Os teus Destaques foram criados a pensar em quem? Em ti? Ou em atrair o teu cliente ideal? Porque é importante que percebas a diferença.
Quando optimizamos o nosso perfil ao máximo para converter seguidores em novos clientes, tudo é pensado ao pormenor. E uma parte importante dessa optimização é passar o foco de nós para o nosso cliente ideal. Ou seja, passar o foco dos nossos hobbies, gostos e estilo de vida para o que verdadeiramente interessa a quem está pensar investir em ti.
Coloca-te na posição de quem quer contratar alguém. Quais são as questões mais importantes?
- Primeiro queres conhecer a pessoa e perceber como é que ela te pode ajudar.
- Depois queres perceber se gostas dela e se podes confiar nela.
- Queres perceber que tipo de resultado ou benefício é que ela te pode oferecer.
- E queres ter provas que ela tem de facto o conhecimento e expertise para te ajudar.
Como é que isso se traduz nos destaques que apresentas no teu perfil? É a mostrar as tuas viagens, os sítios onde foste jantar ou as tuas músicas ou livros preferidos? Ou é a criar destaques para cada um destes propósitos?
Destaques do Instagram optimizados para atrair clientes e vender
A minha sugestão, para cumprires todos esses requisitos e para optimizares assim o teu perfil de Instagram para vender, é que cries 5 diferentes destaques:
1. Sobre
Um destaque onde te apresentas e explicas como podes servir o teu cliente. Esta deve ser uma apresentação sobre ti mas principalmente sobre como é que podes ajudar quem está do outro lado. Foca-te no valor que tens para dar.
2. Testemunhos
Um destaque onde reúnes feedback de clientes sobre como foi trabalhar contigo. Estes testemunhos podem estar sob a forma de comentários, mensagens privadas, emails ou vídeo. O que interessa é compilares num destaque o que outras pessoas dizem sobre ti e como foi a experiência de trabalhar contigo ou adquirir um produto teu. Neste destaque devemos focar-nos mais nas emoções e sentimentos.
3. Resultados
Pode também ser relevante ter um destaque onde reúnes resultados do teu trabalho. Se trabalhas com coaching ou qualquer outro serviço orientado para resultados é importante teres um highlight onde demonstras que tipo de resultados é que eu, enquanto cliente, posso esperar. Estes resultados podem ser partilhados através de testemunhos – mensagens privadas, emails, etc – mas desta vez são mais orientados para performance (ao contrário do último destaque que é focado nas emoções).
4. Dicas
Se para o teu negócio é importante que sejas reconhecida como uma especialista ou referência no teu sector, um destaque onde juntes conhecimento pode ser exactamente o que precisas para ajudar o teu cliente e a reconhecer o teu valor, conhecimento e expertise.
Neste destaque podes reunir todas as dicas e conhecimentos que acrescentem valor ao teu cliente ideal – algo que eles pagariam para aprender.
5. Pessoal
Depois de dar-mos a conhecer como podemos servir os nossos clientes, de mostrarmos como é trabalhar connosco, que tipo de resultados podem esperar e de nos posicionarmos como especialistas, só há uma área a cobrir. O nosso lado mais pessoal. Aquilo que faz de nós quem realmente somos.
É por isso importante que tenhas um destaque onde compilas tudo o que faz de ti quem és. Aqui sim, podes e deves mostrar a tua personalidade, os teus gostos e hobbies. O objectivo é que as pessoas que estão do outro lado te conheçam um pouco melhor aumentando assim a ligação e confiança à tua marca.
Adapta os nomes (e destaques que escolhes) a ti e ao teu negócio
Obviamente que não tens de dar estes nomes aos teus destaques. Podes optar por nomear os highlights de forma diferente, mas o que interessa é que cubras estes diferentes tópicos para ajudar assim o teu cliente ideal a conhecer-te melhor, a conhecer a tua proposta de valor e confiar no valor que lhe podes acrescentar.
A minha única recomendação ao reorganizar os teus destaques é que lhes dês nomes simples, fáceis de entender e que não levem a outras interpretações de forma a garantir que a mensagem que tu queres passar realmente passe.
Exemplos de perfis com Destaques optimizados
Para te ajudar a criar ou reorganizar os teus destaques de forma a converteres seguidores em clientes, coloquei aqui dois exemplos diferentes de destaques que estão optimizados.
Como podes ver nas imagens, ambos os exemplos têm um destaque onde dão a conhecer a sua história (“My story”), um destaque pessoal (“Personal”), testemunhos de clientes (“Client Love”) e ainda um destaque onde dão a conhecer o seu conhecimento e expertise (“Mini trainings”). O primeiro perfil conta ainda um destaque para resultados (“Results”).
Dica extra: obviamente que se o teu mercado for local opta por colocar os teus destaques em português. Se o teu objectivo for atrair um audiência internacional, os títulos dos destaques devem estar em inglês.
Agora conta-me: Em quem pensaste quando criaste os teus destaques? E achas agora que os consegues optimizar para atrair mais clientes?
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