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Guia completo das Hashtags: o que é, como funciona e como usar

Tudo o que precisas de saber sobre hashtags

Categorias: Instagram, Marketing
Etiquetas: ,
Que hashtags usar para ter sucesso no Instagram

Porquê usar hashtags, onde as publicar e como encontrar as melhores. Está tudo aqui.

À procura de aprender o que são, para que servem e quais são as melhores práticas relativas ao uso das hashtags no Instagram? Pretendes aprender a usar hashtags para ter mais alcance, mais seguidores e sucesso no Instagram? Se a resposta é sim, estás no sítio certo.

As hashtags são extremamente valiosas para qualquer pessoa ou marca que pretenda fazer chegar o seu conteúdo a mais pessoas. O problema é que muitas pessoas não sabem como as utilizar, onde as colocar, quantas devem usar e que tipo de hashtags devem escolher (se mais genéricas ou mais específicas).

A pensar nisso, criei este derradeiro guia sobre hashtags – onde incluí uma série de informações para utilizares este recurso de forma estratégica no Instagram. Desde a dúvida se vale mesmo a pena usar hastags, a que tipo de hashtags utilizar, onde as publicar e até mesmo como encontrar as melhores hashtags. Está tudo aqui.

O que são hashtags?

Tag significa etiqueta e a principal função de uma hashtag é precisamente essa, etiquetar, ou seja, organizar e separar o conteúdo de uma determinada rede social por categorias. A hashtag é representada por este ícone # e existem diferentes tipos de hashtags – sobre eventos (ex: #websummit), sobre temas (ex: #fotografia), marcas (ex: Nike #WeRunDirty), comunidades, etc.

Se pretendermos encontrar publicações e conteúdo sobre um terminado tópico – por exemplo, viagens -, podemos pesquisar por essa hashtag (ou outras relacionadas esse tópico) e o Instagram irá mostrar todas as publicações que têm essa hashtag específica. Ou seja, cada hashtag tem o seu próprio feed. E nesse feed há uma divisão entre “Principais publicações” e “Mais recentes”.

As “Principais Publicações” são, como o próprio nome indica, as publicações mais relevantes sobre aquele tópico e só há 9 publicações principais por feed. O objectivo quando publicamos qualquer hashtags num post é aparecer aqui – neste top 9 – pois dessa forma estamos a prolongar a vida da nossa publicação e aparecer como uma referência naquele tópico. Um post pode aparecer nos destaques para uma determinada hashtag durante dias ou até semanas após a sua publicação.

Já por outro lado, as publicações “Mais recentes” são precisamente as publicações que foram publicadas em último lugar. Ou seja, se for uma hashtag com muita utilização a permanência nesta posição de destaque é muito muito breve.

Informações e regras básicas sobre hashtags

  1. Uma hashtag é sempre precedida deste símbolo: #
  2. Uma hashtags não pode ter espaços no meio
  3. Uma hashtag não pode ter pontuação
  4. Uma hashtag não pode incluir caracteres especiais, como por exemplo: %, & e $
  5. Uma hashtag pode estar associada a um emoji. Normalmente os emojis são incorporados no final da hashtag (tal como nestes exemplos: #portugal🇵🇹 #brasil🇧🇷)

Vale mesmo a pena usar hashtags?

Utilizar hashtags aumenta a probabilidade de mais pessoas verem o nosso conteúdo, gerando assim mais alcance e potencialmente mais engagement.

O Instagram mudou muito ao longo dos últimos anos – introduziu muitas novas features e novidades – mas as hashtags mantiveram-se constantes. Isto é porque as hashtags são uma forma de catalogar o conteúdo e ajudar as pessoas a encontrar publicações sobre os temas que mais lhe interessam. Nesse sentido, utilizar hashtags relevantes pode ser uma das melhores formas de sermos descobertos por novas audiências no Instagram. O que pode significar mais alcance, mais seguidores e mais engagement para os nossos negócios e projectos.

É também verdade que os resultados obtidos através da utilização das hashtags diminuiu à medida que a sua utilização se popularizou. Hoje há de facto muitas hashtags que estão saturadas, não trazendo por isso muitos resultados. O segredo está na utilização de hashtags estratégicas e isso é algo que vamos cobrir também neste post.

Onde posso utilizar hashtags?

As hashtags podem ser utilizadas tanto em publicações no feed, como nos próprios comentários. Além disso, as hashtags podem ser usadas nas stories e, mais recentemente, depois de uma actualização do Instagram, há também a opção de utilizar hashtags na bio do perfil.

Onde devo incluir hashtags?

Deves incluir hashtags tanto nas tuas publicações, como nas stories, para fazer o teu conteúdo e mensagem chegar a mais pessoas. Nos posts há um limite de 30 hashtags. Eu recomendo utilizares essas 30 oportunidades para chegares a mais pessoas. Nas stories podes utilizar até 10 hashtags.

Nas publicações

Nos posts recomendo-te que coloques as hashtags logo na descrição (ou seja, no final do conteúdo do teu post, mas ainda dentro da descrição) pois está provado que há mais alcance quando as hashtags são colocadas no próprio post em comparação com posts em que as hashtags foram colocadas na secção de comentários. Garante apenas que dás um espaço entre o teu texto e o bloco de hashtags, com uma quebra com 5 pontos (como nesta imagem).

