3 dicas para criar conteúdo relevante para o Instagram

Conteúdo capaz de captar a atenção das pessoas e gerar resposta

Muitas pessoas acreditam que o principal factor para o sucesso no Instagram são as imagens. Que com imagens de excelente qualidade tens inevitavelmente um perfil de sucesso. E sim, as imagens são uma parte muito importante. Mas sabem o que é mais importante ainda? As descrições.

E nessa altura tu és capaz de estar a pensar: “As descrições são mais importantes do que as imagens numa plataforma tão visual quanto o Instagram?”

Sim, eu acredito que sim. Nós queremos imagens interessantes o suficiente ao ponto de pararem os utilizadores e captarem a sua atenção. Não têm de ser perfeitas. Só têm de ser interessantes o suficiente para fazer alguém parar por uns segundos. Mas eu acredito que é o que vem a seguir que agarra verdadeiramente as pessoas. A descrição. A história. E as palavras. É aí que a tua personalidade brilha. É aí que nos deixamos conhecer e é aí que a tua marca nasce e começa a crescer.

Por este ser um elemento tão importante para o desenvolvimento das nossas marcas, decidi reunir aqui 3 dicas para te ajudar a criar conteúdo mais relevante e interessante. Espero que gostes (e apliques).

3 dicas para melhorares as tuas publicações no Instagram

1. Escreve o conteúdo com antecedência (e não imediatamente antes de o partilhar)

Esta é provavelmente a dica mais importante e que vai revolucionar a forma como produzes conteúdo para o Instagram: para maximizar a tua força da tua mensagem nunca escrevas mesmo antes de partilhar a publicação.

Eu pessoalmente vou guardando ideias no bloco de notas do telemóvel. Às vezes uma palavra ou ideia num artigo, texto, vídeo ou podcast é suficiente para me inspirar a escrever algo sobre o assunto. Aponto essa ideia na hora. E depois, quando tenho tempo para dedicar à criação do post, escrevo-o em detalhe.

Quando é que deves então escrever as descrições? Quando tens tempo. Tempo para parar, reflectir e escrever. Idealmente é melhor que o faças de uma só vez para vários posts. Eu sugiro que definas um dia e uma hora da semana só dedicada à produção de conteúdo. Dessa forma estarás a otimizar o tempo que dedicas à produção de conteúdo.

Não só vais tornar este processo de criação de conteúdo mais eficiente, como vais ter tempo para digerir certas ideias e perceber se estas fazem de facto sentido ou não. Este distanciamento entre a ideia inicial e a sua escrita vão permitir assim que cries apenas o conteúdo que é efetivamente relevante.

2. Define o objectivo de cada publicação

Antes de escreveres a descrição dedica algum tempo a reflectir sobre o objectivo daquela publicação. É dar a conhecer algo sobre ti? Ensinar alguma coisa ao teu público? Ajudar a tua audiência a superar uma dificuldade? Qual é o objectivo do teu post?

Depois pensa no que queres dizer e partilhar. Pensa porque é que isto é relevante e importante. De que forma é que vai ajudar os outros.

Pensa também quem é que queres servir com esta publicação. E de que forma é que poderás partilhar e descrever o que queres dizer da forma mais interessante possível. É através de uma história pessoal? É através de uma pergunta? De um testemunho? De uma opinião pessoal?

Cria descrições que façam as pessoas imaginarem-se na situação que estás a descrever ou relacionarem-se com aquilo que estás a partilhar.

3. Reflecte: esta mensagem é relevante para o meu cliente ideal?

Quando acabares de escrever, reflecte: esta história é suficientemente boa para as pessoas se preocuparem com o que estou a partilhar? Este post é útil? Vai ajudar as pessoas de alguma forma?

A publicação e mensagem que estou a transmitir é suficientemente relevante para partilhar e trazer valor aos outros? Vou ajudar alguém ou acrescentar ao ruído?

Quando planeamos com antecedência o nosso conteúdo, quando definimos o objectivo de cada publicação e quando garantimos que o que o que estamos a partilhar é relevante e importante para a nossa audiência-alvo, temos todos os ingredientes para criar uma mensagem forte, capaz de captar a atenção das pessoas e gerar resposta.

E tu? Tens mais alguma dica relacionada com produção de conteúdo? Ou alguma dúvida que gostarias de colocar? Deixa nos comentários as tuas questões.

Se tens dificuldade com a criação de conteúdo, não sabes muito bem quem é o teu público e não tens a certeza da melhor forma de chegar até ele, dá uma vista de olhos no meu programa Transformar Conteúdo em Clientes (TCC). Criei este programa para te levar das dúvidas as certezas. Sabe mais carregando nesta imagem.

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Sara Vieira

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Olá! Sou Mentora de Negócios e ajudo empreendedoras a comunicar com mais clareza e fechar mais clientes, através de uma abordagem ética e humana. É isso que procuras? Sabe mais sobre como te posso apoiar na página Serviços.

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Sara Vieira, Mentora de Negócios & Especialista em Marketing Ético