bem-vinda ao postandpin

sara vieira consultoria instagram conteudo

bem-vinda ao postandpin

Um blog onde encontras dicas sobre Instagram e Marketing de Conteúdo. Junta-te às mais de 100.000 pessoas que todos os meses aprendem a otimizar a sua presença online.

Como organizar o Feed do Instagram: 10 ideias que podes recriar

Cria um feed organizado e harmonioso, definindo um tema

Categorias: Instagram, Redes Sociais
Etiquetas: ,
Como organizar o Feed do Instagram: 10 ideias que podes recriar

Se estás neste artigo provavelmente queres criar um feed de Instagram organizado e harmonioso. A boa notícia é que neste artigo vou explicar-te tudo o que precisas de saber para teres um feed organizado!

Vamos começar por analisar o que deves ter em consideração para ter um feed organizado e que aplicações ou sites podes utilizar para ter um feed coerente e visualmente apelativo. Vamos a isto?

Como ter um feed organizado?

Ter um feed organizado (e visualmente interessante e criativo) passa por definires um tema, um sistema ou regra para a ordem, edição e apresentação das tuas publicações.

E há vários temas e opções que podes escolher. Neste artigo vou partilhar contigo 10 exemplos, para que te possas inspirar e decidir o que faz sentido para o teu caso.

É importante que analises que opção se alinha mais com a imagem e valores da tua marca. Por exemplo, se a tua marca é edgy um tema mais escuro faz sentido ou, se por outro lado, a tua comunicação é divertida um tema colorido adequa-se perfeitamente.

10 ideias de Temas para um Feed do Instagram Organizado e Criativo

Todos estes exemplos são únicos e transmitem uma imagem e mensagem muito diferentes. Percorre esta lista e deixa-te inspirar por estes 10 perfis e 10 temas.

1. Feed do Instagram Harmonioso em Estilo Retro

@wishwishwish | Este exemplo de feed baseia-se essencialmente na edição das fotos – todas as imagens foram editadas com os mesmos filtros, tornando o perfil muito agradável visualmente. Neste caso os tons são quentes, com efeito grão, num estilo vintage ou retro.

Feed do Instagram em Estilo Retro

2. Feed de Instagram Escuro

@knottoself | Este feed é muito original porque é raro vermos feeds muito escuros. Normalmente (e uma vez que tem mais sucesso) as pessoas tendem por optar por edições de fotos mais suaves e claras, mas este perfil destaca-se exactamente por fazer o oposto.

Feed Escuro

3. Feed de Instagram Colorido

@colormecourtney | Neste tipo de feed quanto mais cor melhor! Há imensos feeds coloridos no Instagram – com diferentes combinações: uma cor diferente em cada imagem, a mesma cor durante x imagens e depois alternado, enfim… as combinações são infinitas! Bastante vibrantes e alegres, estes perfis trazem cor e sorrisos ao feed das pessoas.

Feed do Instagram Colorido

4. Feed do Instagram em Tons Pastéis

@cestmaria | Este tipo de perfil é bastante subtil. As fotos são sempre bem iluminadas e a saturação das cores é reduzida até termos cores pastéis.

Feed em Tons Pastéis

5. Feed do Instagram Minimalista, em Tons Claros

@inkandpulp | Esta opção é bastante semelhante à anterior, mas neste caso não se faz uso de quase cores nenhumas. É tudo em tons cinzentos ou beje, com funco branco e detalhes a preto.

Feed do Instagram em Tons Claros

6. Feed do Instagram com Linhas Verticais

@saravieira.pt | O feed com linhas verticais é basicamente um feed em que as imagens formam uma composição com uma linha vertical. Neste caso é apenas uma linha – a do lado esquerdo, sempre com frases em fundo branco.

Mas poderiam ser também duas linhas em simultâneo (a da esquerda e a da direita) ou mesmo as três columas com layouts e tipos de publicações próprias. Por exemplo, frase, vídeo e foto – tudo na sua própria coluna.

Feed do Instagram com Linhas Verticais

7. Feed de Instagram Organizado em Xadrez

@cerebralmist | Tal como no exemplo do feed anterior, a combinação de diferentes tipos de publicações faz um padrão. Neste caso é o xadrez, cruzando fotografias com frases.

Mas poderíamos utilizar o mesmo tema cruzando infográficos com fotos, ou Reels com imagens.

Feed do Instagram em Xadrez

8. Feed de Instagram a Preto e Branco

@555design | Outra opção é ter um feed a preto e branco. Este é um look muito específico e que faz sentido quando queremos destacar um momento ou sentimento – como é o caso destes retratos.

Feed a Preto e Branco

9. Feed do Instagram Organizado com Linhas Horizontais

@personaljournalapp | Este tipo de feed, tal como os dois anteriores das linhas verticais e do xadrez, baseiam-se na combinação de diferentes conteúdos (neste caso, imagens com frases). A ideia neste perfil é simples, a cada 3 publicações o conteúdo deve ser do mesmo género, criando assim o efeito de linhas horizontais.

Feed do Instagram com Linhas Horizontais

10. Feed do Instagram Minimalista

@minimalism | Por último, temos o perfil minimalista. Um tipo de feed muito específico também, mas que poderá fazer sentido – dependendo do estilo da pessoa ou marca.

Feed Minimalista

Deixar de usar um tema significa que vou ter um perfil desorganizado?

Não necessariamente! O mais importante é que o teu feed tenha coerência visual nos elementos que escolhes utilizar (o tipo de letra e as cores – de acordo com a tua marca ou estilo).

Se te fizer sentido quebrar as regras do teu tema, e avançar noutro sentido, faz isso mesmo! Os nossos projetos evoluem, nós mudamos e o nosso perfil de Instagram deve acompanhar essas mudanças!

Melhores apps e sites para organizar o Feed do Instagram

Existem várias aplicações que nos permitem organizar e planear o nosso feed. Plann, Preview, Unum ou Planoly são apenas algumas delas.

Pessoalmente gosto muito de utilizar o Later.com – uma aplicação gratuita que te permite ver como vai ficar o teu feed e que sincroniza automaticamente entre computador e telemóvel.

Explora as várias opções e vê qual é a solução que é mais intuitiva e fácil para ti!

Faz pin desta imagem para guardar este artigo

Continuar a ler:

comentários
  • Fernanda Franco 14 Julho 2020

    Amei seu artigo, você conseguiu me esclarecer os temas de um feed de forma simples e coesa. Meus parabéns artigo impecável.