Como usar Hashtags no Instagram para ganhar seguidores qualificados

7 estratégias que podes considerar para ter mais alcance

As hashtags são uma das estratégias mais simples para gerarmos mais alcance e, potencialmente, mais seguidores no Instagram.

Apesar de hoje em dia os resultados não serem tão expressivos como foram noutra altura – segundo um estudo da Sproutsocial, no final de 2014, um post com pelo menos uma hashtag tinha em média mais 12,6% de engagement em comparação com um post sem nenhuma hashtag -, continua a fazer sentido usar hashtags.

E nesta publicação vou partilhar contigo alguns pontos que deves considerar para tirar máximo partido das hashtags! Lê até ao final para aprender como utilizar hashtags de forma estratégica para conseguires mais alcance e mais seguidores.

1. Utiliza 30 hashtags por publicação

O Instagram permite utilizar até um número máximo de 30 hashtags por publicação. Cada uma dessas hashtags vai aumentar a probabilidade de chegares a novas audiências e, consequentemente, aumentar o teu engagement e número de seguidores. Por isso mesmo a minha recomendação é que utilizes essas 30 oportunidades e não apenas algumas.

Não há qualquer fundamento por de trás das afirmações que dizem que o Instagram penaliza quem usa muitas hashtags. Isso não é verdade, por isso tira máximo partido delas.

2. Publica as tuas hashtags directamente na publicação

Numa publicação, podes publicar as tuas hashtags directamente na descrição do post ou no primeiro comentário. Ambas são válidas, mas, segundo vários estudos, publicar hashtags na descrição tende frequentemente a ter melhor performance, em comparação com hashtags nos comentários.

Se isso é algo importante para ti – maximizar o alcance e engagement da tua publicação – colocar diretamente no post pode fazer sentido. Alternativamente, no caso do teu texto ser muito longo ou não quiseres ter o teu bloco de hashtags no post, não há problema nenhum em utilizar o primeiro comentário para incluir as hashtags.

3. Adiciona uma quebra antes das tuas hashtags

Se optares por publicar a tua lista ou bloco de hashtags directamente na descrição do post, deves ter o cuidado de separar o conteúdo do post das hashtags, para garantires a fácil leitura do teu post. Para isso, podes utilizar 5 pontos (tal como na imagem), para separar visualmente a descrição das hashtags.

4. Seleciona hashtags de nicho (ou de dimensão adequada ao teu perfil)

Quão bem as hashtags funcionam na tua estratégia tem muito a ver com o tipo de hashtags que escolhes e a dimensão das mesmas. E por isso mesmo, o segredo está no tipo de hashtags que selecionamos. A minha recomendação é que optes por hashtags de nicho (ou seja, hashtags mais específicas) ou hashtags que têm um número de publicações interessante e de alguma forma equivalente à dimensão da tua conta.

Por exemplo, utilizar hashtags como #lifestyle #empreendedor ou #amor, com literalmente milhões de publicações, não surge grande efeito pois estas hashtags são demasiado populares e estão hiper saturadas. Ao publicares um post com estas hashtags o teu conteúdo irá ficar enterrado, não havendo tantas hipóteses de apareceres no feed das “Principais publicações” e “Mais recentes”.

O objectivo é encontrares hashtags utilizadas mas não saturadas. Isso irá permitir que o teu post apareça tanto nos posts mais recentes, mas, principalmente, nas principais publicações (ou seja, naquelas publicações destacadas quando entras numa hashtag).

Para encontrares hashtags mais específicas, e de dimensão mais pequena, percorre as sugestões do Instagram e irás ver diferentes opções ordenadas pela sua dimensão (tal como podes ver na imagem de cima). Para escolheres as tuas hashtags podes também usar o site Display Purposes – que te apresenta várias sugestões de hashtags quando pesquisas por um determinado termo.

5. Inclui até 10 hashtags nas Stories para apareceres na Explore Page

Muitas pessoas associam hashtags apenas às publicações do feed mas também podemos utilizar hashtags nas Stories. A parte mais interessante é que ao incluirmos hashtags nas Stories, as mesmas podem aparecer destacadas na Explore Page, aumentando assim a probabilidade de novas audiências chegarem até ao nosso conteúdo.

Não significa que tens de incluir hashtags nas Stories sempre, mas pode ser algo sem dúvida que testas de vez em quando para gerar mais alcance e exposição da tua página.

6. Se incluires hashtags nas Stories, opta por as esconder

Como referi no ponto anterior incluir hashtags nas Stories é uma estratégia para aumentarmos o nosso alcance. Contudo, as hashtags não devem distrair a nossa audiência (ou pior, fazer com que as pessoas saiam do nosso conteúdo). Por isso mesmo, recomendo que escondas as hashtags nas Stories. Como? Podes simplesmente reduzir o seu tamanho ou colocá-las da mesma cor que uma determinada parte da tua Story. Alternativamente podes também optar por colocá-las por trás de um emoji ou outro elemento da tua Story.

7. Segue hashtags no Instagram

Pois é. As hashtags não devem ser utilizadas apenas para fazer com que outras pessoas nos encontrem mas também são uma óptima forma de nos expormos a novos conteúdos e novos perfis. Seguir hashtags – dentro dos tópicos que mais te interessam ou que representam bem a tua audiência-alvo – vai permitir que interajas com mais pessoas dentro do perfil do teu cliente ideal. E no final do dia isso irá ajudar-te a chegar a mais pessoas e a aproximares-te delas.

Alguma dúvida? Não hesites em deixar a tua questão na secção de ccomentários!

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Comentários

6 respostas

  1. Olá Sara!
    Na dica 4 você diz para usar uma hashtag adequada à dimensão do perfil. O que seria uma dimensão adequado, você pode dar exemplos? Qual é a proporção para ter mais chances de ser rankeado no top 9? (por exemplo, tenho 10,000 followers, qual é o tamanho da hashtag que eu deveria estar utilizando (5k, 50k, 500k?) para rankear bem?)
    Obrigada!
    Rebeca

    1. Olá Rebeca

      Obrigada pela questão. Depende e varia muito de caso para caso. Mesmo numa conta com 10 mil seguidores, as hipóteses de aparecermos no ranking não têm só a ver com a dimensão da hashtag mas também com o engagement e sinais da nossa conta. Ou seja, se eu tiver 10 mil seguidores e um engagement alto a minha probabilidade de rankear num hashtag maior é alta, por isso podemos testar as hashtags de 50k.

      Mas a minha sugestão seria testar e combinar hashtags de várias dimensões: desde hashtags com 1000 posts (para garantir que estamos presentes e fomentamos a nossa presença em comunidades de nicho) até hashtags mais populares (que nos podem trazer novas audiências).

      Espero ter ajudado!
      Obrigada,
      Sara

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Sara Vieira

Sara Vieira

Olá! Sou Mentora de Negócios e ajudo empreendedoras a comunicar com mais clareza e fechar mais clientes, através de uma abordagem ética e humana. É isso que procuras? Sabe mais sobre como te posso apoiar na página Serviços.

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