Como captar a atenção: 7 dicas para um título impossível de ser ignorado

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7 dicas infalíveis para um título impossível de ser ignorado

Qual é o segredo para conseguir com que as pessoas leiam o nosso conteúdo? Ter um título apelativo.

E porque é que ter um título interessante é tão importante? Estudos mostram que um bom título pode ter uma performance 259% melhor em comparação a um título que não é tão forte. Além disso, 8 em cada 10 pessoas leem o título de um artigo mas apenas 2 carregam para continuar a ler.

Estes dados mostram inequivocamente a importância de um título impactante. A questão agora é: como o conseguimos? Há alguma fórmula? Sim, várias até… Estes 7 tipos de títulos respondem a diferentes objetivos e podem ser altamente eficazes. Se queres captivar a tua audiência no teu blog, site ou Instagram, lê até ao final.

1. Listas: incluir um número no título

As listas são uma estratégia muito eficaz para captar a atenção e despertar a curiosidade da nossa audiência. Basta fazermos uma pesquisa no Google e é fácil de constatar que a maior parte dos títulos dos resultados que aparecem na primeira página são listas. Assim, incluir um número no vosso título é uma das fórmulas mais eficazes para criar um título que converte.

Alguns exemplos aqui no postandpin:

2. Explicar como fazer algo

Explicar e ensinar como algo se faz é outra das estratégias mais eficazes para captar a atenção e converter essas pessoas. No fundo, estas são dicas e conhecimento específico que podem trazer valor acrescentado a quem lê o artigo e, por isso, isso aumenta as hipóteses de as pessoas prestarem atenção ao teu conteúdo.

Exemplos:

3. Solucionar problemas e enfrentar medos

Este tipo de título visa focar numa determinada preocupação, problema, dificuldade ou obstáculo que o teu público-alvo tem e oferecer uma solução para essa situação. Como se foca num determinado problema ou receio, todas as pessoas que se identificarem com aquela situação, vão sentir a necessidade de ler aquele texto, aumentando assim a tua conversão.

Exemplos:

4. Revelar verdades, segredos ou opiniões sobre mitos

Numa altura em que circula muita informação e muitas vezes não sabemos o que é verdade e o que é mentira, esclarecer a audiência sobre a veracidade de determinados factos é uma oportunidade para agarrar a sua atenção. Alternativamente, para além de títulos a falar sobre determinada verdade, é interessante também dar dicas pouco conhecidas ou desenvolver opiniões contrastantes com mitos ou informações que circulam e que são partilhadas por muitas pessoas.

Exemplos:

5. Analisar o passado e prever o futuro

Analisar o passado ou fazer previsões sobre o futuro é outra das fórmulas possíveis num título e que tende a ter boa performance. As audiências de nicho respondem particularmente bem às previsões das tendências que aí veem, uma vez que as pessoas procuram estar em cima do acontecimento. Falar sobre o passado – sobre experiências, histórias e lições – também é extremamente interessante pois é valor acrescentado para as outras pessoas que querem saber como foi essa experiência e quais foram as lições retiradas.

Exemplo:

6. Expor os melhores e os piores exemplos

As audiências respondem muito bem aos bons exemplos. São conteúdos inspiradores , que suscitam a curiosidade das pessoas.

Por outro lado, os maus exemplos mostram o que não se deve fazer – algo que é igualmente impactante.

Exemplos:

7. Impor urgência

Outra das técnicas que muitos criadores de conteúdos utilizam é criar sentido de urgência. Isto faz com que as pessoas sintam que têm de ver aquela informação no momento, com medo que depois percam a oportunidade ou que seja tarde demais.

Exemplos:

Independentemente da fórmula ou tipo de título utilizado, é importante não esquecer:

Um título deve ser:

  • Específico e não exagerado. O título deve, de facto, representar o artigo e que não levar as pessoas ao engano.
  • Único. Deve ter uma linguagem otimista e vibrante.
  • Útil. Deve responder a uma necessidade da audiência.

E vocês, que tipo de fórmulas utilizam? Quais as mais eficazes na vossa experiência?

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