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Como escrever um Post (altamente eficaz) no Instagram

A Anatomia de um Post Apelativo em 3 simples passos

Categorias: Conteúdo, Instagram
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Já te aconteceu investires muito tempo a desenvolver um conteúdo e depois quando finalmente publicas… não acontece nada? Não tens a reação e resultados que esperavas? Pois é. Isso acontece porque no Instagram não basta partilharmos conteúdo pertinente. A forma como apresentamos esse conteúdo também é muito importante.

Se queres melhorar a estrutura dos teus posts e a maneira como organizas o conteúdo nas tuas publicações do Instagram, de forma a gerar mais impacto e mais resultados, este artigo é para ti. Vou partilhar contigo 3 cuidados a ter na criação e formatação dos teus posts.

Dica 1: Começa com um Título

Não cometas o erro de passar diretamente para o tópico do teu post! O nosso único objetivo na primeira linha é captar a atenção da tua audiência (não entregar valor ou conteúdo).

Desperta a minha curiosidade ou explica-me por que razão devo ler o teu post. Basicamente, a tua primeira função é vender-me o tópico. Não desvalorizes este passo. É ESSENCIAL.

Alguns exemplos de títulos que podes utilizar:

  • O segredo para [necessidade ou objetivo]
  • A minha dica preferida para [necessidade ou objetivo]
  • [número] táticas para [objetivo]
  • [número] mitos sobre [assunto]
  • Como alcançar [objetivo] sem [o que o teu cliente quer evitar]

Se quiseres ir mais a fundo nos títulos e como os escrever para gerar mais interesse, aconselho-te a espreitar este artigo: 7 fórmulas para títulos que captam a atenção.

Dica 2: Entrega Conteúdo Fácil de ‘Scannear’

Depois do título, vem então o foco do teu conteúdo. Mas atenção, a forma como estruturas esta parte é igualmente importante.

O teu conteúdo passa no teste dos 5 segundos? Ao olhar para o teu post consigo rapidamente perceber os pontos principais que apresentas?

Se esse não for o caso, é provável que o teu conteúdo possa ser otimizado.

Como é que o podes fazer? Há várias formas e estratégias de garantirmos que o conteúdo do nosso post está otimizado. Vou partilhar contigo algumas dessas estratégias:

Para facilitar a compreensão:
✔ Garante que utilizas frases curtas. Evita parágrafos com mais de 2 ou 3 linhas;
✔ Utiliza linguagem simples;
✔ E usa emojis para tornar a tua mensagem mais visual e apelativa.

Para aumentar a leitura:
✔ Dá espaçamentos entre os parágrafos (ponto extremamente importante!) – Se não souberes como, explico-te passo a passo aqui: Como dar espaço na legenda do Instagram;
✔ E utiliza diferentes opções de formatação (como maiúsculas, outros tipos de letra ou caracteres especiais, por exemplo).

Dica 3: Termina sempre com um convite (call to action)

O post chega ao fim e é nesta fase que me deves dar uma razão para interagir contigo. Termina o teu post com um convite à tua audiência, onde sugeres um próximo passo (como comentar, partilhar, comprar, carregar no link na bio, etc.).

O teu post deve ter SEMPRE uma intenção. E essa intenção tem de estar clara nesse convite final.

Como chegar ao call to action (chamada para ação) correcto?

É simples. Pensa: O que é que eu gostava que as pessoas fizessem quando terminassem de ler o meu post? É comentar, partilhar, guardar, carregar num link ou entrar em contacto por mensagem privada? Esse deve ser o teu call to action!

Mas atenção, para ser eficaz, o teu call to action deve estar em linha com o tipo de post que estás a partilhar. Por exemplo, se a informação que partilhaste é pessoal, podes pedir às pessoas para partilhar algo sobre elas. Se for um post educativo pode fazer sentido pedir para guardar o post. Quanto mais orgânico e pertinente for o call to action, melhor resultará.

AGORA CONTA-ME: Qual destas dicas foi a tua preferida? E qual é aquele ponto em que tens mais dificuldade? Diz-me nos comentários.

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