O que publicar no Instagram para atrair seguidores e clientes

O que deves considerar ao criar a tua estratégia de conteúdo

Ao longo dos últimos anos o Instagram mudou imenso. Não só mudou a nível dos recursos que tem disponíveis e como nos apresenta o conteúdo, mas mudou também ao nível do comportamento dos utilizadores. Para captar a atenção das pessoas e mantê-las interessadas no nosso conteúdo é hoje preciso uma série de competências e conhecimentos, que não eram necessários antigamente.

Assim, o que funcionava muito bem há uns tempos já não funciona hoje em dia. Por exemplo, enquanto que há uns tempos bastava publicar uma foto bonita com uma breve frase para ter imenso alcance e engagement, hoje em dia esta fórmula já não resulta de todo. E nesse sentido, nós não podemos simplesmente continuar a postar as mesmas coisas que costumavam funcionar no Instagram.

Que tipo de conteúdo funciona melhor no Instagram?

Basta pensarmos nos objectivos do Instagram. O que é que o Instagram (ou qualquer outra rede social) quer? Que os utilizadores permaneçam na plataforma o maior tempo possível. Se é isso que o Instagram quer, então será o conteúdo que mantém as pessoas mais tempo na plataforma que vai ser favorecido pelo algoritmo do Instagram.

E que tipo de conteúdo é cumpre esse objectivo? Que tipo de conteúdo é que capta a atenção das pessoas e as mantém interessadas? É conteúdo que agrega e acrescenta valor à nossa audiência. É conteúdo interessante, que faz com que as pessoas queiram consumir mais e mais. Mas o que é se qualifica como conteúdo de valor ou conteúdo interessante? É isso que vamos analisar em pormenor agora.

O que postar para agregar valor (e converter seguidores em clientes)

Neste momento, o teu principal foco e objetivo a nível de conteúdo no Instagram deve ser agregar valor ao teu público-alvo e estabelecer assim uma ligação mais próxima com os teus seguidores. E como é que o fazemos? Há 3 tipos de conteúdo que tendem a ajudar-nos a cumprir estes objectivos de captar a atenção e agregar valor e são eles:

  • Conteúdo que EDUCA o nosso público;
  • Conteúdo que INSPIRA o nosso público e;
  • Conteúdo que DIVERTE o nosso público.

Obviamente que devemos focar-nos nestas 3 vertentes, ao mesmo tempo que reforçamos a divulgação da nossa oferta, quer a nível de produtos ou serviços. Deve por isso haver espaço para mencionar as formas como posso trabalhar ou aprender contigo, ou que oportunidades há para me envolver mais na tua comunidade.

Mas antes de falarmos sobre isso e a conversão de seguidores em clientes, vamos focar-nos em cada um destes 3 tipos de conteúdo e analisá-los um a um.

O que publicar no Instagram: Conteúdo para EDUCAR a tua audiência

Há certas contas que seguimos porque nos identificamos com o conteúdo ou tema tratado, mas sobretudo porque queremos aprender. Queremos seguir e acompanhar o conteúdo destas contas para nos desenvolvermos e tornarmo-nos melhores num determinado assunto ou competência.

Então um dos nossos objectivos deve ser esse mesmo: educar o nosso público. Partilhar ferramentas, processos, dicas, conhecimentos e ensinamentos. Ou seja, tudo o que seja útil ou interessante para a nossa audiência e que lhe facilite a vida. E este tipo de conteúdo resulta tanto para um negócio baseado num serviço (como, por exemplo, coaching ou consultoria), como para um negócio de produto (como, por exemplo, uma marca de roupa ou maquilhagem).

Para o primeiro caso, nós podemos e devemos focar-nos nas principais dificuldades e frustrações da nossa audiência e dar-mos ferramentas e conhecimentos para superarem esses obstáculos. Por exemplo, se a minha audiência tem dificuldade em converter seguidores em clientes, eu vou-me focar em dar dicas de como converter as pessoas que nos seguem em clientes.

Podem ver um desses exemplos aqui, onde partilho como podemos optimizar os nossos destaques no Instagram:

Para o segundo caso, quando falamos de marcas, também é possível educarmos a nossa audiência. Basta garantirmos que a nossa estratégia de conteúdo está alinhada com os objectivos e valores da marca.

