bem-vinda ao postandpin

sara vieira consultoria instagram conteudo

bem-vinda ao postandpin

Um blog onde encontras dicas sobre Instagram e Marketing de Conteúdo. Junta-te às mais de 100.000 pessoas que todos os meses aprendem a optimizar a sua presença online.

Pesquisa de Mercado: o ingrediente secreto para ganhar clientes e fazer vendas no Instagram

Categorias: Instagram, Marketing
Etiquetas: , ,
Sem conseguir ganhar clientes no Instagram? Este é o ingrediente secreto que pode estar a faltar

Pesquisa de Mercado. Já ouviste falar? Ainda antes de te explicar o que é, já sei o que estás a pensar… “Isso deve ser muito complexo, envolve muito estudo e é difícil de fazer” mas…

  • e se eu te disser que há uma forma simples de fazer Pesquisa de Mercado?
  • e que este é o ingrediente secreto para teres um negócio cheio de clientes interessados em ti?

Aposto que agora estás a ouvir. Vamos a isso? Neste artigo vou partilhar contigo o que é Pesquisa de Mercado, para que serve, como é que este exercício nos ajuda a ter mais clientes e como é que se faz Pesquisa de Mercado na prática.

O passo essencial para conseguir clientes no Instagram: Pesquisa de Mercado

O que é Pesquisa de Mercado e para que serve?

Pesquisa de Mercado é uma etapa da definição da estratégia em que reunimos informações importantes sobre os nossos clientes.

Serve para validarmos as nossas ideias pré-concebidas sobre o mercado. Serve para adaptarmos a nossa oferta ao que o mercado e as pessoas realmente precisam.

Muitas vezes as pessoas lançam negócios sem fazer pesquisa de mercado, sem saber se há de facto uma necessidade no mercado e acabam por fechar passado uns tempos exactamente por isso. Uma desconexão com o que o mercado realmente procura e quer.

Como se faz Pesquisa de Mercado

O objectivo da Pesquisa de Mercado é identificarmos um problema ou necessidade da nossa audiência (para que possamos servir essa necessidade e ter assim um negócio viável, cheio de clientes interessados no que estamos a oferecer).

No meu Programa Transformar Conteúdo em Clientes há um módulo dedicado apenas à Pesquisa de Mercado e analisamos a fundo todos os passos e estratégias que podemos tomar e ter em conta para garantir que desenvolvemos uma oferta para uma necessidade real, garantindo assim clientes interessados e verdadeiro impacto.

Contudo, queria partilhar contigo um pequeno exercício que podes fazer hoje. Utilizando como fonte de informação para realizares a tua pesquisa o Google, grupos de Facebook ou o próprio Instagram, identifica:

  1. Quais são os tópicos que são discutidos constantemente na tua área? (Ex: Nutricionista: dietas)
  2. Quais são os problemas e dificuldades da tua audiência? (Ex: perder peso)
  3. Quem são as maiores referências na tua área? (quem é que faz exactamente o que tu fazes ou gostarias de fazer)

As respostas à primeira questão, ou seja, os tópicos vão-te dar indicações sobre o tipo de CONTEÚDO que deves abordar. São os temas mais discutidos e procurados e deves por isso criar conteúdo para o qual já há procura.

As respostas à questão número dois – os problemas da tua audiência – devem passar a ser o foco da tua OFERTA e deve ser nessas dificuldades que te focas para conseguir atrair e converter a tua audiência. Basta pensares que se identificares uma necessidade ou problema específico (para o qual não há muitas soluções, tu passas mais rapidamente a ser vista como solução e número 1 no teu nicho de mercado.

As referências que listaste na pergunta três são o ponto de partida para fazeres uma análise à tua “concorrência” (directa ou indirecta). E este exercício vai ajudar-te a perceber, de forma mais clara, como é que te DIFERENCIAS do que já existe no mercado. Por exemplo, “Eu faço isto de forma diferente” ou “O meu produto tem mais qualidade”.

Se sentes que precisas de apoio e não consegues sozinha perceber que tipo de conteúdo tens de desenvolver para atrair clientes, como identificar as necessidades e problemas da tua audiência e como é que te diferencias da tua concorrência, entra em contacto comigo através do email geral@saravieira.pt ou mensagem no Instagram @saravieira.pt.

Faz pin para guardar este artigo

Continuar a ler:

comentários