Nas stories

Nas stories podes utilizar até 10 hashtags. Mas tal como nos posts, nós queremos minimizar ao máximo o impacto visual dessas hashtags. Dessa forma, podes tentar escondê-las, reduzindo o seu tamanho, colocando-as da cor de uma determinada área da story ou literalmente escondendo-a por trás de um elemento (como, por exemplo, um emoji).

Ao colocarmos hashtags nas stories aumentamos as nossas probabilidades de sermos incluídos na Explore Page e de aparecermos destacados nas stories de determinada hashtag.

Mas cuidado. Não utilizes hashtags na bio!

Não recomendo que utilizes hashtags na tua bio pois dessa forma estás a convidar as pessoas a sair do teu perfil (e não a permanecer o maior tempo possível – que é o nosso objectivo). A única excepção a esta regra é quando a hashtag que tens no teu perfil e na tua bio é uma hashtag pessoal – criada por ti e que remete as pessoas para o teu conteúdo.

Que tipo de hashtags devo utilizar?

Utilizar hashtags populares e muito utilizadas pode parecer a melhor estratégia para chegar a mais pessoas (pois são estas as hashtags vistas e procuradas). Mas a verdade é que a probabilidade de aparecermos destacados no top 9 (ou nas “Principais Publicações”) é muito muito reduzida nestes casos. Praticamente impossível. Eu recomendo, por isso, que evites utilizar hashtags gerais e hiper saturadas pois o teu conteúdo vai acabar por ficar enterrado entre os milhões de publicações destas hashtags populares.

Por outro lado, deves evitar também hashtags muito pequenas e específicas – sem movimento – pois significa que não são muito procuradas e utilizadas pelas pessoas.

Assim a melhor prática é optar por hashtags de nicho (ou seja, hashtags específicas mas utilizadas) ou hashtags que têm um número de publicações de alguma forma equivalente à dimensão da nossa conta.

O objectivo é encontrarmos um meio termo – ou seja, hashtags que são usadas mas que ainda não estão demasiado saturadas. Isto irá permitir que apareças em destaque, nas principais publicações, prolongando assim a vida das tuas publicações e do teu conteúdo.

Como é que consigo encontrar hashtags relevantes para o meu nicho ou negócio?

Para encontrar hashtags relevantes para o teu nicho ou negócio deves ter em atenção duas questões: por um lado, o tópico – se se trata de uma marca de sapatos ou de um blog sobre tecnologia, as hashtags devem traduzir isso mesmo; por outro lado, o mercado e a língua que queres cobrir.

Um erro comum é vermos uma conta numa determinada língua mas que depois publica hashtags em inglês. Esta opção deve ser intencional, quando a pessoa quer atingir pessoas de todo o mundo. Se, por outro lado, pretendes aumentar a tua audiência em Portugal ou no Brasil, por exemplo, deves-te cingir a hashtags em português.

Uma dica para entrar hashtags úteis e interessantes para o nosso nicho é precisamente ver o que outras marcas ou influencers (do mesmo ramo ou tema) estão a utilizar. Esta técnica poderá dar-te imensas ideias.

Depois é uma questão de ires testando e ver as que resultam melhor, com base no engagement, nos comentários, likes e follows que recebes. Como é que tens acesso a essas informações? Nas estatísticas de cada post. No próximo parágrafo explico-te em pormenor.

Como é que eu sei se as hashtags que estou a utilizar estão a ter boa perfomance?

Para saberes se as hashtags que estás a utilizar estão a ter boa performance ou não, deves consultar as estatísticas das tuas publicações. Como é que o fazes? É bastante simples.

1) Vais à publicação que queres analisar e carregas onde diz “Ver Estatísticas” – no canto inferior esquerdo do post.

2) De seguida irá aparecer uma pequena barra com algumas estatísticas. Faz swipe up dessa barra.

3) Irá aparecer informação que vai cobrir toda a página. É aí que poderás ver o alcance da publicação e desse alcance quanto é que foi conseguido através das hashtags.

Se utilizares diferentes grupos de hashtags para cada publicação – o que é sempre uma boa ideia – podes comparar esta métrica de post para post. E aí perceber quais são as hashtags que funcionam melhor para ti.

Gostaste deste artigo? Tens mais alguma dúvida que não foi respondida neste post? Deixa a tua questão ou comentário aqui mais abaixo, na secção de comentários.

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comentários
  • Avatar
    Natalia 12 Março 2019

    Ola! Quais seriam as hashtags recomendaveis no caso de um instagram para Pets? Tenho 2 gatinhos e compartilho a rotina deles no instagram @romeuemalelo e sempre tenho duvidas de quais hashtags incluir.

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    Priscila Guimarães 13 Novembro 2018

    Simplesmente amei o post… guia objetivo e completo para o que eu buscava. Gratidão!! Sucesso!!

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    Ana Silva 14 Outubro 2018

    Olá boa tarde,

    Senti falta da lista de hastgs para moda, eu vendo roupa de senhora e tenho muita dificuldade com as hastgs, porque a maioria, só me atrai seguidores brasileiros que não se tornam clientes. Preciso de uma ajudinha para atrair possíveis seguidoras/clientes portuguesas.

    Muitíssimo obrigada pela atenção dispensada
    Ana

  • Avatar
    Isabela 20 Setembro 2018

    Comecei a usar o Instagram como ferramenta profissional a pouco tempo e seu blog foi um afago no meu coração! Muito obrigada por todas as dicas! 🙂