bem-vinda ao postandpin

sara vieira consultoria instagram conteudo

bem-vinda ao postandpin

Um blog onde encontras dicas sobre Instagram e Marketing de Conteúdo. Junta-te às mais de 100.000 pessoas que todos os meses aprendem a optimizar a sua presença online.

Sem engagement e alcance no Instagram? 5 erros que contribuem para essa situação

Categorias: Instagram

Sentes muitas vezes que estás a falar para o vazio? Que te esforças para escrever e publicar conteúdo interessante mas não tens respostas e interação?

Pois bem. Isso pode acontecer por vários motivos e neste artigo vou partilhar contigo 5 erros que podes estar a fazer e que contribuem para essa situação. Lê até ao final e depois partilha comigo, na secção de comentários, qual destes pontos tens de trabalhar e melhorar.

1) Não publicar quando os teus seguidores estão mais ativos

Publicas quando te lembras ou quando é mais conveniente para ti ou publicas de forma estratégica, quando os teus seguidores estão online?

Para saberes os dias e horário em que os teus seguidores estão mais ativos, vai ao teu perfil e carrega em “Estatísticas”, depois carrega na terceira área, onde diz “Público” e vai até ao final da página, onde diz “Seguidores”.

Aqui poderás carregar em horas e dias para veres em que dias e horários os teus seguidores estão mais ativos. Opta por publicar nesses momentos, quando há mais atividade.

2) Não utilizar hashtags ou não utilizar as correctas

Opta por hashtags que te aproximam do teu cliente ideal. Isto significa hashtags em português (e não em inglês), caso a tua audiência alvo seja local, e hashtags específicas (em vez de genéricas, com milhões de publicações).

Para saberes como escolher as hashtags certas, onde as colocar e muito mais, lê os seguintes artigos:

3) Não interagir com perfis de potenciais clientes

Se calhar até interages com vários perfis – deixando gostos, comentários e enviando mensagens privadas – mas será que estas pessoas com quem estás a interagir correspondem ao perfil do teu cliente ideal?

Se queres uma comunidade cheia de pessoas interessadas no que tens para oferecer, é importante que aprendas a identificar um potencial cliente e tomar a iniciativa de interagir com estes perfis, desenvolvendo um relacionamento genuíno com estas pessoas.

Este passo ajudar-te-á a atrair o público certo e gerar assim mais engajamento e interação.

4) Não ter um plano para o teu conteúdo

Como é que decides os tópicos que abordas? E os posts que vais fazendo? É de forma intencional ou nem por isso?

Se queres uma audiência interessada e realmente participativa é vital que compreendas as suas necessidades. Para isso, faz pesquisa de mercado. Pergunta à tua audiência a sua principal dificuldade ou frustração. Entrevista um dos teus clientes a fundo e tenta perceber como é que através do teu conteúdo lhes podes acrescentar valor.

Sem saber para quem estás a falar e o que precisam de ouvir é praticamente impossível teres uma estratégia de conteúdo coerente e que te traga resultados.

Ainda sobre este tópico, e para descobrires se estás a criar conteúdo de forma intencional, vê o seguinte artigo: Estás a criar conteúdo como influencer ou empreendedora? Descobre aqui.

5) Não criar o início e final dos teus posts com intencionalidade

É importantíssimo que saibas agarrar a atenção das pessoas para lerem o teu post (utilizando títulos cativantes) e que saibas incentivar à ação, (terminando as tuas publicações com um call to action).

  • Para criares um título cativante para o teu post no Instagram basta pensares: Qual é a promessa do meu post? Como é que eu estou a acrescentar valor?
  • Para o call to action basta perguntares: O que é que eu gostaria que as pessoas fizessem? Qual é a ação que devem tomar de seguida?

No artigo 8 segredos para escrever um post de Instagram que gera interação vou mais a fundo neste ponto! Carrega no link para aprender a criar conteúdo mais cativante para o Instagram.

Agora CONTA-ME: Qual destes 5 pontos te deixou a pensar mais? Qual destes 5 pontos vais trabalhar e melhorar na tua presença no Instagram?

Continuar a ler:

comentários