Sobre a minha experiência

Ao escolheres trabalhar comigo, estás a investir num apoio com alguém que não só tem a sensibilidade de te ver e celebrar na tua total individualidade, mas que conta também com uma vasta experiência

Deixa-me contar-me um pouco mais sobre o meu percurso

A verdade é que antes de lançar o meu negócio trabalhei em diversas áreas – mas que partilham do mesmo objetivo: fazer chegar a mensagem de forma eficaz à audiência pretendida

Experiência Sara Vieira - Gestão de Redes Sociais

Gestão de redes sociais

Experiência Sara Vieira - Comunicação

Comunicação

Experiência Sara Vieira - Relações Públicas

Relações Públicas

Experiência Sara Vieira - Marketing de Conteúdo

marketing de conteúdo

Trabalhei internamente em marcas, mas também em contexto de agência, e aprendi, pelo caminho, que estratégias realmente funcionam

É incrível como percebemos que a Sara estuda o nosso perfil com todo o cuidado e nos devolve a nossa essência com uma enorme dedicação e profissionalismo.

— Mariana Ferreira

A Sara é fenomenal, e o apoio que dá e a forma como desconstrói a comunicação são um alento tão reconfortante que permite ultrapassar dúvidas e bloqueios de uma forma natural e tranquila. Recomendo os seus serviços a 100%.

— Dalvia Rodrigues

Como cheguei até aqui

2009

Entrei no curso de Comunicação, na Universidade do Minho, e especializei-me em Relações Públicas e Publicidade.

Comecei a ganhar experiência como redatora. Escrevia artigos e fazia a cobertura de eventos para a seção de cultura de um jornal.

2010

Estudei Informação e Comunicação, durante 6 meses, na Manchester Metropolitan University, em Inglaterra.

2011

De redatora passei a editora e fiquei responsável por planear e editar as notícias.

Formação em Comunicação e Especialização em Relações Públicas e Publicidade - Sara Vieira

2012

Comecei o Mestrado em Comunicação Estratégica, na Universidade Nova de Lisboa.

Foquei-me em Marketing & Comportamento do Consumidor e desenvolvi a minha tese à volta do impacto das Redes Sociais nos negócios.

2013

Comecei o estágio como Relações Públicas e Gestora de Redes Sociais numa marca de design.

Foi nesta altura que senti, pela primeira vez, quão impactante é o conteúdo. Um cliente viu uma notícia, que tinha escrito para a marca, e telefonou para comprar uma peça.

2014

Tornei-me Relações Públicas e Gestora de Redes Sociais, numa Agência de Comunicação.

Esta experiência permitiu-me explorar diferentes funções como o envio de press releases, gestão de redes sociais, criação de campanhas de publicidade e conteúdo para sites.

Experiência em Agência e diretamente com Marcas - Comunicação Sara Vieira

2015

Fui para a Alemanha e tornei-me Responsável de Comunicação numa multinacional, com mais de 700 colaboradores.

Durante esse primeiro ano, aumentou a cobertura mediática da marca em mais de 200%, face ao ano anterior. É também nesta altura que crio um blog sobre comunicação.

2016

Mantenho a responsabilidade de gerir a comunicação da marca para Portugal e começo a desenvolver um novo departamento: Marketing de Conteúdo.

Testo diferentes estratégias de crescimento, através da colaboração com influencers. Apoio na produção de campanhas de televisão.

2017

Foco-me integralmente em Marketing de Conteúdo.

Ganho experiência em SEO e na redação de conteúdo para conversão – tanto para tráfego orgânico, como tráfego pago.

Trabalho como Responsável de Comunicação e Especialista em Marketing de Conteúdo

2018

Crio um perfil de Instagram para o meu blog. Desenvolvo cada vez mais o tópico ‘Instagram’ e ‘Conteúdo’ e é nesta altura que várias pessoas começam a perguntar-me se ofereço consultoria ou mentoria.

Apercebo-me quão poderoso é o Instagram para chegar a potenciais clientes. Fico fascinada por este mundo e começo a investir na minha formação nesta área.

2019

Em janeiro, fecho a minha primeira cliente.

A meio do ano, deixo o meu emprego na multinacional. Volto para Portugal e foco-me a 100% no meu projeto.

2020

Durante este ano trabalho diretamente com dezenas e dezenas de clientes.

Com esta experiência, começo a aprimorar o meu programa de assinatura.

