Guia completo das Hashtags: o que são, como funcionam e como usar

Tudo o que precisas de saber sobre hashtags

Que hashtags usar para ter sucesso no Instagram

Porquê usar hashtags, onde as publicar e como encontrar as melhores. Está tudo aqui.

À procura de aprender o que são, para que servem e quais são as melhores práticas relativas ao uso das hashtags no Instagram? Pretendes aprender a usar hashtags para ter mais alcance, mais seguidores e sucesso no Instagram? Se a resposta é sim, estás no sítio certo.

As hashtags são extremamente valiosas para qualquer pessoa ou marca que pretenda fazer chegar o seu conteúdo a mais pessoas. O problema é que muitas pessoas não sabem como as utilizar, onde as colocar, quantas devem usar e que tipo de hashtags devem escolher (se mais genéricas ou mais específicas).

A pensar nisso, criei este derradeiro guia sobre hashtags – onde incluí uma série de informações para utilizares este recurso de forma estratégica no Instagram. Desde a dúvida se vale mesmo a pena usar hastags, a que tipo de hashtags utilizar, onde as publicar e até mesmo como encontrar as melhores hashtags. Está tudo aqui.

O que são hashtags?

Tag significa etiqueta e a principal função de uma hashtag é precisamente essa, etiquetar, ou seja, organizar e separar o conteúdo de uma determinada rede social por categorias. A hashtag é representada por este ícone # e existem diferentes tipos de hashtags – sobre eventos (ex: #websummit), sobre temas (ex: #fotografia), marcas (ex: Nike #WeRunDirty), comunidades, etc.

Se pretendermos encontrar publicações e conteúdo sobre um terminado tópico (por exemplo: viagens), podemos pesquisar por #viagens e o Instagram irá mostrar todas as publicações que têm essa hashtag. Ou seja, cada hashtag tem o seu próprio feed. E nesse feed há uma divisão entre “Principais publicações” e “Mais recentes”.

As “Principais Publicações” são, como o próprio nome indica, as publicações mais relevantes sobre aquele tópico. O objectivo quando publicamos qualquer hashtags num post é aparecer aqui pois dessa forma estamos a prolongar a vida da nossa publicação e aparecer como uma referência naquele tópico. Um post pode aparecer nos destaques para uma determinada hashtag durante dias, semanas ou até meses após a sua publicação.

Já por outro lado, as publicações “Mais recentes” são precisamente as publicações que foram publicadas em último lugar. Ou seja, se for uma hashtag com muita utilização a permanência nesta posição de destaque é muito muito breve.

Informações e regras básicas sobre hashtags

  1. Uma hashtag é sempre precedida deste símbolo: #
  2. Uma hashtags não pode ter espaços no meio
  3. Uma hashtag não pode ter pontuação
  4. Uma hashtag não pode incluir caracteres especiais, como por exemplo: %, & e $
  5. Uma hashtag pode estar associada a um emoji. Normalmente os emojis são incorporados no final da hashtag (tal como nestes exemplos: #portugal?? #brasil??)

Vale mesmo a pena usar hashtags?

Utilizar hashtags aumenta a probabilidade de mais pessoas verem o nosso conteúdo, gerando assim mais alcance e potencialmente mais engagement.

O Instagram mudou muito ao longo dos últimos anos – introduziu muitas novas funcionalidades – mas as hashtags mantiveram-se constantes. Isto é porque as hashtags são uma forma de catalogar o conteúdo e ajudar as pessoas a encontrar publicações sobre os temas que mais lhe interessam. Nesse sentido, utilizar hashtags relevantes pode ser uma das melhores formas de sermos descobertos por novas audiências no Instagram. O que pode significar mais alcance, mais seguidores e mais engagement para os nossos negócios e projectos.

É também verdade que os resultados obtidos através da utilização das hashtags diminuiu à medida que a sua utilização se popularizou. Hoje há de facto muitas hashtags que estão saturadas, não trazendo por isso muitos resultados. O segredo está na utilização de hashtags estratégicas e isso é algo que vamos cobrir também neste post.

