Como fazer Parcerias com Influencers em 5 passos

Se utilizas o Instagram para chegar aos teus potenciais clientes, pode fazer sentido a determinada altura do teu projeto, começar a colaborar com Influencers e Criadores de Conteúdo. Este tipo de parceria pode ser uma excelente forma de dar a conhecer a tua marca a mais pessoas (reconhecimento e brand awareness), aumentar o teu alcance e catapultar o crescimento do teu projeto.

Contudo, há certos cuidados a considerar, para garantires que este investimento é feito na altura certa e com as pessoas certas. Neste artigo vamos ver isso mesmo. Percorre até ao final para te preparares para esta nova fase da estratégia do teu negócio.

Devo trabalhar com um Criador de Conteúdo para promover a minha marca?

Como falamos, o conteúdo patrocinado – criado por influencers e criadores de conteúdo – pode ser uma excelente forma de gerar uma ligação genuína com uma larga audiência e obter resultados palpáveis para o teu projeto.

Mas atenção, nem sempre é assim. Há muitos posts patrocinados fracos e preguiçosos. Que trocam simplesmente a exposição por dinheiro. Isso é vantajoso para as marcas? E para os influencers? Nem por isso.

A partir do momento em que uma marca é vista a pagar por este tipo de posts e os próprios influencers são associados a esta prática, há uma quebra de confiança com os seguidores e todos os envolvidos ficam a perder. Então… Como corrigimos isto?

Há responsabilidade de parte a parte: as marcas têm de ser mais selectivas com quem trabalham e os influencers têm de se manter fiéis a si próprios e não aceitar trabalhar com qualquer empresa.

Como fazer parcerias (de sucesso) com Criadores de Conteúdo em 5 passos

A pensar investir na parceria com um criador de conteúdo? 5 pontos que deves considerar e ter em atenção, antes de fechares estas parcerias.

1) Começa por definir os objetivos da parceria

Pensa nos objetivos que queres atingir (para que depois os possas partilhar com o criador de conteúdo ou influencer). O objetivo nesta fase é que o máximo número de pessoas possível veja o produto (alcance)? É que as pessoas falem sobre a marca e isso gere interação e engagement? É direcionar as pessoas para um link? Ganhar seguidores? Converter em clientes? Promover o lançamento de um novo produto?

É importante começar este processo com um objetivo e propósito claros. Isso irá ajudar a garantir o sucesso desta parceria.

2) Cria uma lista de Influencers alinhados com os valores da tua marca

Agora que o objetivo ou objetivos desta parceria estão definidos, é altura de pesquisares e elaborares uma lista de criadores de conteúdo com os quais gostarias de trabalhar.

Pontos importantes a considerar na criação desta lista e seleção dos influencers a contactar:

  • Estes criadores de conteúdo devem representar os mesmos valores que a marca e ter um posicionamento semelhante (para garantir que esta colaboração faz sentido para ambas as partes) – Por exemplo, se a minha marca é sustentável, faz sentido colaborar com um criador de conteúdo que tenha os mesmos valores, pois irá ajudar a posicionar os valores da minha marca. Por outro lado, garantir que temos valores semelhantes, faz com que, enquanto marca, esteja exposta a potenciais seguidores reais (pessoas realmente interessadas no que tenho para oferecer).
  • Que tipo de parcerias e colaborações já fizeram antes? Com que resultados? Faz pesquisa online e tenta identificar que criadores de conteúdo criam conteúdo bem pensado e desenvolvido com as marcas, e quais aqueles que fazem um trabalho mais superficial.
  • Identifica também nesta lista os diferentes graus de alcance e interação que estes criadores têm. Há pessoas que têm muito alcance, mas uma baixa taxa de interação com a sua audiência, ou criadores de conteúdo com comunidades mais pequenas mas altamente participativas.

Para avaliares este último ponto, há várias aplicações que te permitem avaliar a taxa de interação de cada influencer. Isto irá ajudar-te a perceber quais podem ser parcerias mais valiosas (e com melhores resultados) para a tua marca.

Por exemplo, no site HypeAuditor, podemos ver automaticamente a taxa de interação de um criador de conteúdo.

E no site Not Just Analytics podemos ver o progresso e crescimento dessa conta – como podes ver neste exemplo que destaquei.

No final desta etapa deverás ter uma lista com vários nomes de criadores de conteúdo que estão alinhados com a marca e te podem ajudar a atingir os teus objetivos nesta fase. Sugiro-te que os coloques na tua ordem de preferência, para quando começarmos os contactos, possamos ir da nossa parceria preferida e ideal para as restantes.

3) Define expectativas

Agora que já temos uma lista dos criadores de conteúdo a contactar, é importante definires as expectativas para esta parceria. O que queres atingir e o que estás disposta a oferecer em troca.

É também neste ponto que poderás definir algumas regras específicas que sejam importantes para ti. Por exemplo, ao filmar o vídeo o criador de conteúdo deve estar a usar roupa que condiz com as cores da marca ou se mostrar imagens de perto, é importante que as unhas estejam bem tratadas (e não com verniz lascado). São exemplos específicos e pequenos, mas que podem ter um impacto grande na forma como a tua marca é percebida. Aponta tudo o que seja importante o criador de conteúdo ter em consideração.

Pensa ainda em questões mais práticas: Onde será partilhado o conteúdo? Apenas na página do criador ou queres ter direitos de autor para partilhar no teu website e Instagram também?

Apesar disto, é importante, deixarmos espaço para os criadores de conteúdo… criarem. Esta é a sua arte, portanto quando encontramos o influencer certo, com os mesmos valores e cultura da marca, é importante confiar nele, confiar nas suas capacidades para criar o melhor conteúdo possível para esta parceria. Definir expectativas e ao mesmo tempo, dar espaço de manobra para serem criativos, fará com que o processo seja interessante para ambas as partes.

4) Entra em contacto com os criadores de conteúdo e fecha a parceria

Com o propósito da parceria definido, os contactos identificados e uma ideia clara do que pretendes, tens tudo para começar a fazer contactos com os criadores de conteúdo. Poderás simplesmente enviar uma mensagem pelo Instagram ou entrar em contacto através do Email.

O que é importante nesta fase é abordar o influencer para perceber se há abertura para este tipo de parceria. Se sim, poderás partilhar todos os detalhes e expectativas posteriormente, por email ou fazendo uma breve apresentação numa videochamada.

É nesta fase que deverão chegar a um acordo e fechar a parceria.

5) Analisa os resultados

Assim que a parceria esteja fechada, este processo não está concluído. É importante solicitares ao criador de conteúdo que partilhe contigo todos os dados que possam ser relevantes para analisares a performance desta parceria.

Depois é altura de analisar (e caso tenhas fechado com vários influencers), comparar os resultados e perceber quais foram as iniciativas com mais impacto. Esta experiência irá dar-te mais contexto e informação para fechares mais parcerias no futuro.

Ficou claro o que precisas de ter em consideração para fechar parcerias e alavancar assim o crescimento da tua marca? Deixa as tuas dúvidas ou questões na secção dos comentários.

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