcar (nos posts, fotos ou stories).

Já o Nome é aquele texto que aparece antes da descrição e da categoria e que está proeminente (a negrito) na nossa bio. É precisamente ao lado do Nome que algumas empresas, influencers e famosos têm o selo de verificação (para identificá-las como conta original).

Tanto o nome como o nome de utilizador são pesquisáveis – na pesquisa do Instagram – e por isso, são dos elementos mais importantes na definição e planeamento do teu perfil. A minha recomendação para uma bio completa é incluíres uma ou várias keywords do teu nicho ou área de actuação no nome para que sejas facilmente encontrado quando pesquisam por determinados produtos ou serviços.

Por exemplo:
No caso de uma nutricionista em vez de ter no nome:
Tatiana Lopes

É melhor ter algo como:
Especialista em Perda de Peso e Nutrição

3. Bio

Chega a altura de descrevermos a nossa página e… subitamente surgem-nos uma série de perguntas: “O que devo incluir ou dizer na bio do Instagram? Como devo apresentar a informação? Devo falar de hobbies ou mostrar a minha personalidade? Devo ser direta?”

Esta é, sem dúvida, uma das maiores e mais comuns dificuldades quando falamos no setup de páginas profissionais no Instagram.

Na descrição só temos 150 caracteres e apesar de ser um espaço limitado devemos usá-lo para para resumir da melhor maneira possível o que fazemos, quem servimos e a transformação que oferecemos – para que seja claro, para qualquer pessoa, qual é o tópico da página e qual é o seu público-alvo.

Assim, a minha dica é incluir sempre a tua missão. Idealmente numa estrutura que começa por “Eu ajudo” de forma a sermos super precisos no nosso targeting – trazendo muita clareza para a forma como nos apresentamos aos outros.

A estrutura da missão inclui 3 partes:

Eu ajudo 1)_____ a 2)_____ ao providenciar 3)_____

1) Quem é que ajudas? Quem é que é o teu público-alvo ou cliente ideal?
2) Com quê?
3) Como? Qual é a tua especialidade?

Assim, em vez de teres algo como:

Filipa Couto
Tudo sobre blogs e negócio online
Portuguesa a viver no Reino Unido

Fica mais claro (e a longo prazo mais rentável – uma vez que atrai clientes), ter algo como:

Filipa Couto
Eu ajudo bloggers atarefados a transformar os seus blogs em negócios rentáveis ao ensinar como vender produtos online através de posts

> Se precisares de ajuda a formular a tua missão não percas o artigo: Como definir a tua missão em apenas 4 passos

No final da tua missão inclui ainda uma chamada para a ação, de forma a converter esses utilizadores que se identificam com a tua proposta. Exemplo: “Pronto para ver resultados? Envia-me uma DM” ou “Envia mensagem para começares agora”

4. Site

Esta é a única parte no Instagram onde podemos colocar um link. Por isso mesmo, para as páginas profissionais, é recomendável nunca deixar este espaço vazio. Uma boa opção é colocar link para o site ou blog. Uma opção ainda melhor é ir atualizando o link para a oferta, produto ou artigo mais recente.

5. Categoria

A categoria aparece imediatamente abaixo do nosso Nome. Ao categorizares de forma correta a tua página estarás, mais uma vez, a trazer mais clareza e foco de forma a atrair mais potenciais clientes e tornar assim o teu negócio mais rentável.

Por exemplo, vamos olhar para o caso da Andreia. A Andreia é assistente virtual e partilha dicas sobre organização e produtividade no seu blog. Em vez de categorizar a sua página como “Blogue Pessoal”, a Andreia deve incluir algo como “Serviço” uma vez que providencia um serviço e este é que é verdadeiramente o foco do seu negócio. Ao mudar para “Serviço”, todas as pessoas que visitem o seu perfil sabem que a Andreia providencia um serviço e com base na sua bio, que inclui a sua missão, saberão exatamente se este serviço é para elas ou não.

6. Opções de Contacto

Antigamente não havia espaços designados para colocar as várias opções de contacto na bio do Instagram, então as pessoas incluíam mesmo na descrição (retirando espaço para explicar o seu negócio). Felizmente agora o Instagram tem este recurso e é possível colocarem o vosso e-mail, telefone e até mesmo morada nas opções de contacto. Contudo, estes botões só são exibidos na aplicação (e não na versão web).

Para incluir estes contactos basta ir a “Editar perfil”, carregar em “Opções de Contacto” na secção Informação da empresa, e preencher o e-mail, telefone e morada. Adicionalmente, é ainda possível incluir um botão de ação, como “Reservar”, “Comprar bilhetes” ou “Iniciar Pedido”.

Como ter uma Bio completa e perfeita para o Instagram

Resumindo, para ter uma bio do Instagram clara e que traga mais clientes é importante:

  • Incluir uma foto de perfil que passe exatamente a primeira impressão que queres transmitir. Por exemplo, a tua marca é humorística, descontraída ou formal? Inclui uma foto que transmita isso mesmo. O importante é só através da imagem já comunicar algo sobre a marca e o que se pode esperar do teu perfil. Tudo isto vai ajudar a transmitir uma mensagem coesa.
  • Incluir keywords no nome, para que sejas facilmente encontrado pelo teu público-alvo.
  • Incluir a tua missão na descrição do teu perfil, de forma a transmitir claramente 1) quem é o teu público-alvo 2) qual a transformação que ofereces e 3) como é que ofereces essa transformação.
  • Incluir sempre uma chamada para a ação para converter simples utilizadores em potenciais clientes.
  • Incluir um link para a tua oferta mais rentável ou oferta mais recente.

Gostaram destas dicas? Têm alguma dúvida? Deixem as vossas perguntas na secção de comentários.

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comentários
  • Avatar
    KATHLEEN DUARTE 12 Agosto 2019

    Amei !!!

  • Avatar
    Janete de Brito Oliveira 24 Junho 2019

    Blog maravilhoso!

  • Avatar
    Vera Martins 9 Maio 2019

    Descobri pela primeira vez o teu blog no âmbito de um módulo formativo dedicado a conteúdo e mal cheguei a casa a primeira coisa que fiz foi pesquisa-lo 😊
    Sem licenciatura concluída (de Ciência Política; e sem intenção de o fazer), sem experiencial profissional numa área de destaque, e aos 29 anos a tentar recuperar todo um sonho de carreira profissional de sucesso através da área do Marketing Digital, qual seria o teu conselho para alguém que está a iniciar formação nesta área? ❤️

  • Avatar
    Quetsia 29 Março 2019

    Parabéns pelo trabalho, estou amando!