Desconfortável ao partilhar um testemunho de um cliente? Este post é para ti

Este post é para ti que te sentes desconfortável ao partilhar um testemunho de um cliente. É para ti que tens testemunhos guardados e que sempre que os recebes dizes “partilho depois” e acabas por nunca o fazer. É para ti que tens medo de publicar um testemunho ou uma conquista com receio do que os outros vão pensar de ti. Que ao fazê-lo és menos humilde ou menos íntegra. 

E este post é só para te dizer que quando estás preocupada com o que os outros vão pensar de ti, não estás a pensar no teu cliente. E isso é um desserviço a todas as pessoas que poderias ajudar e servir.

Hoje eu partilho com orgulho tudo o que os meus clientes comentam comigo sobre o nosso trabalho em conjunto (protegendo sempre obviamente a sua identidade). Cada conquista. Cada sentimento de avanço. Cada alegria.

Sabes porquê? Porque eu sei que há alguém do outro lado que quer e precisa exatamente disso. E quando decidimos partilhá-lo estamos a mostrar que sim, é possível. Que a transformação que prometes é possível. Que sim, o teu cliente pode ser feliz. Que sim, o teu cliente pode ter um negócio do qual se orgulha. Que sim, o teu cliente pode perder peso, etc.

A verdade é que eu nem sempre pensei assim. Aliás eu aprendi esta lição da maneira mais difícil.

Na minha última experiência profissional, nós tínhamos revisões de performance a cada 6 meses. E, na minha primeira revisão, eu estava nervosa mas confiante. Sabia que tinha feito um bom trabalho, os meus números eram bons.

A avaliação até correu bem, mas havia um ponto a trabalhar: “Sara, estás a fazer um excelente trabalho, mas há um problema: tu não partilhas com ninguém as tuas conquistas e os métodos que utilizaste para chegar lá”. Havia dezenas de profissionais a fazer o mesmo que eu para outros países e se eu partilhasse os resultados com eles e como os estava a conseguir atingir, coletivamente toda a empresa beneficiaria.

E aí tudo mudou para mim. Eu percebi que não é sobre nós. É sobre os outros. E eu espero que ao partilhar esta reflexão contigo hoje, tu tenhas exatamente a mesma lição que eu tive naquele dia: não é sobre nós. É sobre os outros. Partilha esse testemunho ou conquista. Com orgulho.

Faz pin desta imagem para guardar

Continuar a ler:

Comentários

Escrever comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sara Vieira

Sara Vieira

Olá! Sou Mentora de Negócios e ajudo empreendedoras a comunicar com mais clareza e fechar mais clientes, através de uma abordagem ética e humana. É isso que procuras? Sabe mais sobre como te posso apoiar na página Serviços.

Artigos Relacionados

Como criar a Persona (ou o avatar do teu Cliente Ideal)
Como definir o teu Cliente Ideal [inclui exercício]
Como começar um negócio no Instagram
Guia Completo para Iniciantes: Como começar um negócio no Instagram
empreendedorismo-comecar-proprio-negocio-ninguem-sabe
Sobre lançar o meu próprio negócio: “Será que tomei a decisão certa? Será que sou capaz?”
Sara Vieira, Mentora de Negócios & Especialista em Marketing Ético