Um calendário editorial pode completamente transformar a trajectória do teu negócio digital. Se tens presença no Instagram, blog ou estás presente em qualquer outra rede social ou plataforma que precise de constante actualização de conteúdo, tens de ler este artigo. Aqui vou explicar-te em pormenor o que é um calendário editorial e qual é a sua importância, dando-te exemplos práticos.
O que é um Calendário Editorial
Um calendário editorial é basicamente um plano onde programamos todo o nosso conteúdo. Pode ser utilizado para Blogs, contas de Instagram, canais do Youtube ou qualquer outra rede social que necessite de constante criação de conteúdo. Independentemente da plataforma, um calendário editorial ajuda-nos a mantermo-nos organizados e a planear o conteúdo com antecedência. Normalmente o calendário editorial é um calendário normal, onde incluímos duas informações básicas: o tópico do conteúdo e data da sua publicação.
Qual é o problema de simplesmente escrever conteúdo, sem ter um calendário editorial?
Quando escreves sobre tudo e mais alguma coisa que te inspira naquele momento acabas por investir tempo e esforço em várias direcções. E nem sempre esse esforço é recompensado.
Quantas vezes é que escreveste um post no Instagram ou um artigo no teu blog e depois de carregar no botão Publicar a resposta que obtiveste foi…. grilos? Silêncio? Zero? Nada? Pois é. Quem já esteve nesta situação ponha a mão no ar.
A verdade é que isto acontece porque o conteúdo que estamos a partilhar muitas vezes não tem um fio condutor, não tem uma estratégia.
Vamos olhar para um caso prático
Exemplo número um: Imaginemos que eu sou uma Blogger de Viagens. Num dia falo sobre a minha viagem ao Japão, no dia seguinte falo sobre o meu creme preferido e depois na semana seguinte partilho as séries da Netflix que estou a ver.
Exemplo número dois: Desta vez sou uma Blogger de Moda Sustentável. E hoje partilho as minhas marcas preferidas para comprar roupa de forma sustentável, depois publico um guia com dicas para identificar marcas ecológicas e amigas do ambiente e, na semana seguinte, um artigo onde falo sobre as razões éticas pelas quais escolho comprar roupa de marcas eco-friendly.
No primeiro exemplo, a audiência nunca sabe muito bem com o que contar. Nós seguimos aquela blogger principalmente pelo conteúdo de viagens, mas ela está constantemente a partilhar artigos que nada têm a ver com esse tópico. No segundo caso, a blogger de moda sustentável pode cobrir diversos assuntos, mas sempre com a mesma linha condutora no seu conteúdo.
E é por isto que é tão importante definires o teu nicho
Isto relaciona-se imenso com a definição do teu nicho. Não apenas o tópico do teu blog ou temas que cobres no Instagram, mas o teu nicho.
> A escolha do nicho é algo que falo em mais pormenor neste artigo sobre as fases envolvidas na criação de um blog. Dá uma vista de olhos: Como começar um Blog (de sucesso) em 5 passos
Mas quer isto dizer que tenho de escrever sempre sobre o mesmo tópico e não posso cobrir outros assuntos que me interessam no momento? Não. A ideia do calendário editorial é simplesmente ser mais estratégico com as escolhas de conteúdo que fazemos. Ajuda-nos a repensar se esta ou aquela ideia fazem de facto sentido incluir tendo em conta a nossa estratégia de conteúdo.
Nesta fase eu espero estar a ouvir um “Ok, Sara. Convenceste-me. Ter um calendário editorial parece uma boa ideia. Principalmente se nos ajuda a ter mais alcance, interação e tráfego. Como é que o faço então?”
> A boa notícia é que eu criei um artigo onde partilho, passo a passo, como podes criar o teu calendário editorial para o Instagram ou Blog. Vê esse artigo aqui: Como criar um Calendário Editorial para o teu Instagram ou Blog, passo a passo
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