“Tens de publicar todos os dias.”
“Tens de fazer 20 Stories por dia.”
“Tens de fazer Lives todas as semanas.”
“Tens de ter um feed bonito.”
“Tens de publicar 3 Reels por semana.”
A quantidade de informação, conselhos e “regras” a que estamos expostos é tal que chega a uma determinada altura que é paralisante. Não só é desafiante cumprir com todas estas expectativas que nos são impostas, como perdemos a ligação e o entendimento de porque é que cada um destes pontos é importante.
É verdade que publicar com consistência é importante.
Mas é igualmente importante publicar com uma intenção e um objetivo. É importante publicar quando temos algo de interessante e de valor para partilhar, e não apenas fazê-lo para cumprir calendário.
É verdade que para determinados negócios, o feed é importante. Mas para outros, não é um dos pontos mais relevantes. E por isso, sim, para alguns projetos ter cuidado com as imagens que são partilhadas no feed e garantir a sua coerência é algo estratégico. Enquanto que para outros projetos isso não assume tanta relevância.
É verdade se na fase em que estás do teu projeto, potenciar o alcance e chegar a mais pessoas é importante, fazeres Lives (ou colaborações com outras pessoas) e publicares Reels é estratégico. Contudo, é importante perceberes exatamente quais são os teus objetivos em cada fase do teu projeto, para que possas, de forma consciente e intencional, planear o teu conteúdo e atividade no Instagram para te ajudar a chegar a esses objetivos.
O que podemos fazer então para conseguir mais foco?
O meu convite para ti é acompanhares pessoas que não só que dizem o que fazer, mas que te explicam porquê. Que te dão contexto de quando é que essas estratégias são importantes e para que objetivo.
O meu convite para ti é que passes a questionar as informações que recebes e analises se se aplicam ao teu caso. Acredita que ao teres estes cuidados, encontrarás muito mais foco e equilíbrio no teu projeto e na tua comunicação no Instagram, e tudo isto deixará de ser tão confuso e frustrante.
Agora conta-me: Fez-te sentido? Partilha a tua opinião comigo, e alguma dúvida podes deixar aqui em baixo na secção de comentários, para que te possa apoiar!
(Artigo atualizado em Maio de 2021)
Continuar a ler:
6 Responses
Acho que você está certíssima! Principalmente porque seguir tais regras nos tornam obcecados e tristes! Ser livre e verdadeiro sempre é a melhor escolha!
Concordo plenamente! Obrigada pelo comentário Barbara 🙂
Fantástico texto! Achei super pertinente a abordagem.
Obrigada Damiana!
Identifiquei-me muito com o título! De facto sentia-me mesmo paralisada, mas tive de estabelecer que mais valia começar do que estar a preparar tudo em off para sair perfeito e as coisas nunca mais virem a luz do dia.
São de facto muitas regras, mas lá está, vai-se afinando cada uma com o tempo.
Sem Dúvida, Catarina. Há sempre margem para ir implementando e melhorando… aos poucos 🙂 Obrigada pelo comentário!