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Como ter constantemente ideias para postar no Blog e Instagram

Dicas e ferramentas para que nunca te faltem ideias para o teus artigos ou posts

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Como ter constantemente novas ideias para o blog

Quem tem um blog ou presença em qualquer rede social sabe: às vezes é difícil termos ideias novas em relação ao que escrever. Foi precisamente a pensar nisso e nessa dificuldade que juntei uma série de dicas para te ajudar nesses momentos de dúvida, quando não sabes o que escrever a seguir.

Estas dicas sobre novas ideias para criação de conteúdo aplicam-se a posts num Blog, vídeos para o Youtube, posts para o Instagram ou qualquer outra plataforma que necessite de uma constante e permanente atualização. São 8 dicas super simples. Tens outras? Partilha connosco nos comentários.

1. Apontar ideias logo quando as tens

A primeira ideia é simples e óbvia, mas não deixa de ser importante referir: é crucial ter um sítio onde guardas todas as ideias que te passam pela cabeça. Pode ser um bloco de notas no telemóvel ou mesmo um caderno físico. Às vezes a inspiração surge nos momentos mais aleatórios e nem sempre temos a capacidade de as memorizar. Por isso é importante que tenhas um sítio destinado a guardar todas as ideias que vais tendo. No meu caso eu guardo nas notas do telemóvel e num Google Doc criado só para esse feito.

2. Guardar posts no Instagram (sobre tópicos ou opiniões que queres desenvolver)

Para além de guardar ideias nas notas no telemóvel, eu guardo constantemente ideias (de tipos de fotografias, tópicos ou formas de abordar temas) no Instagram.

Quando vires um post que te inspira faz “Guardar”. Depois podes aceder a todos os posts guardados directamente no teu perfil. Esta feature do Instagram é extremamente útil para guardares no momento e voltares mais tarde a rever o que te chamou à atenção naquele post.

Não te esqueças de que a magia de te inspirares nos outros é tentares sempre fazer com o teu próprio ângulo e acrescentares o teu valor. Fazer copy paste do trabalho das outras pessoas não é de todo a melhor estratégia.

Como ter constantemente novas ideias para o blog - Guardar posts no Instagram e pins no Pinterest

3. Guardar pins no Pinterest (sobre tópicos que queres escrever)

Tal como temos a oportunidade de guardar posts que nos inspiram no Instagram, no Pinterest podemos guardar os pins que achamos mais interessantes e sobre os quais temos as nossas opiniões e inputs a partilhar.

O Pinterest é uma óptima fonte de inspiração para qualquer pessoa que faz produção de conteúdo: basta pesquisares por termos-chave importantes da tua área de actividade ou nicho de mercado e encontrarás imensas ideias para novos artigos ou vídeos.

O ideal é criares um álbum secreto – que só tu tens acesso e podes ver – e guardares lá todos os pins de de tópicos e temas que achaste interessantes para desenvolver.

4. Fazer perguntas directamente à tua audiência

Uma das formas mais simples de termos constantemente ideias para produção de conteúdo é perguntarmos directamente à nossa audiência quais são as dificuldades, desafios e problemas que estão a enfrentar. Dessa forma podes criar conteúdo que fale e aborde especificamente essas temáticas.

De uma forma mais abrangente podes também questionar a tua audiência sobre que tipo de conteúdos mais gostam de consumir, em que formatos, etc.

5. Pesquisar dentro de fóruns ou grupos de Facebook

Outra forma incrível de teres ideias de conteúdo é pesquisares dentro de fóruns de perguntas (como, por exemplo, o Quora) ou em grupos específicos de Facebook (onde encontras os teus clientes de sonho) por palavras-chaves do teu negócio ou área de actividade.

Por exemplo, no meu caso, se eu preciso de saber quais são as maiores dificuldades que empreendedoras digitais têm no seu negócio em relação ao Instagram, eu poderia pesquisar no Quora e Grupos de Empreendedoras por “Instagram” (e ver assim uma lista de perguntas mais frequentes sobre esta plataforma). Ao listar todas as dificuldades e comentários, eu teria assim uma série de ideias a desenvolver para as minhas redes sociais e para o meu blog.

6. Conversas com clientes

Tal como no ponto 4 – sobre fazer perguntas directamente à nossa audiência-, esta sugestão para teres novas ideias de conteúdo depende de envolvermos a nossa audiência – mais precisamente as nossas clientes ou seguidoras mais activas.

A ideia aqui é perguntares directamente à fonte, directamente à tua cliente ideal, quais são os tópicos que ela precisa de ajuda neste momento, quais são as maiores dificuldades e obstáculos e trabalhar esses aspectos em conteúdo de forma a ajudar a tua cliente ideal.

7. Posts com melhor performance

Outra forma de gerar ideias constantemente é analisares com regularidade os artigos com melhor performance no teu blog ou site. Ou seja, se tens um determinado artigo que está a trazer muito tráfego orgânico ou que tem métricas muito positivas em termos de experiência de utilizador (como, tempo na página), isso significa que esse conteúdo é muito interessante para o teu público. Pensa de que forma é que podes abordar esse mesmo tópico de outro ângulo ou de forma mais pormenorizada.

Não percas também: 5 dados do Google Analytics que qualquer criador de conteúdo tem de dominar

8. Gerar ideias com ferramentas online

Outra técnica para desbloquear a nossa criatividade é utilizar ferramentas online próprias para o efeito. Há uma série de ferramentas e sites que se focam nisto mesmo: ajudarmos a ter novas ideias de conteúdo. Vou partilhar contigo algumas delas:

  • A ferramenta Blog Post Idea Generator é muito simples. Basta carregar no botão “generate blog post idea” e aparece uma sugestão de um tópico ou tema a desenvolver.
  • O Portent’s Content Idea Generator é exactamente o mesmo conceito mas, neste caso, escreve-se antes um tópico. Aqui está o exemplo do que apareceu quando escrevi “instagram”: “10 amazing Instagram pictures”

  • O Link Bait Generator é uma ferramenta semelhante à anterior mas neste caso sugere ideias para posts mais controversos, divertidos ou chocantes. Podes filtar por ideias “clickbait”, “evergreen”, “seasonal” ou “topical”.
  • Outra ferramenta super útil (e uma das minhas preferidas) é o Buzzsumo. Este site mostra-nos o conteúdo que é mais partilhado e tem melhor performance (num determinado website ou relação a um tópico) . Basta escreveres um tópico ou colocares o link de um site e a ferramenta irá partilhar os artigos com mais performance dentro desse tema ou site.

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