Ideias de Posts para o Instagram: 8 ideias de conteúdo para te inspirares

Consistência é uma das chaves para o sucesso nas redes sociais. Ao estarmos constantemente presentes, o nosso público sente uma ligação maior, há mais confiança e, por isso, enquanto empreendedoras, conseguimos converter mais facilmente os nossos seguidores em clientes. Contudo, todas nós sabemos o quão desafiante é ter novas ideias de conteúdo constantemente. E foi precisamente por isso que escrevi este artigo para ti.

Se não te sentes inspirada, tens dificuldade em ter boas ideias para publicar no Instagram ou estás simplesmente à procura de inspiração para novos posts, este é o artigo perfeito para ti. Aqui reuni 8 ideias diferentes de conteúdo para aqueles momentos em que não sabes o que escrever no Instagram. A melhor parte? Todas estas 8 ideias te ajudam a aproximar-te do teu cliente ideal, dando-te a conhecer ou mostrando a tua expertise.

8 ideias de tipos de conteúdo para postar no Instagram

Ideia para publicação no Instagram #1: Por que é que começaste o teu negócio?

Esta é uma das informações mais importantes que podemos passar à nossa audiência. Explicar o porquê de fazermos o que fazemos. Explicar o que nos move e porque é que escolhemos servir as pessoas que servimos.

Há uma razão específica pela qual começaste o teu negócio – pode ter sido para finalmente saíres daquele emprego que odiavas ou porque querias cuidar da tua família e ter mais liberdade. Independentemente do motivo, é importante que o partilhes com o teu público. Esta é uma parte importante da tua marca.

Isso irá permitir-te aproximar da tua audiência, dar-te a conhecer melhor e alinhares valores com as pessoas que te seguem e se revêem na tua forma de pensar e viver a vida.

Ideia para publicar no Instagram #2: Que mito ou informação é que é partilhada na tua indústria, com a qual não concordas?

Há certas informações que circulam no nosso meio e que passam a ser adoptadas por toda a gente como uma verdade absoluta. Contudo, é importante que levantes a mão e uses a tua plataforma para partilhar a tua verdade, a tua opinião e versão dos factos.

Por exemplo, no meu nicho, ouço constantemente as pessoas a dizer que querem ter mais seguidores, que querem chegar aos 10 mil seguidores, porque aí, só aí terão um verdadeiro negócio, com credibilidade. Isso é um mito. E é algo que é partilhado como sendo verdadeiro – que os gostos equivalem a sucesso ou credibilidade – mas isso não é de todo verdade. Há pessoas com 2 mil gostos com negócios de 1 milhão, assim como há pessoas com 1 milhão de seguidores que não conseguem monetizar a sua presença online.

Qual é esse mito ou informação errada que é difundida na tua área de actividade? Reflecte sobre isso e partilha a tua opinião sobre o assunto. Isso irá ajudar-te a posicionares-te como um verdadeiro especialista.

Exemplo de uma publicação que fiz no Instagram sobre o “segredo ser a alma do negócio”

Ideia de conteúdo para o Instagram #3: Que erro cometeste no passado que podes agora partilhar como lição?

Todos nós cometemos erros. Todos nós falhamos. Principalmente nos negócios e quando estamos a lançar o nosso próprio projecto. Há muito para aprender e muito que nós não sabemos, por isso é natural que ocorram erros.

Qual foi o erro que cometeste e que podes agora, em retrospectiva, retirar uma lição que possas partilhar com a tua audiência? Ao fazê-lo vais mostrar não só o teu progresso, não só o facto de seres humana (e falhares, como qualquer pessoa), mas vais estar a posicionar-te como alguém que tem experiência e algo a ensinar. Isso irá ajudar-te, mais uma vez, a posicionares-te como uma especialista, com a qual eu tenho algo a aprender pois já passaste pelo caminho que eu quero passar.

Ideia para post no Instagram #4: Tens alguma novidade? Ou alguma coisa em que estejas a trabalhar neste momento?

Há algum produto ou serviço no qual te estejas a focar neste momento? Alguma ideia que estejas a desenvolver, como o lançamento de um blog ou um podcast?

Partilha com a tua audiência esses momentos mais internos, de desenvolvimento e criação. Isso irá fazer com que as pessoas se sintam mais próxima de ti e irá, por outro lado, aumentar o envolvimento das pessoas quando efectivamente lançares essa novidade. É por isso importante ires partilhando um bocadinho das novidades, dos teus bastidores ou do que podemos esperar nos próximos tempos.

Exemplo de um post onde partilhei que tinha acabado de lançar um novo site

Ideia para postar no Instagram #5: Partilha algo que pode ser útil para a tua audiência

Pode ser um livro, um podcast, um recurso ou simplesmente uma citação. Se encontraste alguma coisa que foi útil para ti e que achas que tem o potencial de ser útil e interessante para a tua audiência por que não partilhá-lo através de um post no Instagram?

Podes ainda aproveitar esta oportunidade para gerar conversa, pedindo à tua audiência para partilhar também algo contigo.

Ideia de conteúdo para o Instagram #6: Qual é a tendência da tua indústria ou área de actividade que adoras ou odeias? Explica porquê.

Os nossos mercados estão sempre a sofrer alterações, com novas dinâmicas e tendências. Podes gostar de algumas dessa tendências e outras nem por isso. Partilha isso com a tua audiência e explica porquê. Isso irá permitir com que eu te conheça melhor, perceba melhor as tuas escolhas e, acima de tudo, perceba melhor o teu posicionamento enquanto marca ou profissional.

Ideia para post no Instagram #7: Partilha uma história de sucesso de um cliente

Uma ideia interessante a explorar é criares posts em que falas do sucesso dos teus clientes. Isso irá ajudar-te a posicionares-te como uma verdadeira especialista e alguém que consegue, de facto, trazer resultados com o seu trabalho. Acrescentas credibilidade, e, por outro lado, destacas um cliente (partilhando assim a tua plataforma e a tua influência para dar mais visibilidade aos teus clientes).

Esta é uma óptima forma de transformar seguidores em clientes, uma vez que estas a partilhar prova social e a mostrar que o teu produto ou serviço funciona mesmo.

Ideia de conteúdo para o Instagram #8: Partilha algo de valor para ajudar a tua audiência a superar uma dificuldade

Outra ideia para publicares no Instagram é focares-te na principal dificuldade da tua audiência, ou principais dificuldades, e partilhares soluções para esses mesmos desafios. Ao partilhares algo de valor, algo útil e que seja directamente aplicável, a tua audiência vai aprender contigo e passar a associar-te à solução. Vai ver-te como alguém com quem pode aprender, aumentando assim a tua autoridade e também confiança.

Por exemplo, uma das dificuldades mais comuns da minha audiência é não ter engagement. Por isso mesmo, tento dar uma série de dicas, simples e fáceis de aplicar, para superar esta dificuldade. Aqui fica um exemplo:

Pensa no teu caso. Qual é a maior dificuldade da tua audiência? E como podes ajudar estas pessoas a superar essa dificuldade?

Se queres ter acesso a mais algumas ideias, tenho um artigo onde listei 60 ideias diferentes que podes utilizar para escrever e publicar conteúdo para o Instagram ou para incluir no teu calendário editorial. Não percas aqui: Sem saber o que publicar? 60 ideias para posts no Instagram

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Comentários

2 respostas

  1. Ótimo site! Adorei as dicas!
    Obs.: O link “Conteúdo: devo escrever na primeira pessoa ou assinar enquanto marca?;” está quebrado. Está direcionando para “http://t/conteudo-posicionamento-marca/”. Tive que copiar o nome da página e colar após o endereço do site para conseguir acessar, mas não são todos que tem esse conhecimento. Abs e parabéns!

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Sara Vieira

Sara Vieira

Olá! Sou Mentora de Negócios e ajudo empreendedoras a comunicar com mais clareza e fechar mais clientes, através de uma abordagem ética e humana. É isso que procuras? Sabe mais sobre como te posso apoiar na página Serviços.

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Sara Vieira, Mentora de Negócios & Especialista em Marketing Ético