Como usar hashtags correctamente: 7 dicas para chegar a mais pessoas no Instagram

Categorias: Instagram
Guia Completo de Hashtags no Instagram

As hashtags são uma das estratégias mais simples e eficazes para ter mais alcance e engagement no Instagram. Segundo um estudo da sproutsocial, no final de 2014, um post com pelo menos uma hashtag tinha em média mais 12,6% de engagement em comparação com um post sem nenhuma hashtag. É certo que desde essa altura, o Instagram mudou muito e os resultados que as hashtags nos permitiam alcançar também. De qualquer das formas, é sempre uma estratégia simples de implementar e que pode trazer resultados – não tão expressivos como antigamente, mas relevantes na mesma.

Mas há uma série de cuidados a ter para as hashtags funcionarem. E neste artigo vou mostrar-te, passo a passo, como as utilizar para teres mais alcance e chegares ao teu público-alvo. Lê até ao fim para aprender como utilizar hashtags de forma estratégica.

Como usar hashtags #1: Utiliza 30 hashtags por publicação

O Instagram permite utilizar até um número máximo de 30 hashtags por publicação. Cada uma dessas hashtags vai aumentar a probabilidade de chegares a novas audiências e, consequentemente, aumentar o teu engagement e número de seguidores. Por isso mesmo a minha recomendação é que utilizes essas 30 oportunidades e não apenas algumas.

Como usar hashtags #2: Publica-as directamente na publicação

Podes publicar as hashtags como um comentário ou directamente na descrição da publicação. Segundo vários estudos, publicar hashtags na descrição tende frequentemente a ter melhor performance, em comparação com hashtags nos comentários, por isso recomendo que coloques sempre as hashtags na descrição do teu post.

Alternativamente, no caso do teu texto ser muito longo, não há problema nenhum em utilizar o primeiro comentário para incluir as hashtags.

Como usar hashtags #3: Adiciona uma quebra antes das tuas hashtags

Se optares por publicar a tua lista ou bloco de hashtags directamente na descrição do post, deves ter o cuidado de separar o conteúdo do post das hashtags. Para isso, podes utilizar 5 pontos (tal como na imagem), para separar visualmente a descrição das hashtags.

Como usar hashtags #4: Seleciona hashtags de nicho ou de dimensão adequada ao teu perfil

Utilizar hashtags só por si pode não funcionar. O segredo está no tipo de hashtags que selecionamos. A minha recomendação é que optes sempre por hashtags de nicho (ou seja, hashtags mais específicas) ou hashtags que têm um número de publicações interessante e de alguma forma equivalente à dimensão da tua conta.

Por exemplo, utilizar hashtags como #lifestyle #empreendedor ou #amor, com literalmente milhões de publicações, não surge qualquer efeito pois estas hashtags são demasiado populares e por isso hiper saturadas. Ao publicares um post com estas hashtags o teu conteúdo irá ficar enterrado, não havendo tantas hipóteses de apareceres no feed das “Principais publicações” e “Mais recentes”.

O objectivo é encontrares hashtags utilizadas mas não saturadas. Isso irá permitir que o teu post apareça tanto nos posts mais recentes, mas, principalmente, nas principais publicações (ou seja, naquele top 9 quando entras numa hashtag).

Como usar hashtags #5: Inclui até 10 hashtags nas Stories para apareceres na Explore Page

Muitas pessoas associam hashtags apenas às publicações do feed mas podemos e devemos utilizar hashtags nas stories. A parte mais interessante é que ao incluirmos hashtags nas stories, as mesmas podem aparecer destacadas na Explore Page, aumentando assim a probabilidade de novas audiências chegarem até ao nosso conteúdo.

Como usar hashtags #6: Esconde as hashtags nas Stories

Como referi no ponto anterior é importante incluirmos hashtags nas stories para aumentarmos o nosso alcance. Contudo, as hashtags não devem distrair a nossa audiência (ou pior, fazer com que as pessoas saiam do nosso conteúdo). Por isso mesmo recomendo que escondas as hashtags nas stories. Como? Podes simplesmente reduzir o seu tamanho ou colocá-las da mesma cor que uma determinada parte da tua story. Alternativamente podes também esconde-las por trás de um emoji.

Como usar hashtags #7: Segue hashtags no Instagram

Pois é. As hashtags não devem ser utilizadas apenas para fazer com que outras pessoas nos encontrem mas também são uma óptima forma de nos expormos a novos conteúdos e novos perfis. Seguir hashtags – dentro dos tópicos que mais te interessam ou que representam bem a tua audiência-alvo – vai permitir que interajas com mais pessoas dentro do perfil do teu cliente ideal. E no final do dia isso irá ajudar-te a chegar a mais pessoas e a aproximares-te delas.

Gostaram do artigo? Não se esqueçam de fazer pin para o guardar

Têm mais dicas ou alguma dúvida? Não hesitem em deixar a vossa sugestão ou questão na caixa de comentários ou enviar por mensagem privada.

Continuar a ler:

comentários