bem-vinda ao postandpin

sara vieira consultoria instagram conteudo

bem-vinda ao postandpin

Um blog onde encontras dicas sobre Instagram e Marketing de Conteúdo. Junta-te às mais de 100.000 pessoas que todos os meses aprendem a optimizar a sua presença online.

Instagram: como fazer capas para os Destaques, passo a passo

Cria capas personalizadas de forma simples e rápida

Categorias: Instagram
Como fazer capa Instagram Stories Highlights

Criar as nossas próprias capas para Destaques no Instagram pode parecer complicado, mas na realidade é um processo bastante simples. Não precisas de Photoshop ou nenhum outro software de edição, nem precisas de ser designer. Neste artigo vou partilhar contigo, passo a passo, como podes fazer as tuas próprias capas de forma muito simples.

> Preferes capas para o Instagram já prontas e grátis? Neste artigo podes fazer download gratuito de 2 conjuntos de capas: Grátis: capas prontas para Destaques no Instagram

Primeiro passo: Escolher o tipo de capas que queres ter

O primeiro passo é procurares alguma inspiração. Ver os diferentes tipos de soluções que existem – com ícones, com texto, com fundos de cores diferentes ou com um fundo único, etc. – e escolheres os teus preferidos.

Isto irá ajudar-te a perceber o tipo de capas que mais gostas. E depois disso, criar as capas será bem mais fácil uma vez que já tens uma ideia do que pretendes.

> Queres alguma inspiração? Então não percas este artigo cheio de exemplos de diferentes capas: 20 exemplos geniais de Capas para os Destaques do Instagram

Segundo passo: Decidir que destaques queres ter (e quantas capas tens de criar)

O próximo passo é decidir que tipos de tópicos e categorias queres incluir nos teus Destaques. Há imensas possibilidades e depende muito do teu perfil e da tua conta. Podes querer destacar as tuas viagens, o que estás a ler ou ouvir. Ou se fores uma marca, podes escolher destacar a tua história, os teus produtos ou serviços e ainda o feedback de clientes.

> Se quiseres ver algumas ideias de que tipo de destaques podes incluir não percas este artigo: 10 tipos de conteúdos para usar nos Destaques do Instagram

Depois de teres decidido que tipo de capas queres ter visualmente e depois de teres decidido os tópicos que queres cobrir nos teus destaques, é altura de criar as capas!

Terceiro passo: Criar as capas

Tutorial, passo a passo, de como fazer capas para os Destaques do Instagram

1. Vai ao site canva.com. Esta plataforma é gratuita. Se já tiveres conta passa para o passo seguinte. Se não tiveres conta e nunca tiveres utilizado este site, terás de criar uma conta (com o teu login da Google, do Facebook ou através do teu email). Depois de teres criado a conta vais ter à homepage do Canva, onde encontrarás uma barra de pesquisa (logo no início do site).

2. Na barra de pesquisa, escreve “Instagram Story Highlight Cover” e faz enter.

Como criar capas de destaque do Instagram

3. Vão aparecer uma série de templates à tua escolha. Podes selecionar um dos templates ou criar o teu próprio de raiz (selecionando logo o primeiro, que diz “Blank”). Neste tutorial vou-te mostrar como podes criar as tuas próprias capas do zero (mas podes utilizar os próximos passos para personalizar outro template que tenhas escolhido).

4. Depois de carregares na folha em branco (ou no template), o primeiro passo será mudar a cor do fundo. Para isso carrega no fundo da página em branco. Ao carregares no fundo irá aparecer uma paleta de cores no canto superior esquerdo (como na imagem abaixo).

Carrega nessa paleta de cores e poderás personalizar a cor do fundo da tua capa. Podes selecionar uma das cores pré-definidas ou carregar onde diz “New color” e adicionar o color code da cor que pretendes. (Neste tutorial vou usar a cor #eddfd3 a título de exemplo)

5. Depois de uma cor de fundo definida, é altura de acrescentar os elementos à tua capa, ou seja, adicionar o ícone ou texto. No caso de quereres ter simplesmente um ícone vai a “Elements”, no menu do lado esquerdo, e pesquisa pelo tipo de ícone que pretendes.

Por exemplo, imagina que para representar o destaque dos meus serviços eu quero utilizar um computador. Pesquiso por “computer” e aparecem-me várias opções (as que têm uma coroa são opções pagas; todas as outras são gratuitas). Depois de ver as opções disponíveis, o passo seguinte é selecionar o ícone que pretendemos utilizar na capa.

> Dica extra: Ao carregar no ícone que gostas é possível que apareçam recomendações (logo abaixo, como no exemplo daqui da imagem, onde diz “Magic Recommendations”) de ícones semelhantes ou da mesma família. Podes utilizar estas recomendações para outras capas de forma a criar capas visualmente coerentes entre si.

6. Depois de carregares no ícone e de ele aparecer na tua página, redimensiona-o para o tamanho pretendido (e, se quiseres, podes personalizá-lo, mudando a cor do mesmo). À partida o ícone será posicionado no centro, mas confirma, movendo-o até aparecerem linhas a mostrar que está centrado.

> Dica Extra: Se não gostares de nenhum dos ícones que aparecem no Canva, podes utilizar o site iconfinder para encontrar ícones diferentes.

Como? Começa por pesquisar pelo ícone que precisas (por exemplo “person” para o destaque Sobre). Na página dos resultados, garante que tens a opção “Free” selecionada – canto superior – para teres acesso aos ícones gratuitos e fazer download direto.

Depois selecionas o ícone que mais te agrada e carregas no set, para ver se encontras todos os ícones que precisas. (Se este set não tiver todos os ícones que precisas, seleciona outro ícone e analisa o set novamente). Depois de escolhido o set final, carrega nos ícones que queres e faz download (no tamanho recomendado: 512px) e upload para o canva.

> Alternativamente, e se não quiseres estar a ter o trabalho de pesquisar por ícones, compilei neste artigo 20 sets de ícones grátis! Não percas: 20 conjuntos de ícones grátis para as capas do Instagram.

7. Um passo opcional é colocares um círculo ou qualquer outro elemento à volta do ícone. Para isso basta selecionares novamente “Elements”, ires até à opção “Shapes”, carregares em “See all” e escolheres o elemento que queres acrescentar à capa.

Neste exemplo acrescentei um círculo à volta do ícone para evidenciar ainda mais os meus destaques.

Alternativamente, podemos incluir um retângulo para mudar a cor de metade do fundo, verticalmente, horizontalmente ou ainda na diagonal.

Se quiseres podes ainda personalizar com formas mais orgânicas e não tão estáticas. Para isso, nos elementos pesquisa por “organic shapes” e poderás utilizar diferentes formas para cada uma das tuas capas.

8. Outra opção, para além do ícone, é acrescentar texto à tua capa. Garante apenas que o texto está centrado (tal como fizemos no caso do ícone) e que é de fácil leitura.

Para acrescentares texto, carrega na opção “Text” no menu do lado esquerdo e seleciona o tipo de letra que queres incluir, personalizando também o tamanho. Tem apenas em atenção que o texto não deve fugir muito da parte central porque a tua capa será cortada precisamente nessa área, ou seja, se o teu texto for muito grande aparecerá cortado.

9. Depois de teres uma capa finalizada, é altura de copiar este design para fazermos as restantes capas. Para isso carrega no ícone com duas folhas, no canto superior direito do teu design, onde diz “Duplicate page”. Carrega quantas vezes forem necessárias para o número de capas que precisas.

10. Depois é repetir exactamente os mesmos passos em cada uma das capas. Acrescentar um ícone ou editar o texto. Se quiseres capas com fundos ou elementos diferentes garante então que personalizas cada uma das capas.

11. No final, para fazer download, é só carregares onde diz “Download”, no canto superior direito da página, e selecionar PNG (para garantir que as tuas capas ficam com qualidade).

12. Agora é altura de transferir esses ficheiros para o teu telemóvel (podes enviar para o teu próprio email, por exemplo) pois está na altura de fazermos upload das capas para o Instagram (e só é possível fazê-lo na aplicação).

Quarto passo: Editar os destaques e fazer upload das capas

Agora que já tens as várias capas para os diferentes destaques é altura de as colocar no teu perfil de Instagram. E há duas formas de fazer isto: 1) editar o destaque e fazer upload da capa ou 2) publicar a capa como story e depois destacá-la.

> A forma mais simples é fazer upload das capas directamente nos destaques. Para isso segue este tutorial passo a passo: Como destacar capas sem as publicar como stories.

Sobre a ordem dos Destaques e Stories

É possível alterar ordem das Stories dentro de um destaque?

Não. As stories destacadas aparecem por ordem cronológica. Ou seja se optaste por publicar uma capa para a depois destacar e queres que essa seja a primeira story a aparecer, tens de partilhar essa capa e só depois começar a partilhar stories dentro desse tópico.

Dá para editar a ordem dos Destaques?

Não e sim. Eu explico. A ordem dos Destaques é definida automaticamente, do destaque mais recente para o mais antigo. Ou seja, não há forma automática de selecionares um determinado destaque e colocá-lo na primeira posição.

Mas há um truque para alterar a ordem os destaques. Se o Instagram seleciona automaticamente o destaque editado mais recentemente para ser o primeiro, o truque é editar o destaque que queres que apareça na primeira posição. Para isso basta retirares uma das stories do destaque, guardar e voltá-la a colocar e guardar. Dessa forma vais estar a actualizar esse destaque e ele vai para a primeira posição.

> Se gostavas de ver um tutorial onde explico, passo a passo, como podes alterar a ordem dos teus destaques, não percas: Como alterar a ordem dos Destaques no Instagram

O que achaste deste tutorial? Foi útil? Alguma dúvida ou questão deixa na secção de comentários e tentarei ajudar no que conseguir.

Faz pin desta imagem para guardares este artigo no teu Pinterest:

Continuar a ler:

comentários
  • Avatar
    Ana Paula Casagrande 7 Junho 2018

    Oieee! Boa noite
    Gostaria de saber se eu só posso colocar um story como destaque após 24hrs, no caso, quando ele some da minha história e fica apenas nos meus arquivos salvos. Bjssss

  • Avatar
    Kaillane 2 Junho 2018

    Eu não consigo encontrar icones legais no canva.

  • Avatar
    Melissa Pereira 25 Maio 2018

    Olá 😊 por exemplo, se eu quiser criar capas a partir de destaques que eu já tenha no meu perfil é possível? Ou terei que apagar todos os destaques, carregar as capas e só depois voltar a publicar os destaques? 😕
    Obrigada desde já 😘

  • Avatar
    sandra 14 Maio 2018

    não consigo criar novos destaques. faço passo a passo e a história fica anexada ao destaque anterior. não consigo colocar uma história em cada destaques

    • Avatar
      Laís 19 Maio 2018

      Você conseguiu arrumar isso? O meu acontece a mesma coisa! Não consigo resolver.

  • Avatar
    Vanessa Santos 4 Maio 2018

    Passando para agradecer. Esse post me ajudou muito!!

1 2 3 5