Sentes que o teu conteúdo no Instagram não tem muitos resultados e reações, apensar de todo o empenho que colocas na criação de cada publicação? Isso pode acontecer porque as pessoas nem sequer chegam a ler o teu conteúdo. E sabes porque é que isso acontece? Porque a forma como começas o post não é cativante o suficiente e elas passam à frente.
É por isso extremamente importante sabermos captar (e reter) a atenção da nossa audiência, se queremos criar conteúdo que gera interação e conversão. E o primeiro passo para fazer isso acontecer é precisamente aprender a criar um título cativante. Nesta publicação vou partilhar contigo 7 fórmulas para te ajudar a formular o início dos teus post. Vamos a isto?
1. Começa o teu post com uma Lista: inclui um número no teu título
As listas são uma estratégia muito eficaz para captar a atenção das pessoas e despertar a curiosidade da nossa audiência.
Basta fazeres uma pesquisa no Google e é fácil constatar que a maior parte dos títulos dos resultados que aparecem na primeira página são precisamente listas. Assim, incluir um número no teu título é uma das fórmulas mais eficazes para criar um título que converte.
Alguns exemplos aqui no blog:
- 3 dicas para criar conteúdo relevante para o Instagram;
- 10 formas simples de aumentar o engajamento no Instagram
- 12 sites incríveis para download de imagens grátis.
2. Começa o teu post explicando como fazer algo
Explicar e ensinar como algo se faz é outra das estratégias mais eficazes para captar a atenção e converter essas pessoas. No fundo, estas são dicas e conhecimento específico que podem trazer valor acrescentado a quem lê o artigo e, por isso, isso aumenta as hipóteses de as pessoas prestarem atenção ao teu conteúdo.
Alguns exemplos, na prática:
- Como escrever uma Bio completa e eficaz para o Instagram;
- Como escrever um Post (altamente eficaz) no Instagram;
- Como saber se estás a criar conteúdo de valor no Instagram.
3. Começa o teu post, mostrando que vais solucionar problemas ou enfrentar medos
Este tipo de título visa focar numa determinada preocupação, problema, dificuldade ou obstáculo que o teu público-alvo tem e oferecer uma solução para essa situação.
Como se foca num determinado problema ou receio, todas as pessoas que se identificarem com aquela situação, vão sentir a necessidade de ler aquele texto, aumentando assim a tua conversão.
Alguns exemplos de títulos, a começar com o problema ou medo:
- Sem engagement e alcance no Instagram? 5 erros que contribuem para essa situação;
- Sentes-te desconfortável ao partilhar um testemunho? Este post é para ti;
- “Não sou seguida por potenciais clientes no Instagram”: 3 dicas para resolver este problema.
4. Começa o teu post a revelar verdades, segredos ou opiniões sobre mitos
Numa altura em que circula muita informação e não sabemos o que é verdade e o que é mentira, esclarecer a audiência sobre a veracidade de determinados factos é uma oportunidade para agarrar a sua atenção.
Alternativamente, para além de títulos a falar sobre determinada verdade, é interessante também dar dicas pouco conhecidas ou desenvolver opiniões contrastantes com mitos ou informações que circulam e que são partilhadas por muitas pessoas.
Exemplos de títulos, onde se expõe os segredos e a verdade:
- 8 segredos para escrever um post de Instagram que gera interação;
- Influencer Marketing: a verdade sobre os posts patrocinados
5. Começa o post, a analisar o passado ou a prever o futuro
Analisar o passado ou fazer previsões sobre o futuro é outra das fórmulas possíveis num título e que tende a ter boa performance.
As audiências de nicho respondem particularmente bem às previsões das tendências que aí veem, uma vez que as pessoas procuram estar em cima do acontecimento.
Falar sobre o passado – sobre experiências, histórias e lições – também é extremamente interessante pois é valor acrescentado para as outras pessoas que querem saber como foi essa experiência e quais foram as lições retiradas.
Exemplos de títulos onde destacamos o passado e o futuro:
- 10 Tendências do Instagram para 2021;
- 5 lições que retirei depois de fazer lives todos os dias durante um mês.
6. Começa o post, expondo os melhores exemplos ou os maiores erros
As audiências respondem muito bem aos bons exemplos. São conteúdos inspiradores , que suscitam a curiosidade das pessoas.
Por outro lado, os maus exemplos mostram o que não se deve fazer – algo que é igualmente impactante.
Exemplos onde se destacam bons exemplos ou erros:
- 35 exemplos de capas originais para Destaques do Instagram:
- 10 erros que podem estar a afectar o teu crescimento no Instagram;
- Sem engagement e alcance no Instagram? 5 erros que contribuem para essa situação.
7. Começa o teu post, impondo urgência
Outra das técnicas que podemos utilizar é criar um sentimento de urgência. Isto faz com que as pessoas sintam que têm de ver aquela informação no momento, com medo que depois percam essa oportunidade.
Exemplos:
- Este é o elemento que não pode faltar na tua Bio do Instagram;
- Todos os empreendedores devem fazer mais isto no seu negócio;
- 10 ferramentas essenciais para Empreendedoras Digitais e Bloggers;
- 5 blogs portugueses sobre Marketing Digital para seguires agora.
Resumindo, independentemente da fórmula ou tipo de título utilizado, é importante não esquecer que um título deve ser:
- Específico e não exagerado. O título deve, de facto, representar o post e que não levar as pessoas ao engano;
- Único. Deve ter uma linguagem otimista e vibrante;
- Útil. Deve responder a uma necessidade da nossa audiência.
Adoraria saber: Gostaste deste artigo? Qual destas fórmulas fez mais sentido para ti? Alguma dúvida não te esqueças de partilha na secção de comentários, para que te possa apoiar.
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