
Os emojis invadiram as redes sociais e as nossas trocas de mensagens. Foram inclusivamente considerados a “palavra do ano”, em 2015, para os Dicionários Oxford. Segundo Caspar Grathwohl, presidente dos Dicionários Oxford, “os emojis estão a tornar-se uma forma cada vez mais rica de comunicação, uma forma que transpõe as fronteiras linguísticas”.
É por isso curioso que um novo estudo, conduzido pelo GroupLens Research na Universidade de Minnesota, exponha as incongruências na interpretação dos mesmos emojis em dispositivos diferentes. Vamos olhar, por exemplo, para o caso do smiley sorridente:

Segundo os investigadores, este é o emoji que gerou interpretações mais distintas, com variações claras entre os utilizadores de diferentes dispositivos:

Esta é uma questão particularmente importante para os responsáveis de comunicação que fazem gestão de redes sociais, pois poderemos estar a comunicar de forma não tão clara como seria desejável. Fica aqui um exemplo claro de como o smiley provocou uma má interpretação da mensagem:

> Ver também “Quais são os emojis que geram mais engagement?“
Para referência futura, fica aqui a análise dos smileys que provocam interpretações mais díspares e as interpretações mais consensuais entre os vários dispositivos:

Para consultar mais informações sobre o mesmo estudo clica aqui.
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