10 formas simples de aumentar o engajamento no Instagram

15 formas de aumentar o teu engagement no Instagram

Tens sentido uma diminuição no teu engajamento? Cada vez menos alcance, menos gostos e comentários? Gostarias de mudar essa situação mas não sabes como aumentar o teu engagement? Neste artigo vou partilhar contigo 10 dicas para aumentares a tua taxa de interacção ou engajamento no Instagram.

Mas, antes de passarmos às dicas, o que significa realmente ter engagement, particularmente para nós, empreendedoras digitais? Porque é que ter engajamento é importante para os nossos negócios? O envolvimento e engagement da nossa audiência pode ser uma indicação que estamos no caminho certo e que o conteúdo que estamos a criar responde, de facto, a uma necessidade do nosso público-alvo. Se o nosso objectivo é aumentar o alcance da nossa marca e da nossa mensagem – e encontrar a nossa comunidade enquanto o fazemos -, aumentar o engajamento na nossa conta pode ajudar-nos a conseguir atingir isso mesmo. Vamos então ver como?

Como ter mais engajamento e interacção no Instagram em 10 simples passos

Como aumentar o engajamento #1: Escreve publicações detalhadas (com um propósito)

Antigamente bastava escrever uma frase e publicar uma foto bonita para ter sucesso no Instagram. Hoje em dia a realidade é bem diferente e uma das formas de te diferenciares é criares conteúdo de forma intencional e fazeres quase que micro-blogging no Instagram.

Vamos pensar: qual é o objectivo do Instagram? Que os seus utilizadores permaneçam na plataforma o maior tempo possível. Qual dos dois cenários nos ajuda a estar em linha com esse objectivo do Instagram? Publicar um post com uma frase ou fazer uma publicação longa, detalhada e com propósito?

Precisamente porque o objectivo do Instagram é reter os utilizadores na plataforma, o algoritmo do Instagram vai favorecer contas que criam conteúdo mais longo e detalhado. Por isso mesmo, a partir de agora, e se ainda não o fazes, começa a desenvolver conteúdo de forma intencional, que fale directamente às necessidades e situação do teu público-alvo.

Ainda sobre conteúdo:

Como aumentar o engajamento #2: Otimiza a hora de publicação dos teus posts

Outra das formas de aumentares o teu engajamento é garantir que publicas em horas estratégicas, quando o teu público está online – garantindo assim que há mais pessoas a ver o teu conteúdo e a interagir com ele.

Como é que sabes qual é a melhor hora para publicar? Podes fazer várias experiências e tentar detectar os padrões da tua audiência. Podes também usar os dados que o Instagram te dá. Para acederes a esta informação carrega no menu no canto superior direito do teu perfil, seleciona Estatísticas > Público > Horário e Dias.

Por norma os fins de semana são dias de pouco engagement (mas isto varia de conta para conta) e regra geral os feriados também não costumam ter grande desempenho uma vez que as pessoas não estão tanto ao telemóvel (Ex: Dia de Natal).

Para além destas duas alternativas, podes ainda usar a app When to Post (só disponível para iOS) para saberes exactamente quando publicar.

Como aumentar o engajamento #3: Publica as tuas fotos na vertical

Regra de ouro, nas imagens e em tudo no Instagram: ocupa o maior espaço possível. O objectivo é expormo-nos e mostrarmo-nos ao mundo. E isso significa publicar fotos verticais quando fazes uma publicação.

E por que é que publicar fotos na vertical é importante? Porque posts com fotos verticais tendem a receber mais engagement do que fotos que só ocupam parte do ecrã.

Há 3 tamanhos disponíveis: vertical, quadrado e horizontal. Opta sempre pela primeira opção. O Instagram tem como opção pré-definida a segunda opção (ou seja a foto em quadrado) e para garantir que optas pela primeira tens de expandir a foto antes de a publicares. Como é que se expande uma foto? Basta carregares no ícone “Expandir” no canto inferior esquerdo, como na imagem.

Como aumentar o engajamento #4: Responde a TODOS os comentários que recebes nas publicações

Com o engajamento a diminuir e menos pessoas a interagir, cada vez que alguém investe um pouco do seu tempo para comentar um conteúdo teu é importante que retribuas essa atenção e respondas assim a todos os comentários que recebes. Obviamente que dependendo da dimensão da tua conta e do número de comentários que recebes a cada publicação pode ser difícil cumprir este objectivo. Contudo, caso recebas um número de comentário elevado podes sempre responder por fases e blocos de tempo para conseguires gerir melhor esta tarefa.

