Como definir a Missão do teu projeto em 4 passos

Sem rodeios ou complicações

Um problema que muitas pessoas enfrentam, no seu projecto ou negócio, é o facto de não terem clareza, foco e estratégia. Esse problema estende-se depois a vários níveis e faz com que não haja foco na comunicação, na criação de conteúdo, na forma como se apresentam e mesmo nos serviços e produtos que oferecem.

A solução? Ter uma missão clara e bem definida.

Uma missão fornece uma direcção, um foco, um caminho para todas as decisões estratégicas do teu negócio. Desde o conteúdo que crias, à forma como o apresentas, até aos produtos e serviços que ofereces.

A missão ajuda-te não só a ti, internamente na gestão do teu projecto, mas também tem uma forte componente externa – ajudando-nos a comunicar com a nossa audiência-alvo, aproximando-nos do nosso cliente ideal.

Depois de ter uma missão definida, tudo se torna mais fácil e estratégico

Antes de termos uma missão, a tendência é atirar em todas as direcções, tentar de tudo e ver o que pega. Escrever sobre vários tópicos, testar vários produtos ou vários tipos de audiências.

Depois de ter uma missão definida, tudo se torna mais fácil, intencional e estratégico. Deixam de existir certas dúvidas – como “Que conteúdo é que devo criar?” ou “Será que estou a criar o produto certo?” –  pois a missão dissipa tudo isso.

Mas afinal o que é uma missão?

A missão é uma frase curta que resume o que nos propomos a fazer, como é que o fazemos e para quem. Ao definirmos e mantermos uma missão para o nosso projecto criamos assim clareza no posicionamento e comunicação da nossa marca.

Hoje vou ajudar-te a definir a missão do teu projecto ou negócio para finalmente conseguires alguma clareza e direcção. Pronta? Vamos a isso!

PASSO 1
Escreve num papel:

1. Quem é o teu público-alvo? Quem é que queres ajudar e servir?

Dica: aspectos que deves ter em consideração na definição do teu público: género; profissão, localização, fase da vida, etc. São jovens? São homens? São mães? São estudantes, advogados ou designers? Quem são?

PASSO 2
Agora escreve:

2. Qual é o resultado que prometes, o benefício ou o problema que resolves?

Dica: Ajudas o teu público como? A dar-lhe o quê ou a fazer com que ele consiga o quê? Ter mais organização, conhecimento, clientes…?

PASSO 3
Estamos quase lá. Escreve:

3. Qual é o objectivo final ou aspiração máxima da tua audiência?

Dica: é ter liberdade financeira, ter tempo para a família, amar-se e aceitar-se como é…? Descreve o maior sonho do teu cliente.

PASSO 4
Por fim, escreve:

4. Como é ofereces esse resultado? Qual é o processo, acção, experiência, conteúdo ou oferta que providencias?

Dica: Pode ser um determinado produto ou um serviço.

Agora que respondeste a estas 4 questões já tens a tua missão. É só juntares tudo! Como?

Aqui fica a FÓRMULA

Eu ajudo:
1) [resposta 1]
a 2) [resposta 2]
3) para [resposta 3]
4) através / ao [resposta 4]

Vamos olhar para um exemplo para ser mais fácil de pôr em prática?

A Susana é Nutricionista e esta á a sua missão:

“Eu ajudo

  1. [mães e mulheres atarefadas]
  2. a [perder peso, sem restringir comida],
  3. para [que finalmente se sintam felizes e confiantes],
  4. através [do meu eBook Perda de Peso para Mães Ocupadas]”

Como usar a missão para atrair mais clientes

Esta versão da tua missão é algo que deves usar todos os dias para guiar todas as tuas decisões estratégicas – do trabalho que fazes, ao conteúdo que crias até aos produtos e serviços que desenvolves.

Mas podes também usar parte desta missão no teu perfil do Instagram, para começar a atrair novos clientes. Como?

Inclui uma versão sucinta da tua missão na bio do teu perfil de Instagram para conseguires comunicar exactamente o que fazes e para quem.

É importante incluires:
QUEM é que ajudas
e QUAL É O RESULTADO que prometes

Podes espreitar a minha bio do Instagram – em @saravieira.pt – para veres um exemplo.

O que achaste deste post? Foi útil? Deixa nos comentários as tuas reacções e questões e tentarei ajudar o máximo que conseguir!

Se precisares de apoio personalizado entra em contacto

Pode não parecer mas hoje deste um pequeno grande passo na direcção certa. Mas ao fazer este exercício é possível que tenhas ficado com ainda mais dúvidas. Será que sei qual é o meu público-alvo? Será que sei qual é o resultado que posso oferecer? Todas estas questão são absolutamente normais e fazem parte do nosso processo de definição de oferta. Se durante estas reflexões sobre o teu negócio, precisares de apoio não hesites em entrar em contacto por email através do [email protected].

Alternativamente, podes ainda espreitar o meu programa de assinatura – Transformar Conteúdo em Clientes – onde cobrimos tudo – desde identidade, à definição de cliente, à definição da oferta, posicionamento, conteúdo… basicamente tudo para conseguirmos finalmente transformar conteúdo em clientes. Dá uma vista de olhos!

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Comentários

9 Responses

  1. Sara,
    De todos os inumeros posts que li o seu foi o que mais chamou minha atenção. Simples, claro e clean!
    Grata.

  2. Obrigada, Sara! As suas orientações são muito claras e compreensíveis. Ajudou-me bastante. Muito obrigada pela contribuição.

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Sara Vieira

Olá! Sou Mentora de Negócios e ajudo empreendedoras a atrair clientes e vender de forma eficaz, honesta e clara. É isso que procuras? Sabe mais sobre como te posso apoiar na página Serviços.

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