Guias no Instagram: Como criar e usar Guias, passo a passo

Aprende a fazer (e editar) o teu primeiro Guia

Categorias: Instagram, Redes Sociais
Guias no Instagram: Como criar e usar Guias, passo a passo

Queres criar Guias no Instagram, mas não sabes como? Neste artigo vou partilhar contigo, passo a passo, como fazer Guias, como os editar, como os partilhar e guardar. Percorre até ao final para descobrires tudo o que precisas de saber sobre esta nova ferramenta do Instagram.

O que são os Guias do Instagram?

Os Guias são uma espécie de artigo onde podemos reunir e compilar uma série de “Locais”, “Produtos” ou “Publicações” do Instagram. Cada Guia tem no mínimo 2 publicações e no máximo 30. Este é um excelente recurso para reunirmos os nossos melhores posts, organizando-os em diferentes categorias, e proporcionar assim uma melhor experiência a quem visita o nosso perfil. Por outro lado, os Guias podem também funcionar como uma ótima forma de dar a conhecer o posicionamento da tua marca, mostrando, por exemplo, os teus locais ou produtos preferidos.

Os Guias aparecem no perfil, na zona do feed, num separador próprio. Para teres acesso aos Guias de uma conta, basta ires à zona de feed e carregares no ícone do Livro ou Revista (tal como mostro na imagem aqui abaixo).

Ao carregares no ícone dos Guias, irás ver então os vários Guias dessa página – tendo a possibilidade de ver o título desse guia, a foto da capa e a indicação de quantas publicações tem aquele guia.

Agora que sabemos exatamente o que são os Guias, vamos então ver como os criamos, passo a passo.

Como criar um Guia no Instagram

Ativar os Guias no teu perfil, criando o primeiro Guia no Instagram, é extremamente simples. Para criar o teu primeiro Guia, vai ao teu perfil de Instagram e carrega no “+” que encontras ao lado do menu, no canto superior direito.

Ao carregar no “+” vais abrir uma lista dos tipos de conteúdo que podes criar. Carrega na última opção – “Guia”, tal como vês na imagem abaixo. Ao selecionares a opção “Guia”, vai-te aparecer agora a opção para escolheres o tipo de Guia que queres criar.

Assim que tenhas criado pelo menos um guia, podes também aceder à criação de novos Guias, a partir desta área do teu perfil. Carrega na zona do feed dos Guias e seleciona o “+” que encontras lá. Depois é só selecionares o tipo de guia que queres e avançares normalmente.

Como fazer um Guia com Publicações

Agora que vimos exatamente como iniciar a criação do teu guia, vamos perceber como fazer um Guia com Publicações. Na opção “Escolher tipo de guia”, seleciona “Publicações”.

Vão-te aparecer várias publicações – distribuídas em dois separadores (os teus posts guardados e as tuas próprias publicações). Podes aceder a ambos, carregando no fundo da página – tal como mostro na imagem.

O próximo passo é selecionares as publicações que queres destacar. Assim que tenhas todas as publicações selecionadas (o limite máximo são 30 posts), carrega em “Seguinte”.

Ao carregares em “Seguinte”, vai-te aparecer o teu Guia. É nesta fase que podes alterar a foto de capa, acrescentar os títulos (do Guia e das Publicações) e, opcionalmente, descrições do Guia e dos Posts. Assim que esteja pronto (e que tenhas preenchido todos os campos obrigatórios), a opção “Seguinte” vai surgir no canto superior direito do ecrã.

Agora tens a possibilidade de ver a pré-visualização do Guia, e, caso querias avançar, é só carregar em “Partilhar”. Caso ainda não tenhas concluído o Guia e querias voltar mais tarde para o editar, podes carregar em “Guardar como Rascunho”. Se saíres sem Publicar ou Guardar, o Instagram vai dar-te as seguintes opções: “Descartar”, “Guardar Rascunho” ou “Continuar a Editar”. Mesmo depois de publicado, podes voltar a editar o teu Guia.