Como aumentar o engajamento #5: Interage com as pessoas que gostam e comentam os teus posts

No seguimento da dica anterior, é importante interagirmos e apoiarmos as pessoas que nos apoiam a nós. A minha recomendação? Dedica apenas 5 a 10 minutos por dia a ir à tua publicação mais recente e interagir com as contas que gostaram e comentaram esse post.

Esta é uma óptima forma de retribuir a atenção destas pessoas, estreitar os laços com a tua comunidade e mostrar a algoritmo que tu e estas contas têm uma interacção mais próxima – fazendo com o teu conteúdo apareça em mais destaque no perfil destas pessoas.

Como aumentar o engajamento #6: Inclui Hashtags e o sticker da Localização nas tuas Stories do Instagram

Incluir hashtags e a tua localização pode ajudar-te a expôr a tua conta a novas pessoas, por isso mesmo tenta incluir tanto uma como outra opção mais frequentemente na tua estratégia. Nas stories podes utilizar até 10 hashtags. A minha recomendação é que diminuas esse bloco de hashtags para não ficar muito proeminente na story e podes sempre colocar a letra da cor do fundo, camuflando assim as hashtags.

Como aumentar o engajamento #7: Interage com novas contas através de hashtags

Escolhe algumas hashtags – entre 3 a 5 basta – que adoras seguir (e que podes ter utilizado nas tuas publicações mais recentes) e investe algum tempo a comentar as publicações mais recentes dentro dessas hashtags.

Não é preciso comentares todas as publicações mas apenas aquelas que mais te chamam a atenção e que acreditas que terás mais ligação e afinidade. Se fizeres este exercício diariamente, durante 10 a 15 minutos, estarás a potenciar o teu engajamento, criando novas relações e estreitando as existentes.

Ainda sobre hashtags:

Como aumentar o engajamento #8: Identifica contas semelhantes à tua e interage com a sua comunidade

Uma óptima forma de expandires a tua comunidade e aumentares o teu engajamento é ires activamente à procura de novas contas para seguir. Onde é que podes encontrar seguidores alinhados com o tipo de conteúdo e trabalho que estás a desenvolver? Em contas semelhantes à tua. E onde é que encontras seguidores que são activos e participativos? Na secção de comentários destes perfis.

Interage com estas contas – começa a seguir, se fizer sentido, comenta as suas publicações e envia mensagens directas, deixando um contributo genuíno.

Como aumentar o engajamento #9: Não tenhas medo de enviar mensagens directas

Uma das melhores formas de construir relações genuínas com a tua audiência é nas mensagens privadas. Pode ser um pouco intimidante ser a pessoa que toma a iniciativa de enviar mensagens às outras pessoas, mas é sem dúvida das melhores formas para conheceres a tua audiência e estreitares os lados com as pessoas que te seguem. E como é que isso te beneficia em termos de engajamento? Quando envias uma mensagem privada a alguém, e têm uma conversa, dás a indicação ao Instagram que tu e aquela conta têm uma relação mais próxima (e isso irá fazer com que o teu conteúdo apareça com mais destaque no feed dessa pessoa).

A minha sugestão? Utiliza as stories como o ponto de partida para essas interações. Se gostares de algo numa story, comenta isso com a outra pessoa. Tens uma pergunta? Envia uma mensagem com essa questão. Não vale a pena pensar demasiado!

Como aumentar o engajamento #10: Dá à tua audiência um motivo para comentar e interagir contigo

No final de cada publicação inclui sempre um call to action (ou, em português, uma chamada à ação). Uma pergunta funciona sempre bem pois é um convite para a tua audiência se juntar à conversa.

Não sabes que call to action deves incluir? Tenho uma dica para ti: quando terminares de escrever a tua publicação pensa: “O que é que eu gostaria que acontecesse agora?” Gostarias de saber a opinião das pessoas sobre o que acabaste de dizer? Gostarias que as pessoas guardassem o teu post? Ou que partilhassem com um amigo? Então é exactamente esse o call to action que deves incluir.

Ao terminares os teus posts do Instagram com call to actions vais estar inevitavelmente a contribuir para o aumento do teu engajamento, por isso, nunca te esqueças de incluir este elemento tão importante para a tua estratégia digital.

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Sara Vieira

Sara Vieira

Olá! Sou Mentora de Negócios e ajudo empreendedoras a comunicar com mais clareza e fechar mais clientes, através de uma abordagem ética e humana. É isso que procuras? Sabe mais sobre como te posso apoiar na página Serviços.

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Sara Vieira, Mentora de Negócios & Especialista em Marketing Ético