TikTok: o que é e como podes usar esta rede social enquanto empreendedora

O guia do TikTok para marcas e negócios

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TikTok: o que é e como podes usar esta rede social enquanto empreendedora

O que é o TikTok?

Basicamente o TikTok é uma aplicação e uma rede social de partilha de vídeos de curta duração. Nesta app, de propriedade chinesa, os utilizadores podem gravar, editar e partilhar vídeos de 15 segundos criados com diferentes filtros, música, animações e efeitos especiais. Tal como outras redes sociais, os utilizadores do TikTok podem seguir, gostar e comentar os vídeos de outras contas. Esta app está disponível tanto em iOS como em Android e, segundo o próprio site da app, a missão do TikTok é inspirar criatividade e trazer alegria.

Quem é que usa o TikTok? Como é a audiência do TikTok?

A maioria dos utilizadores do TikTok são jovens, com menos de 24 anos. Apesar de ser associada a uma rede social para “crianças ou adolescentes”, a verdade é que o TikTok tem vindo a captar, principalmente nos últimos meses, cada vez mais utilizadores e de demografias mais diversificadas. Imensas celebridades, marcas, influencers e criadores de conteúdo marcam já presença nesta rede social. Alguns exemplos incluem marcas como The Washington Post e Guess ou influencers como Reese Witherspoon ou Jimmy Fallon.

Qual é a vantagem de aderir ao Tiktok agora?

A vantagem de aderir ao TikTok agora, enquanto ainda está no seu início e numa fase de early adopters, é que é mais fácil conseguir mais exposição, mais alcance e mais seguidores.

À medida que mais e mais utilizadores se juntam a esta rede social, e tal como aconteceu com o Facebook e, mais recentemente, com o Instagram, vai sendo cada vez mais difícil de conseguir ter alcance orgânico.

Contudo é importante reflectires se o teu público-alvo está na plataforma ou fazer uma opção consciente de ir para esta rede social, testando a sua eficácia e avaliando os esforços na criação de conteúdo. Apesar de cada vez mais pessoas se estarem a juntar a esta rede social é importante perceberes se o teu cliente ideal está lá. Se não estiver pode não fazer sentido dar este passo na tua estratégia digital neste momento.

Que tipo de conteúdos é que devo partilhar no TikTok? Qual é que deve ser a minha estratégia editorial?

O TikTok tem um tipo de conteúdo muito particular – basta fazeres download da aplicação para perceberes o que quero dizer. Vais encontrar muitos vídeos de danças, desafios, tudo numa linguagem e estilo muito próprios.

Na minha opinião, e em termos de estratégia de conteúdo, deves tentar respeitar o estilo e linguagem próprias da plataforma, sem contudo deixar de perder a tua identidade e fazer o que faz sentido para ti. Se para a tua marca e para o teu negócio não faz sentido dançares ou fazeres este tipo de desafios, não o faças. Publica vídeos alinhados com a tua estratégia e com o teu estilo de comunicação.

Se tiveres conteúdo em vídeo – produzido para o Youtube ou IGTV, podes inclusivamente fazer um reaproveitamento desse conteúdo, encurtando o vídeo, adaptando-o ao TikTok.

Como usar o TikTok para marcas ou negócios de forma a conseguir clientes

Tal como em qualquer outra rede social a melhor forma de conseguir seguidores e conseguir converter esses seguidores em clientes – ganhando assim dinheiro e gerando negócio – é, acima de tudo, criar valor (a longo prazo e de forma consistente).

Nesse sentido, e se queres utilizar o TikTok para captar a atenção de potenciais clientes, é importante:

  1. Entender bem quem é o teu público que queres captar– Quem são, o que fazem, quais as suas maiores dificuldades, frustrações, sonhos e ambições;
  2. Descobrir tudo sobre o teu público – Que tipo de conteúdo é que o teu público gosta e está interessado em consumir;
  3. Garantir que o teu perfil está optimizado – Explica na tua bio quem és e o que fazes e não te esqueças de incluir ligação para o teu Instagram e Youtube (caso tenhas um canal) – para que as pessoas tenham oportunidade de explorar mais e passar-te a conhecer em pormenor;
  4. Criar conteúdo de qualidade – Se partilhares conteúdo interessante, valioso e de alta qualidade, o teu público ideal, mais tarde ou mais cedo, vai acabar por te encontrar e requisitar os teus serviços de forma orgânica;
  5. Interagir com outras contas – Para além de partilhar conteúdo de valor, é imperativo teres iniciativa e seguires, gostares e comentares o conteúdo de pessoas que se encaixam no perfil do teu público ideal. Desta forma estarás a criar novas e genuínas ligações, que podem levar, de facto, a novas oportunidades de negócio.

Agora conta-me: já criaste a tua conta no TikTok? Estás a considerar criar uma? Tens alguma dúvida ou questão relacionada com esta rede social? Deixa nos comentários as tuas perguntas e tentarei ajudar-te ao máximo para conseguires utilizar o TikTok para a tua marca ou negócio.

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