Colocar hashtags no perfil do Instagram é boa ideia?

Categorias: Instagram

Tens hashtags na tua bio do Instagram ou estás a pensar incluir? Bem, colocar hashtags na tua bio não é estratégico. E neste artigo vou explicar-te porquê!

Por norma a principal vantagem das hashtags é que são uma forma de organizar o conteúdo e garantir que quem procura por determinado tópico, nos encontra – aumentando assim o nosso alcance e exposição. Contudo, a bio do Instagram é a excepção!

Se reparares (podes confirmar na imagem aqui abaixo), quando procuras por uma determinada hashtag, nos resultados dessa pesquisa, não encontras perfis mas apenas publicações. O que significa que ninguém te encontra por estares a utilizar uma determinada hashtag na tua bio do Instagram.

Contudo, e ao contrário da tua intenção, quando utilizamos uma hashtag na nossa bio estamos basicamente a convidar as pessoas a sair do nosso perfil e continuar a explorar aquele tópico descobrindo o conteúdo de outras pessoas que abordam os mesmos temas.

Ou seja, ter hashtags genéricas na bio do nosso perfil de Instagram:

  • não só não nos ajuda, mostrando o nosso perfil ou conteúdo a outras pessoas;
  • como nos prejudica, porque é um convite de saída para as pessoas que encontram o nosso perfil.

A minha sugestão? Em vez de colocares hashtags genéricas (como #coach, #empreendedora ou #vegan) na bio, deves simplesmente removê-las. Ou então, se quiseres incluir uma hashtag deves criar uma hashtag só tua, que permita às pessoas descobrir e navegar pelo teu conteúdo (em vez de as convidares a sair e continuar a explorar outros perfis).

Se quiseres ir mais a fundo neste tópico e aprender a tirar máximo partido das hashtags no teu perfil de Instagram, recomendo-te espreitares este artigo – Como usar hashtags correctamente: 7 dicas para chegar a mais pessoas no Instagram – onde partilho contigo como usar as hashtags de forma correta para teres mais alcance.

Agora conta-me: Gostaste deste artigo? Tens alguma questão sobre hashtags (na bio)? Se sim, coloca na secção de comentários e tentarei apoiar-te.

Continuar a ler:

comentários