Onde posso utilizar hashtags?

As hashtags podem ser utilizadas tanto em publicações no feed, como nos próprios comentários. Além disso, as hashtags podem ser usadas nas stories e, mais recentemente, depois de uma actualização do Instagram, há também a opção de utilizar hashtags na bio do perfil.

Onde devo incluir hashtags?

Deves incluir hashtags tanto nas tuas publicações, como nas stories, para fazer o teu conteúdo e mensagem chegar a mais pessoas. Nos posts há um limite de 30 hashtags. Eu recomendo utilizares essas 30 oportunidades para chegares a mais pessoas. Nas stories podes utilizar até 10 hashtags.

Usar Hashtags nos Posts

Nos posts tens duas possibilidades: colocar as tuas hashtags na descrição (ou seja, no final do conteúdo do teu post, mas ainda dentro da descrição) ou fora do post, partilhando as hashtags como comentário.

Se maximizar o teu alcance é a prioridade, optar por colocar no post pode fazer sentido, pois está provado que há mais alcance quando as hashtags são colocadas no próprio post em comparação com posts em que as hashtags foram colocadas na secção de comentários.

Se optares por incluir as hashtags na publicação, garante apenas que dás um espaço entre o teu texto e o bloco de hashtags, com uma quebra com 5 pontos (como podes ver nesta imagem).

Usar Hashtags nas Stories

Nas stories podes utilizar até 10 hashtags. Mas tal como nos posts, nós queremos minimizar ao máximo o impacto visual dessas hashtags. Dessa forma, podes tentar escondê-las, reduzindo o seu tamanho, colocando-as da cor de uma determinada área da story ou literalmente escondendo-a por trás de um elemento (como, por exemplo, um emoji).

Ao colocarmos hashtags nas stories aumentamos as nossas probabilidades de sermos incluídos na Explore Page e de aparecermos destacados nas stories de determinada hashtag.

Mas cuidado. Não utilizes hashtags na tua Bio do Instagram!

Não recomendo que utilizes hashtags na tua bio pois dessa forma estás a convidar as pessoas a sair do teu perfil (e não a permanecer o maior tempo possível – que é o nosso objectivo). A única excepção a esta regra é quando a hashtag que tens no teu perfil e na tua bio é uma hashtag pessoal – criada por ti e que remete as pessoas para o teu conteúdo.

Que tipo de hashtags devo utilizar?

Utilizar hashtags populares e muito utilizadas pode parecer a melhor estratégia para chegar a mais pessoas (pois são estas as hashtags vistas e procuradas). Mas a verdade é que a probabilidade de aparecermos destacados nas Principais Publicações é muito muito reduzida nestes casos. Eu recomendo, por isso, que evites utilizar hashtags gerais e hiper saturadas pois o teu conteúdo vai acabar por ficar enterrado entre os milhões de publicações destas hashtags populares.

Por outro lado, deves evitar também hashtags muito pequenas e específicas – sem movimento – pois significa que não são muito procuradas e utilizadas pelas pessoas.

Assim a melhor prática é optar por hashtags de nicho (ou seja, hashtags específicas mas utilizadas) ou hashtags que têm um número de publicações de alguma forma equivalente à dimensão da nossa conta.

O objectivo é encontrarmos um meio termo – ou seja, hashtags que são usadas mas que ainda não estão demasiado saturadas. Isto irá permitir que apareças em destaque, nas principais publicações, prolongando assim a vida das tuas publicações e do teu conteúdo.

Como é que consigo encontrar hashtags relevantes para o meu nicho ou negócio?

Para encontrar hashtags relevantes para o teu nicho ou negócio deves ter em atenção duas questões: por um lado, o tópico – se se trata de uma marca de sapatos ou de um blog sobre tecnologia, as hashtags devem traduzir isso mesmo; por outro lado, o mercado e a língua que queres cobrir.