Por exemplo, vamos imaginar que eu tenho uma marca de cosmética de produtos orgânicos. Num post educacional poderia focar-me em partilhar os principais ingredientes perigosos que estão presentes na maioria dos produtos de beleza hoje em dia.

Dessa forma, eu vou estar a informar e capacitar a minha audiência (dando-lhes mais conhecimento), mas também vou ajudar o meu público a compreender melhor os benefícios dos meus produtos e valores da minha marca.

O que publicar no Instagram: Conteúdo para INSPIRAR a tua audiência

Outro dos motivos que leva as pessoas a prestar atenção e seguir determinadas contas é para se sentirem inspiradas. Como é que podes inspirar a tua audiência? Reflecte sobre os principais sonhos e ambições do teu público e cria conteúdo inspiracional à volta desses mesmos temas.

Por exemplo, eu sei que uma das maiores ambições e sonhos da minha audiência é viver da sua paixão, ter o seu próprio negócio e servir outras pessoas (ajudá-las, partilhando conhecimento e ferramentas para desbloquear uma necessidade ou obstáculo especifico).

Por saber que esta é uma ambição máxima da minha audiência, tudo o que eu possa partilhar que ajude o meu público a atingir esse objectivo vai ser à partida um conteúdo inspiracional porque lhes passa ferramentas ou uma nova perspectiva para fazer acontecer. E foi exactamente isso que fiz nesta publicação, onde falei do mito do “segredo é a alma do negócio”. Basta veres o conteúdo e os comentários para perceberes que quem leu e se identificou com essa mensagem a considerou inspiradora.

No caso de uma agência de viagens, pode ser mostrar fotos de um determinado destino que faça o teu público sonhar ou, por exemplo, se fores uma chef que providencia experiências gastronómicas, pode ser partilhar fotos incríveis do que posso esperar nessas experiências. Basicamente tudo vale, desde que, enquanto utilizadora, me faça sonhar e sentir inspirada.

O que publicar no Instagram: Conteúdo para ENTRETER a tua audiência

Para além de conteúdo educacional e inspiracional, há outra vertente que tende a funcionar muito bem no Instagram. E qual é essa vertente? O entretimento. Basta pensarmos na quantidade de contas que existem sobre memes, gatos, comédia ou paródias no Instagram.

Quando as pessoas não querem aprender algo, nem sentirem-se inspiradas, utilizam o Instagram sobretudo para descomprimir e para se distraírem – quase como um escape (tal como acontece com a televisão ou o Youtube).

E de que forma é que podes incorporar este tipo de conteúdo na estratégia de conteúdo da tua marca? Partilhando conteúdo com o qual o teu público ideal se identifique e ache piada. Pode ser uma citação ou um vídeo – o que interessa é que tenhas o teu cliente ideal em mente quando partilhas estes conteúdos de forma a garantir que estás a captar e fomentar relações mais estreitas com potenciais clientes.

Não te esqueças de divulgar os teus produtos ou serviços

Agora que sabes quais são os 3 propósitos pelos quais as pessoas utilizam o Instagram (para aprenderem, se inspirarem e se entreterem) e sabes que tipos de conteúdos tens de criar para captar a atenção das pessoas e reter os teus seguidores, é altura de pegares num papel e numa caneta a planeares a tua estratégia de conteúdo.

É importante que quando o fizeres não te esqueças de incluir também referências à tua oferta, ou seja, aos teus produtos ou serviços.

O que acontece muitas vezes com empreendedoras que estão a promover a sua marca é que acabam por ou divulgar constantemente a sua oferta (e nunca dar valor às pessoas) ou dar imenso valor e não divulgar o que têm para oferecer.

Garante por isso que tens esse equilíbrio na tua comunicação – dando valor aos teus seguidores e criando também oportunidades para converter esses seguidores em clientes.

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Sara Vieira

Sara Vieira

Olá! Sou Mentora de Negócios e ajudo empreendedoras a comunicar com mais clareza e fechar mais clientes, através de uma abordagem ética e humana. É isso que procuras? Sabe mais sobre como te posso apoiar na página Serviços.

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Sara Vieira, Mentora de Negócios & Especialista em Marketing Ético