Mentoria de Negócios Digitais, Marketing e Redes sociais para Empreendedoras

2021

Lanço o primeiro programa em grupo.

É durante este ano que encontro o meu verdadeiro diferencial: Não te ajudo apenas a conseguir mais clientes, mas a fazê-lo de uma forma sustentável e alinhada com os teus valores e identidade.

2022 e 2023

Durante estes últimos 2 anos faço 6 edições do meu programa em grupo e apoio mais de 100 clientes através deste formato. Desenvolvo o meu próprio método à volta do perfil empreendedor, e como criar estratégias mais sustentáveis e alinhadas connosco.

2024

Lanço um novo programa de mentoria – A BASE – para empreendedoras que querem definir bases sólidas para o seu projeto. 

Programa em Grupo de apoio ao lançamento de negócios - Sara Vieira

O resto da história estou a escrevê-la contigo. Obrigada por estares desse lado!

Experiência

Marketing de Conteúdo

  • Experiência na criação de blogs e magazines. Do planeamento estratégico à execução;
  • Criação de raiz do calendário editorial de uma magazine com mais de 15 mil visitas por dia (+6 milhões de visitas por ano);
  • Pesquisa, estratégia, definição e execução dos conteúdos editoriais que resultaram em mais de 1 milhão e 250 mil visitas orgânicas (num ano);
  • Conhecimentos técnicos e estratégicos de como colocar conteúdo na primeira posição do Google ( +300 queries na primeira posição);
  • Experiência na colaboração com influencers, criadores de conteúdo e marcas. Teste de múltiplas técnicas de crescimento e ampliação de influência.

Redes Sociais

  • Criação e gestão de páginas do Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest e Linkedin;
  • Experiência na gestão de inúmeras redes sociais, tanto de pequena, como grande escala (+450 mil seguidores) em diversas áreas (como design, moda, tecnologia e viagens);
  • Concepção, planeamento e execução dos creatives.

Comunicação

  • Experiência na criação de Planos de Comunicação. Definição dos públicos-alvo, mensagem e meios;
  • Identificação de oportunidades de cobertura. Criação e envio de comunicados de imprensa;
  • Trabalhei a reputação de inúmeras marcas, tendo conseguido centenas de clippings em media locais, nacionais e internacionais. Clippings em jornais e canais como RTP, TVI, Marketeer, Público, Jornal de Negócios, Dinheiro Vivo e Observador.

Competências e Formação

Competências

  • Marketing de Conteúdo
  • Escrita e Edição de Conteúdo
  • Gestão de Redes Sociais
  • Relações Públicas
  • Comunicação Interna e Externa

Formação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação
    – especialização em Comunicação Estratégica.
    Universidade Nova de Lisboa, Lisboa

  • Licenciatura em Ciências da Comunicação
    – especialização em Relações Públicas e Publicidade.
    Universidade do Minho, Braga

  • Programa de Erasmus na área de Informação e Comunicação
    The Manchester Metropolitan University, Manchester

Recomendo a 100% a Sara. Pelo seu carácter humano, empático, genuíno e por toda a sabedoria que ela transmite. Uma referência na área do marketing. Melhor investimento que podia ter feito no meu negócio.

— Beatriz Rodrigues

Escolhe o teu apoio

Guia Venda Leve & Orgânica

Um recurso gratuito para empreendedoras que querem vender de forma leve e orgânica, sem manipulação ou imposição. Acede a este guia e workbook prático.

Programa A BASE

Queres usar o teu perfil de Instagram para atrair clientes? A BASE é uma formação prática para impulsionares as tuas vendas, de forma consistente, leve e orgânica, através do teu conteúdo e presença digital.

Mentoria (Re)lançamento

(Re)lançamento é uma mentoria individual, de alto nível, para empreendedoras experientes que querem agora encontrar o SEU método de venda, mais leve e eficaz.

A Sara traz consigo um coração verdadeiramente bonito e disponível para ajudar em tudo o que for preciso. Nunca me senti desamparada ou perdida no processo.

— Rita Barata

A Sara é uma pessoa disponível para ajudar e solucionar todas as nossas dúvidas, e revela-se tal como se mostra nas suas publicações – autêntica na vontade genuína de dar valor. Aconselho MESMO a qualquer pessoa que pretenda divulgar um negócio online.

— Inês Silvestre