bem-vinda ao postandpin

sara vieira consultoria instagram conteudo

bem-vinda ao postandpin

Um blog onde encontrarás dicas sobre Instagram e Marketing de Conteúdo. Junta-te aos mais de 70.000 empreendedores que todos os meses aprendem a optimizar a sua presença online aqui, no postandpin.

Instagram: 10 temas incríveis que podes facilmente recriar

Exemplos dos temas mais populares no Instagram e como criar um feed coerente. Está tudo aqui.

Categorias: Instagram
Etiquetas: ,
10 temas perfeitos para o Instagram (que podes recriar facilmente)

Certamente já vos aconteceu. Carregamos no perfil de uma pessoa. Lemos a bio, fazemos scroll, vemos algumas fotos. Numa questão de segundos ficam convencidos e carregamos no botão “Seguir”.

É exatamente isto que pretendemos reproduzir no nosso perfil. Como é que o podemos fazer?

Há vários factores que ajudam a convencer as pessoas a seguirem-nos. Uma bio cativante, um tema bem definido ou imagens interessantes e com qualidade são alguns desses factores. E neste artigo vamos precisamente focar-nos num dos aspectos mais importantes desta equação: o tema.

Definir um tema (e mantê-lo ao longo do tempo) é crucial para termos um perfil apelativo e que cative a atenção de potenciais seguidores.

Mas então o que é que significa “definir um tema” e quais são os temas mais populares (e com mais resultados) no Instagram?

Escolher um tema significa selecionar um estilo para a edição das fotos e manter essa mesma edição – criando assim um feed visualmente coerente.

Ok. É altura de escolher um tema. Qual é o primeiro passo?

O primeiro passo é procurar inspiração e escolher, entre várias opções, aquela que vocês mais se identificam e que melhor se alinha com a vossa imagem de marca e valores.

Por exemplo, se a vossa marca é edgy um tema mais escuro faz sentido ou, se por outro lado, a vossa comunicação é divertida um tema colorido adequa-se perfeitamente.

Quais os temas que são mais populares no Instagram?

Já repararam que a maioria dos feeds no Instagram são leves e claros? Isto porque as pessoas têm tendência a responder bem a este tipo de conteúdo.

  1. Por um lado, os tons suaves são calmantes e relaxantes. Há até estudos que indicam que imagens com temperaturas mais baixas (azuladas) funcionam melhor e têm mais engagement (que imagens nos tons quentes – rosa e vermelho);
  2. Por outro lado, quando as imagens são simples e minimalistas, não há demasiado barulho e as pessoas são capazes de se focar e processar a imagem mais facilmente.

Quer isto dizer que todas as pessoas devem adoptar um estilo minimalista, claro e em tons azulados? Não! Como disse anteriormente, o vosso tema deve reflectir a vossa marca, deve dizer algo sobre vocês.

Posto isto, chegou a altura de partilhar com vocês 10 temas perfeitos para o Instagram. 10 opções para se inspirarem e definirem agora o vosso tema!

10 ideias de temas incríveis para o Feed do Instagram

Todos estes exemplos são super coesos e transmitem uma imagem e mensagem muitos fortes. Percorram esta lista e deixem-se inspirar por estes 10 perfis.

1. Feed do Instagram em Estilo Retro

@wishwishwish | Este exemplo de feed baseia-se essencialmente na edição das fotos – todas as imagens foram editadas com os mesmos filtros, tornando o perfil muito agradável visualmente. Neste caso os tons são quentes, com efeito grão, num estilo vintage ou retro.

Feed do Instagram em Estilo Retro

2. Feed do Instagram Escuro

@knottoself | Este feed é muito original porque é raro vermos feeds muito escuros. Normalmente (e uma vez que tem mais sucesso) as pessoas tendem por optar por edições de fotos mais suaves e claras, mas este perfil destaca-se exactamente por fazer o oposto.

Feed Escuro

3. Feed do Instagram Colorido

@colormecourtney | Neste tipo de feed quanto mais cor melhor! Há imensos feeds coloridos no Instagram – com diferentes combinações: uma cor diferente em cada imagem, a mesma cor durante x imagens e depois alternado, enfim… as combinações são infinitas! Bastante vibrantes e alegres, estes perfis trazem cor e sorrisos ao feed das pessoas.

Feed do Instagram Colorido

4. Feed do Instagram em Tons Pastéis

@cestmaria | Este tipo de perfil é bem subtil. As fotos são sempre bem iluminadas e a saturação das cores é reduzida até termos cores pastéis.

Feed em Tons Pastéis

5. Feed do Instagram em Tons Claros

@inkandpulp | Esta opção é bastante semelhante à anterior, mas neste caso não se faz uso de quase cores nenhumas. É tudo em tons cinzentos ou beje, com funco branco e detalhes a preto.

Feed do Instagram em Tons Claros

6. Feed do Instagram com Linhas Verticais

@saravieira.pt | O feed com linhas verticais é basicamente um feed em que as imagens formam uma composição com uma linha vertical. Neste caso do postandpin é apenas uma linha – a do lado esquerdo, sempre com frases em fundo branco. Mas poderiam ser também duas linhas em simultâneo (a da esquerda e a da direita) ou mesmo as três columas com layouts e tipos de publicações próprias.

Feed do Instagram com Linhas Verticais

7. Feed do Instagram em Xadrez

@cerebralmist | Tal como no exemplo do feed anterior, a combinação de diferentes tipos de publicações (frases com imagens) faz um padrão. Neste caso é o xadrez.

Feed do Instagram em Xadrez

8. Feed do Instagram a Preto e Branco

@555design | Outra opção é ter um feed a preto e branco. Este é um look muito específico e que faz sentido quando queremos destacar um momento ou sentimento – como é o caso destes retratos.

Feed a Preto e Branco

9. Feed do Instagram com Linhas Horizontais

@personaljournalapp | Este tipo de feed, tal como os dois anteriores das linhas verticais e do xadrez, baseiam-se na combinação de diferentes conteúdos (neste caso, imagens com frases). A ideia neste perfil é simples, a cada 3 publicações o conteúdo deve ser do mesmo género, criando assim o efeito de linhas horizontais.

Feed do Instagram com Linhas Horizontais

10. Feed do Instagram Minimalista

@minimalism | Por último, temos o perfil minimalista. Um tipo de feed muito específico também, mas que poderá fazer sentido – dependendo do estilo da pessoa ou marca.

Feed Minimalista

Espero que tenham gostado destas sugestões e que possam a partir de agora adoptar um tema consistente.

Isto signfica que a partir do momento em que adoptamos um tema nunca mais podemos mudar? Claro que não. Nós crescemos e evoluimos e os nossos perfis acompanham essas mudanças. É perfeitamente normal de tema. Utiliza o estilo de perfil que faz mais sentido para ti, mesmo que isso signifique quebrar regras!

Agora quero ouvir-vos: desta lista, que tipo de feed é que gostaram mais?

E qual é o que vocês utilizam? Se tiverem um estilo bastante específico deixem na secção de comentários para todos nós nos podermos inspirar.

Se gostaram do artigo e gostariam de o guardar, façam pin:

10 temas do Instagram que podes facilmente recriar

Continuar a ler:

comentários