Instagram: Paralisada com a quantidade de “regras” a cumprir? Este post é para ti

“Tens de publicar todos os dias.”

“Tens de fazer 20 Stories por dia.”

“Tens de fazer Lives todas as semanas.”

“Tens de ter um feed bonito.”

“Tens de publicar 3 Reels por semana.”

A quantidade de informação, conselhos e “regras” a que estamos expostos é tal que chega a uma determinada altura que é paralisante. Não só é desafiante cumprir com todas estas expectativas que nos são impostas, como perdemos a ligação e o entendimento de porque é que cada um destes pontos é importante.

É verdade que publicar com consistência é importante.

Mas é igualmente importante publicar com uma intenção e um objetivo. É importante publicar quando temos algo de interessante e de valor para partilhar, e não apenas fazê-lo para cumprir calendário.

É verdade que para determinados negócios, o feed é importante. Mas para outros, não é um dos pontos mais relevantes. E por isso, sim, para alguns projetos ter cuidado com as imagens que são partilhadas no feed e garantir a sua coerência é algo estratégico. Enquanto que para outros projetos isso não assume tanta relevância.

É verdade se na fase em que estás do teu projeto, potenciar o alcance e chegar a mais pessoas é importante, fazeres Lives (ou colaborações com outras pessoas) e publicares Reels é estratégico. Contudo, é importante perceberes exatamente quais são os teus objetivos em cada fase do teu projeto, para que possas, de forma consciente e intencional, planear o teu conteúdo e atividade no Instagram para te ajudar a chegar a esses objetivos.

O que podemos fazer então para conseguir mais foco?

O meu convite para ti é acompanhares pessoas que não só que dizem o que fazer, mas que te explicam porquê. Que te dão contexto de quando é que essas estratégias são importantes e para que objetivo.

O meu convite para ti é que passes a questionar as informações que recebes e analises se se aplicam ao teu caso. Acredita que ao teres estes cuidados, encontrarás muito mais foco e equilíbrio no teu projeto e na tua comunicação no Instagram, e tudo isto deixará de ser tão confuso e frustrante.

Agora conta-me: Fez-te sentido? Partilha a tua opinião comigo, e alguma dúvida podes deixar aqui em baixo na secção de comentários, para que te possa apoiar!

(Artigo atualizado em Maio de 2021)

Continuar a ler:

Comentários

6 respostas

  1. Identifiquei-me muito com o título! De facto sentia-me mesmo paralisada, mas tive de estabelecer que mais valia começar do que estar a preparar tudo em off para sair perfeito e as coisas nunca mais virem a luz do dia.
    São de facto muitas regras, mas lá está, vai-se afinando cada uma com o tempo.

Escrever comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sara Vieira

Sara Vieira

Olá! Sou Mentora de Negócios e ajudo empreendedoras a comunicar com mais clareza e fechar mais clientes, através de uma abordagem ética e humana. É isso que procuras? Sabe mais sobre como te posso apoiar na página Serviços.

Artigos Relacionados

Guias no Instagram: Como criar e usar Guias, passo a passo
Guias no Instagram: Como criar e usar Guias, passo a passo
Como usar a tua paleta de cores nas Instagram Stories
Como usar a tua paleta de cores nas Instagram Stories
Como criar Instagram Stories: TUDO o que precisas de saber
Como criar Instagram Stories: TUDO o que precisas de saber
Sara Vieira, Mentora de Negócios & Especialista em Marketing Ético