Apesar de agora trabalhar em Consultoria de Instagram e Marketing de Conteúdo, durante vários anos trabalhei como Relações Públicas. E como RP e Responsável de Comunicação de marcas basicamente eu era responsável por fazer a ponte entre essas marcas e a imprensa (enviando press releases ou fazendo chegar informações aos jornalistas).
É uma profissão interessante, com novidades todos os dias, e muitas muitas histórias e momentos únicos. Neste artigo compilei alguns momentos que só um Relações Públicas verdadeiramente entende. Se és ou já foste um, diz-me nos comentários se te identificas.
1. Quando alguém pergunta o que fazes da vida.
2. Quando um jornalista confirma que a peça vai tanto para print como online.
3. Aquele momento em que vais enviar o press release, apesar de já o teres lido 50 vezes.
4. Quando estás a enviar um mass email e reparas num erro.
5. Quando o jornalista responde imediatamente ao teu pitch.
6. Quando, durante uma entrevista, o teu cliente está a dizer algo que não devia.
7. Quando tentas fazer o pitch para a mesma história mas com outro ângulo.
8. Quando uma boa história não tem clippings.
9. Quando envias um pitch e reparas que te esqueceste de alterar o “Olá x”.
10. Quando um cliente pede para colocar os teus contactos num press release que está cheio de adjectivos.
11.Quando alguém pergunta se Relações Públicas é o mesmo que Publicidade.
12. Quando um cliente agradece o teu trabalho.
13. Ouvir os clientes explicar como se diferenciam da concorrência.
14. Quando tens de preparar uma media list extensa para um cliente mas no final ele decide-se por um exclusivo.
15. Quando o teu colega começa a falar de assuntos não relacionados com o trabalho e tu tens de escrever um press release.
Continuar a ler: