Como usar a tua paleta de cores nas Instagram Stories

Categorias: Instagram

Já identificaste as cores da tua marca e queres agora garantir coerência visual nas tuas Stories? Neste artigo vou explicar-te, passo a passo, como usares a tua paleta de cores nas Stories, através de 2 métodos diferentes:

  • Criando templates específicos que podes utilizar sempre que crias uma nova Story;
  • Ou copiando as cores da tua paleta diretamente nas Stories.

Vamos ver cada um destes métodos passo a passo?

Método 1: Usa as tuas cores nas Stories, criando templates próprios

Uma das formas de criares coerência visual nas tuas Stories é utilizares templates criados por ti (ou para ti), com as cores da tua marca. Caso tenhas trabalhado com um designer para criar a tua identidade visual, podes solicitar também que te crie templates personalizados para utilizares nas Stories (mas também no feed e nos destaques).

Caso pretendas fazer a tua própria versão, podes utilizar o Canva.

  • Começa por criar os teus templates para as Stories (utilizando as tuas cores e elementos) – tal como vês na imagem abaixo, a título de exemplo.

  • Faz download e guarda na galeria do teu telemóvel;

  • Abre as Instagram Stories;
  • Carrega no canto inferior esquerdo (para teres acesso à tua galeria) – tal como mostro na imagem abaixo.
  • Depois selecionadas, dentro da tua galeria do telemóvel, o fundo personalizado que queres usar;
  • Esse fundo vai aparecer automaticamente na tua Story e podes agora acrescentar texto ou qualquer outro elemento.

Método 2: Usa as tuas cores nas Stories, copiando as cores da tua paleta

Com este segundo método vais puder personalizar não só a cor do fundo das tuas Stories, mas também texto ou outros elementos. Caso ainda não tenhas, começa por criar uma imagem onde reúnes todas as cores da tua marca – tal como neste exemplo aqui me baixo.

Este processo é diferente para iOS (iPhone) e para Android, por isso aqui divido a explicação para cada sistema operativo. Segue os passos de acordo com o tipo de telemóvel que tens.

iOS: Como selecionar as cores da tua marca nas Stories

Nos iPhones este processo é muito simples:

  • Abres as Stories e carregas no ícone dos Stickers (no canto superior direito, tal como mostra a imagem);
  • Selecionas o Sticker da Galeria (como vês na imagem acima). Se não tiveres esta opção, segue as indicações que encontras no final deste tutorial *
  • Percorre a galeria e escolhe a imagem com as cores da tua marca. A imagem vai aparecer automaticamente na tua Story. Agora podes utilizar esta imagem como uma referência para mudares a cor do fundo das tuas Stories ou personalizares a cor do teu texto.

Se quiseres mudar a cor do fundo, segue os seguintes passos:

  • Carrega no ícone da Linha (tal como mostro na imagem abaixo);
  • Agora seleciona a pipeta (no canto inferior esquerdo) – tal como vês na imagem;
  • E com a pipeta percorre a tua story até selecionares a cor que queres usar. Ao soltar a pipeta a cor fica automaticamente selecionada;
  • Agora podes personalizar a cor do fundo das tuas Stories (carregando no ecrã por 2 segundos).

Se quiseres personalizar a cor do texto, para as cores da tua marca, utilizas exatamente o mesmo método, mas em vez de carregares na linha (ícone na terceira posição), carregas no ícone “Aa” (na quinta posição) e segues os mesmos passos.

Simples, não é?

* Se não tens o Sticker da Galeria, podes fazer este processo alternativo: Vai à tua galeria do telemóvel, seleciona a imagem da tua paleta de cores e carrega no ícone que encontras no canto inferior esquerdo (uma seta para cima). Seleciona a opção “Copiar Fotografia”. Abre agora as Stories novamente e vai ao editor de texto, como se fosses escrever algo. Carrega no ecrã e vai surgir um botão que diz “Colar”. Carrega nesse botão e a tua paleta de cores aparece na Story. Segue os restantes passos do tutorial para saber como selecionar essas cores.

Android: Como escolher cores da tua marca nas Instagram Stories

Para conseguires copiar a tua imagem com a paleta de cores para as Stories no Android, vais ter de instalar uma app que se chama “Microsoft SwiftKey Keyboard”.

Depois de instalada a app, segue os seguintes passos:

  • Abres as Stories e seleciona o ícone do Texto (tal como podes ver ilustrado na primeira imagem abaixo);
  • Depois, no teclado que te aparece, seleciona o menu dos emojis;
  • No Menu dos Emojis, encontras um ícone de um Pin. Seleciona esse Pin (tal como vês na segunda imagem);
  • Ao selecionares esse pin, vai-te aparecer um ecrã;
  • Nesse ecrã, seleciona o ícone que encontras no canto superior direito (o da câmara com um +). Ao carregares neste ícone irá aparecer um ecrã com a tua galeria do telemóvel;
  • Seleciona a tua imagem com a paleta de cores (Agora a tua paleta de cores está guardada na coleção do teu teclado e poderás aceder sempre que quiseres, sem necessidade de a adicionar).
Fonte dos Prints: Raiz Design Studio

Agora que tens a tua paleta de cores guardada, podes selecioná-la sempre que quiseres personalizar o fundo das tuas Stories ou alterares a cor do teu texto (seguindo exatamente os mesmos passos, tal como expliquei anteriormente (para iOS).

Como vês, utilizar as nossas próprias cores nas Instagram Stories é muito simples! Espero que a explicação de ambos estes métodos tenha sido útil. Alguma questão podes partilhar na secção de comentários!

Continuar a ler:

comentários