Um problema que muitas pessoas enfrentam, no seu projecto ou negócio, é o facto de não terem clareza, foco e estratégia. Esse problema estende-se depois a vários níveis e faz com que não haja foco na comunicação, na criação de conteúdo, na forma como se apresentam e mesmo nos serviços e produtos que oferecem.
A solução? Ter uma missão clara e bem definida.
Uma missão fornece uma direcção, um foco, um caminho para todas as decisões estratégicas do teu negócio. Desde o conteúdo que crias, à forma como o apresentas, até aos produtos e serviços que ofereces.
A missão ajuda-te não só a ti, internamente na gestão do teu projecto, mas também tem uma forte componente externa – ajudando-nos a comunicar com a nossa audiência-alvo, aproximando-nos do nosso cliente ideal.
Depois de ter uma missão definida, tudo se torna mais fácil e estratégico
Antes de termos uma missão, a tendência é atirar em todas as direcções, tentar de tudo e ver o que pega. Escrever sobre vários tópicos, testar vários produtos ou vários tipos de audiências.
Depois de ter uma missão definida, tudo se torna mais fácil, intencional e estratégico. Deixam de existir certas dúvidas – como “Que conteúdo é que devo criar?” ou “Será que estou a criar o produto certo?” – pois a missão dissipa tudo isso.
Mas afinal o que é uma missão?
A missão é uma frase curta que resume o que nos propomos a fazer, como é que o fazemos e para quem. Ao definirmos e mantermos uma missão para o nosso projecto criamos assim clareza no posicionamento e comunicação da nossa marca.
Hoje vou ajudar-te a definir a missão do teu projecto ou negócio para finalmente conseguires alguma clareza e direcção. Pronta? Vamos a isso!
PASSO 1
Escreve num papel:
1. Quem é o teu público-alvo? Quem é que queres ajudar e servir?
Dica: aspectos que deves ter em consideração na definição do teu público: género; profissão, localização, fase da vida, etc. São jovens? São homens? São mães? São estudantes, advogados ou designers? Quem são?
PASSO 2
Agora escreve:
2. Qual é o resultado que prometes, o benefício ou o problema que resolves?
Dica: Ajudas o teu público como? A dar-lhe o quê ou a fazer com que ele consiga o quê? Ter mais organização, conhecimento, clientes…?
PASSO 3
Estamos quase lá. Escreve:
3. Qual é o objectivo final ou aspiração máxima da tua audiência?
Dica: é ter liberdade financeira, ter tempo para a família, amar-se e aceitar-se como é…? Descreve o maior sonho do teu cliente.
PASSO 4
Por fim, escreve:
4. Como é ofereces esse resultado? Qual é o processo, acção, experiência, conteúdo ou oferta que providencias?
Dica: Pode ser um determinado produto ou um serviço.
Agora que respondeste a estas 4 questões já tens a tua missão. É só juntares tudo! Como?
Aqui fica a FÓRMULA
Eu ajudo:
1) [resposta 1]
a 2) [resposta 2]
3) para [resposta 3]
4) através / ao [resposta 4]
Vamos olhar para um exemplo para ser mais fácil de pôr em prática?
A Susana é Nutricionista e esta á a sua missão:
“Eu ajudo
- [mães e mulheres atarefadas]
- a [perder peso, sem restringir comida],
- para [que finalmente se sintam felizes e confiantes],
- através [do meu eBook Perda de Peso para Mães Ocupadas]”
Como usar a missão para atrair mais clientes
Esta versão da tua missão é algo que deves usar todos os dias para guiar todas as tuas decisões estratégicas – do trabalho que fazes, ao conteúdo que crias até aos produtos e serviços que desenvolves.
Mas podes também usar parte desta missão no teu perfil do Instagram, para começar a atrair novos clientes. Como?
Inclui uma versão sucinta da tua missão na bio do teu perfil de Instagram para conseguires comunicar exactamente o que fazes e para quem.
É importante incluires:
QUEM é que ajudas
e QUAL É O RESULTADO que prometes
Podes espreitar a minha bio do Instagram – em @saravieira.pt – para veres um exemplo.
O que achaste deste post? Foi útil? Deixa nos comentários as tuas reacções e questões e tentarei ajudar o máximo que conseguir!
Se precisares de apoio personalizado entra em contacto
Pode não parecer mas hoje deste um pequeno grande passo na direcção certa. Mas ao fazer este exercício é possível que tenhas ficado com ainda mais dúvidas. Será que sei qual é o meu público-alvo? Será que sei qual é o resultado que posso oferecer? Todas estas questão são absolutamente normais e fazem parte do nosso processo de definição de oferta. Se durante estas reflexões sobre o teu negócio, precisares de apoio não hesites em entrar em contacto por email através do [email protected].
Alternativamente, podes ainda espreitar o meu programa de assinatura – Transformar Conteúdo em Clientes – onde cobrimos tudo – desde identidade, à definição de cliente, à definição da oferta, posicionamento, conteúdo… basicamente tudo para conseguirmos finalmente transformar conteúdo em clientes. Dá uma vista de olhos!
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9 Responses
Muito bom post. Obrigado!
Obrigada Davi! Feliz por ajudar 🙂
Espero um dia poder fazer um trabalho tão importante quanto o seu!
Parabens, obrigado.
Sergio
Muito grata, Sergio! Feliz por ajudar 🙂
Sara,
De todos os inumeros posts que li o seu foi o que mais chamou minha atenção. Simples, claro e clean!
Grata.
Obrigada pelo comentário e palavras tão simpáticas, Cecília!
Me ajuda a criar minha Bio?
Obrigada, Sara! As suas orientações são muito claras e compreensíveis. Ajudou-me bastante. Muito obrigada pela contribuição.
Fico feliz Sueli! Obrigada pelo comentário 🙂