Como começar um Post de Instagram: 7 Tipos de Títulos Eficazes

Descobre como captar a atenção da tua audiência

Sentes que o teu conteúdo no Instagram não tem muitos resultados e reações, apensar de todo o empenho que colocas na criação de cada publicação? Isso pode acontecer porque as pessoas nem sequer chegam a ler o teu conteúdo. E sabes porque é que isso acontece? Porque a forma como começas o post não é cativante o suficiente e elas passam à frente.

É por isso extremamente importante sabermos captar (e reter) a atenção da nossa audiência, se queremos criar conteúdo que gera interação e conversão. E o primeiro passo para fazer isso acontecer é precisamente aprender a criar um título cativante. Nesta publicação vou partilhar contigo 7 fórmulas para te ajudar a formular o início dos teus post. Vamos a isto?

1. Começa o teu post com uma Lista: inclui um número no teu título

As listas são uma estratégia muito eficaz para captar a atenção das pessoas e despertar a curiosidade da nossa audiência.

Basta fazeres uma pesquisa no Google e é fácil constatar que a maior parte dos títulos dos resultados que aparecem na primeira página são precisamente listas. Assim, incluir um número no teu título é uma das fórmulas mais eficazes para criar um título que converte.

Alguns exemplos aqui no blog:

2. Começa o teu post explicando como fazer algo

Explicar e ensinar como algo se faz é outra das estratégias mais eficazes para captar a atenção e converter essas pessoas. No fundo, estas são dicas e conhecimento específico que podem trazer valor acrescentado a quem lê o artigo e, por isso, isso aumenta as hipóteses de as pessoas prestarem atenção ao teu conteúdo.

Alguns exemplos, na prática:

3. Começa o teu post, mostrando que vais solucionar problemas ou enfrentar medos

Este tipo de título visa focar numa determinada preocupação, problema, dificuldade ou obstáculo que o teu público-alvo tem e oferecer uma solução para essa situação.

Como se foca num determinado problema ou receio, todas as pessoas que se identificarem com aquela situação, vão sentir a necessidade de ler aquele texto, aumentando assim a tua conversão.

Alguns exemplos de títulos, a começar com o problema ou medo:

4. Começa o teu post a revelar verdades, segredos ou opiniões sobre mitos

Numa altura em que circula muita informação e não sabemos o que é verdade e o que é mentira, esclarecer a audiência sobre a veracidade de determinados factos é uma oportunidade para agarrar a sua atenção.

Alternativamente, para além de títulos a falar sobre determinada verdade, é interessante também dar dicas pouco conhecidas ou desenvolver opiniões contrastantes com mitos ou informações que circulam e que são partilhadas por muitas pessoas.

Exemplos de títulos, onde se expõe os segredos e a verdade:

5. Começa o post, a analisar o passado ou a prever o futuro

Analisar o passado ou fazer previsões sobre o futuro é outra das fórmulas possíveis num título e que tende a ter boa performance.

As audiências de nicho respondem particularmente bem às previsões das tendências que aí veem, uma vez que as pessoas procuram estar em cima do acontecimento.

Falar sobre o passado – sobre experiências, histórias e lições – também é extremamente interessante pois é valor acrescentado para as outras pessoas que querem saber como foi essa experiência e quais foram as lições retiradas.

Exemplos de títulos onde destacamos o passado e o futuro:

  • 10 Tendências do Instagram para 2021;
  • 5 lições que retirei depois de fazer lives todos os dias durante um mês.

6. Começa o post, expondo os melhores exemplos ou os maiores erros

As audiências respondem muito bem aos bons exemplos. São conteúdos inspiradores , que suscitam a curiosidade das pessoas.

Por outro lado, os maus exemplos mostram o que não se deve fazer – algo que é igualmente impactante.

Exemplos onde se destacam bons exemplos ou erros:

7. Começa o teu post, impondo urgência

Outra das técnicas que podemos utilizar é criar um sentimento de urgência. Isto faz com que as pessoas sintam que têm de ver aquela informação no momento, com medo que depois percam essa oportunidade.

Exemplos:

Resumindo, independentemente da fórmula ou tipo de título utilizado, é importante não esquecer que um título deve ser:

  • Específico e não exagerado. O título deve, de facto, representar o post e que não levar as pessoas ao engano;
  • Único. Deve ter uma linguagem otimista e vibrante;
  • Útil. Deve responder a uma necessidade da nossa audiência.

Adoraria saber: Gostaste deste artigo? Qual destas fórmulas fez mais sentido para ti? Alguma dúvida não te esqueças de partilha na secção de comentários, para que te possa apoiar.

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Sara Vieira

Sara Vieira

Olá! Sou Mentora de Negócios e ajudo empreendedoras a comunicar com mais clareza e fechar mais clientes, através de uma abordagem ética e humana. É isso que procuras? Sabe mais sobre como te posso apoiar na página Serviços.

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