Um erro comum é vermos uma conta numa determinada língua mas que depois publica hashtags em inglês. Esta opção deve ser intencional, quando a pessoa quer atingir pessoas de todo o mundo. Se, por outro lado, pretendes aumentar a tua audiência em Portugal ou no Brasil, por exemplo, deves-te cingir a hashtags em português.

Uma dica para entrar hashtags úteis e interessantes para o nosso nicho é precisamente ver o que outras marcas ou influencers (do mesmo ramo ou tema) estão a utilizar. Esta técnica poderá dar-te imensas ideias.

Depois é uma questão de ires testando e ver as que resultam melhor, com base no engagement, nos comentários, likes e follows que recebes. Como é que tens acesso a essas informações? Nas estatísticas de cada post. No próximo parágrafo explico-te em pormenor.

Como é que eu sei se as hashtags que estou a utilizar estão a ter boa perfomance?

Para saberes se as hashtags que estás a utilizar estão a ter boa performance ou não, deves consultar as estatísticas das tuas publicações. Como é que o fazes? É bastante simples.

1) Vais à publicação que queres analisar e carregas onde diz “Ver Estatísticas” – no canto inferior esquerdo do post.

2) De seguida irá aparecer uma pequena barra com algumas estatísticas. Faz swipe up dessa barra.

3) Irá aparecer informação que vai cobrir toda a página. É aí que poderás ver o alcance da publicação e desse alcance quanto é que foi conseguido através das hashtags.

Se utilizares diferentes grupos de hashtags para cada publicação – o que é sempre uma boa ideia – podes comparar esta métrica de post para post. E aí perceber quais são as hashtags que funcionam melhor para ti.

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Gostaste deste artigo? Tens mais alguma dúvida que não foi respondida neste post? Deixa a tua questão ou comentário aqui mais abaixo, na secção de comentários.

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Comentários

11 respostas

  1. Comecei a usar o Instagram como ferramenta profissional a pouco tempo e seu blog foi um afago no meu coração! Muito obrigada por todas as dicas! 🙂

  2. Olá boa tarde,

    Senti falta da lista de hastgs para moda, eu vendo roupa de senhora e tenho muita dificuldade com as hastgs, porque a maioria, só me atrai seguidores brasileiros que não se tornam clientes. Preciso de uma ajudinha para atrair possíveis seguidoras/clientes portuguesas.

    Muitíssimo obrigada pela atenção dispensada
    Ana

  3. Simplesmente amei o post… guia objetivo e completo para o que eu buscava. Gratidão!! Sucesso!!

  4. Ola! Quais seriam as hashtags recomendaveis no caso de um instagram para Pets? Tenho 2 gatinhos e compartilho a rotina deles no instagram @romeuemalelo e sempre tenho duvidas de quais hashtags incluir.

    1. Olá Natalia,

      A minha recomendação seria começar por pensar que tipo de pessoas estão interessadas nesses conteúdo e que tipo de pessoas gostaria de atrair. Por exemplo, se é audiência que queremos captar é internacional hashtags em inglês fazem sentido, mas se for nacional já deve ser na nossa língua.

      Agora pensando no tipo de pessoas que estão interessadas em gatos: o que é que elas pesquisariam? que tipo de palavras ou expressões é que escreveriam na caixa de pesquisa?
      São essas que deves incluir na tua conta. Por exemplo: #dailycats para quem quer ter uma dose diária de gatos 🙂

      Espero ter ajudado!

      Obrigada pelo comentário Natalia,
      Um beijinho
      Sara

  5. Olá Sara, desde agradeço as dicas… Quais seriam as hashtags recomendáveis para os fotógrafos?
    Já estou te seguindo pelo Insta….

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Sara Vieira

Sara Vieira

Olá! Sou Mentora de Negócios e ajudo empreendedoras a comunicar com mais clareza e fechar mais clientes, através de uma abordagem ética e humana. É isso que procuras? Sabe mais sobre como te posso apoiar na página Serviços.

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Sara Vieira, Mentora de Negócios & Especialista em Marketing Ético