Vídeos do IGTV ou Reels nos Guias

Também é possível mostrar vídeos do IGTV ou Reels nos Guias? É sim. Se partilhaste os vídeos no teu feed, estes irão aparecer automaticamente na secção das tuas publicações – e poderás assim selecioná-los, tal como selecionas outro tipo de publicação.

Se estes não te aparecerem automaticamente no feed das publicações (ao criar e editar o teu Guia), podes contornar esta situação, guardando os vídeos que queres destacar. Assim que estejam guardados, irão aparecer na secção dos Guardados e poderás aceder aos mesmos e criar assim um Guia com estes conteúdos, seguindo as indicações que partilhei contigo antes.

Como criar um Guia de Produtos

Caso pretendas criar um Guia de Produtos para recomendares os teus produtos preferidos, basta selecionares a opção “Produtos”. Vais ter duas opções disponíveis – a Pesquisa e a tua Lista de Desejos (posts de produtos guardados).

Na secção da Pesquisa, procura e seleciona a conta da loja que tem os produtos que queres destacar. Seleciona o produto (tal como mostro na terceira imagem aqui em baixo). De seguida carrega na publicação e seleciona “Seguinte”.

Carrega no fundo do teu guia para adicionar novos produtos e assim que tenhas todos os produtos, podes então finalizar o Guia: preenchendo o título, editando a foto de capa e adicionando texto, se assim quiseres. Assim que esteja concluído, podes carregar em “Seguinte”. Antes de publicar, poderás ver a Pré-visualização. Se estiver tudo ok para avançar com a publicação, seleciona a opção “Partilhar”.

Como fazer um Guia com Locais

Para criares um Guia com a tua recomendação de Locais, seleciona a opção “Locais”. Vais ter 3 possibilidades: a Pesquisa – para procurares o local que queres recomendar – as localizações dos teus posts guardados e ainda a própria localização das tuas publicações.

Ao selecionares um dos locais na Pesquisa, tens de selecionar a publicação que queres que apareça no teu guia. Seleciona o post que vai ilustrar aquele local e carrega em “Seguinte”.

Carrega no fundo do teu guia para adicionar novos locais e assim que tenhas todos os locais que queres partilhar, podes então editar título, foto de capa e o texto do Guia. Depois basta selecionares “Seguinte”, garantires que está pronto e carregar em “Partilhar”.

Como editar um Guia, depois de publicado

Depois de partilhares o teu Guia podes editá-lo e até eliminá-lo. Para isso basta selecionares o guia que queres editar, carregares no canto superior direito (3 pontinhos) e selecionares a opção “Editar”.

Poderás editar todo o texto go Guia, alterar a foto de capa, acrescentar novas publicações, remover publicações do Guia ou ainda reordenar as publicações. Para remover uma determinada publicação ou reorganizar a ordem das mesmas, vai ao post e seleciona o ícone dos 3 pontinhos – ao lado do título do post (tal como vês na imagem).

Depois tens apenas de selecionar a opção que queres – “Remover do Guia” ou “Reordenar publicações”. Assim que tenhas terminado a tua edição, carrega em “Concluído” no canto superior direito e o teu guia fica atualizado!

Como partilhar um Guia

Partilhar um Guia é muito simples. Vai ao Guia que queres partilhar, seleciona o ícone do avião que encontras no canto superior direito e poderás partilhá-lo diretamente com alguém ou nas tuas Stories.

Como guardar um Guia

Caso tenhas encontrado um guia que seja útil e ao qual querias voltar mais tarde, poderás guardá-lo – tal como fazemos com as restantes publicações. Para isso basta selecionares o Guia que queres guardar, e no canto superior direito, selecionares o ícone do Guardar.

O teu Guia irá aparecer nos teus conteúdos Guardados, num álbum só dedicado a Guias.

O que achaste deste artigo? Espero que te tenha ajudado a criar os teus primeiros Guias. Se tiveres dúvidas adicionais, partilha-as na secção de comentários, que irei acompanhar para te responder!

Continuar a ler:

comentários