bem-vinda ao postandpin

sara vieira consultoria instagram conteudo

bem-vinda ao postandpin

Um blog onde encontrarás dicas sobre Instagram e Marketing de Conteúdo. Junta-te aos mais de 70.000 empreendedores que todos os meses aprendem a optimizar a sua presença online aqui, no postandpin.

Como entrar em contacto com marcas e conseguir parcerias

Como enviar o teu primeiro pitch enquanto blogger ou empreendedora digital: o que fazer e erros a evitar

Como entrar em contacto com Marcas e conseguir Parcerias

Se estás a dar os teus primeiros passos neste universo das parcerias com marcas e do Influencer Marketing, há certamente muitas ideias pré-concebidas que tens que não são necessariamente verdade. E antes de tudo é importante desmistificá-las.

Mitos relacionados com Parcerias com Marcas

Mito número 1: São sempre as marcas a entrar em contacto com os criadores do conteúdo

Errado. Eu também tinha essa ideia até começar a trabalhar como Relações Públicas. Achava que quando uma marca precisava de criadores de conteúdo, bloggers ou influencers, para uma determinada acção de marketing, entrava em contacto com eles e era isso.  Mas a verdade é que o oposto também acontece. Às vezes até com mais sucesso (na minha experiência pessoal).

Ou seja, enquanto criadora de conteúdo podes perfeitamente entrar em contacto com marcas com quais te identifiques e começar a desenvolver parcerias a partir daí.

Mito número 2: Não tenho número de seguidores suficientes para fazer parcerias

Este é outro mito muito grande. Uma questão muito comum que criadoras de conteúdo colocam a si mesmas é: “Será que o número de seguidores que tenho é suficiente para fazer parcerias?”

Eu diria que se tens um tópico e nicho bem definidos, um blog com excelente conteúdo, algumas centenas de seguidores e bom engagement na tua página, isso basta para seres um excelente fit para muitas empresas e marcas.

Ainda para mais, neste momento, há uma grande aposta em micro-influencers – em vez de criadores de conteúdo ou influencers com milhares de seguidores – por isso, aproveita este movimento das marcas.

Agora que tiramos do caminho estes dois grandes mitos, é altura de aprender a fazer um pitch às marcas com as quais queres colaborar.

Como contactar Marcas para conseguir Parcerias

1. Escolher as Marcas com as quais queres trabalhar

O primeiro passo é selecionares as marcas com as quais queres fazer colaborações. É muito importante que o teu conteúdo e estilo se adapte e faça sentido para estas marcas.

Pensa nestas parcerias como uma extensão da própria marca. Se a marca não se identificar com o tipo de conteúdo que tu partilhas, é impossível que aceitem a tua proposta.

Por isso, 1) escolhe marcas à tua dimensão – se és um blog pequeno, escolhe marcas mais pequenas, nacionais ou locais; 2) escolhe marcas que partilhem dos mesmos valores que tu e 3) identifica marcas com áreas a melhorar e onde sentes que podes acrescentar valor.

Por exemplo, eu sou blogger de culinária e encontrei uma marca que vende ingredientes para bolos e o blog ou redes sociais desta marca está abandonado. Eles não publicam muito frequentemente, mas eu sei que se começasse a desenvolver conteúdos para o blog ou redes sociais deles, os poderia ajudar a ter conteúdo de qualidade. Este é um fit perfeito entre marca e influencer.

2. Preparar um Media Kit

Depois de encontrares marcas que encaixam perfeitamente com o teu tipo de conteúdo e estilo, é altura de preparares o teu media kit. O que é um media kit? Um media kit é uma espécie de CV do teu blog, página ou projecto. É um documento onde resumes todos os principais factos, dados e experiência.

Normalmente um media kit inclui uma descrição do projecto ou blog, métricas e dados analíticos da audiência, número de seguidores nas diferentes redes sociais, tipos de serviços oferecidos ou parcerias possíveis, assim como contactos.

3. Fazer o pitch às Marcas

Enquanto Relações Públicas e alguém que trabalhou do lado das marcas posso-vos dizer que não há melhor forma de fazer uma marca ignorar o vosso contacto quanto um email deste género:

“Olá. Eu descobri a vossa marca e queria que me enviassem um produto para eu fazer uma review.”

Sem contexto, sem media kit, sem redes sociais. Nada.

Quem está do outro lado é que vai ter de investigar, encontrar dados e analisar se faz sentido ou não.

Por isso, a forma mais fácil de conseguirem uma parceria é enviar uma proposta onde a informação esteja toda disponível.

4. Follow-up

Depois de selecionadas as marcas com as quais gostarias de trabalhar, de teres toda a informação sobre o teu projecto ou blog e de começares a fazer contactos só resta um passo: fazer follow-up. Se não recebeste nenhuma resposta não desesperes. Dependendo da marca ou projecto que contactaste, os responsáveis de Comunicação podem receber dezenas destas propostas todas as semanas. Passado alguns dias, volta a entrar em contacto e reforçar a ideia que estás pronto para colaborar.

Neste segundo contacto tenta surpreender, dando mais ideias do que poderiam fazer em conjunto. Isto mostrará à pessoa que está do outro lado que não és apenas mais um contacto, mas que estás de facto interessada em estabelecer uma parceria.

O que acharam deste artigo? Têm dúvidas? Deixem as vossas questões na secção de comentários.

Não se esqueçam ainda de salvar este pin para ficarem com esta informação guardada:

Como entrar em contacto com Marcas e conseguir Parcerias

Continuar a ler:

comentários
  • Avatar
    Marta 12 Setembro 2019

    Olá, era brutal se fizesses um modelo de envio de mensagem para as marcas. Eu quero entrar em contacto mas honestamente não me estou a conseguir expressar bem! muito obrigada desde ja 🙂

  • Avatar
    Beatriz matos 20 Maio 2019

    Olá
    Não sabia como encontrar parcerias para o meu blogue que infelizmente sofreu uma mudança (pois alguém adorou bloquear me nas redes sociais e estava impedida de partilhar o que quer que fosse).. Lá se foram os meus seguidores, o blogue que nasceu de início. Comecei no novo, mas de momento parei um bocado.

    Parei devido a estar a terminar o 12*ano, e preciso de por as ideias no sitio para conseguir não sofrer demais com toda a ansiedade.
    Do que tenho visto o teu blogue está fantástico. Parabéns

  • Avatar
    Tatiana 10 Março 2019

    Se eu quiser fazer uma parceria com a finalidade de receber produtos/roupa vai ter algum custo ou basta marcar as marcas na foto?

  • Avatar
    Ana Patrícia Vicente 1 Março 2019

    Blog incrível! Aparência excelente e conteúdos mais que úteis! Um verdadeiro exemplo a seguir.
    Obrigada e muito sucesso!

  • Avatar
    Andreia 3 Janeiro 2019

    Adorei seu blog, ideias incríveis e inspiradoras…Já estou acrescentando elas em meu Instagram. Obrigada!