Relações públicas é uma profissão pouco compreendida e até mal interpretada. Muitos ainda associam esta profissão a uma pessoa das festas, que conhece muita gente e tem muitos contactos.
Esta é uma visão verdadeiramente redutora. Ser um Relações públicas é ser muito mais do que isto.
Ser um profissional de Relações públicas é ser um especialista em comunicação – comunicação entre pessoas, empresas e órgãos de comunicação social. É ter a capacidade de gerir meios e canais de comunicação nos contextos mais variados e desafiantes.
E por ser uma profissão tão desafiante, aqui ficam 8 razões para adorar uma carreira como Relações Públicas e Responsável de Comunicação:
1. Combinamos paixão com trabalho
Em relações públicas podemos trabalhar com empresas de qualquer indústria ou qualquer dimensão – desde grupos corporativos gigantes a empresas pequenas ou startups. Podemos até trabalhar como freelancers.
Independentemente da dimensão da empresa para a qual trabalhamos, é possível escolher o ramo que mais nos interessa e desenvolver uma carreira nesse sentido.
Desde a indústria automóvel à tecnologia, moda ou lifestyle, relações públicas é uma profissão que nos permite combinar os nossos interesses com a nossa profissão.
2. Não há um momento de tédio
Todos os dias são diferentes para um profissional de relações públicas. Num dia podemos estar a escrever um discurso para um evento, no outro um script para um anúncio televisivo ou vídeo promocional. Em seguida, a desenvolver uma estratégia de comunicação para uma nova marca ou a enviar um novo comunicado de imprensa.
Cada dia traz uma experiência diferente e com isso novos conhecimentos e a possibilidade de ser criativo a cada projeto. Um aspeto desta profissão altamente desafiante e gratificante.
3. Contamos histórias
Storytelling está em todo o lado e este know-how é cada vez mais procurado pelas empresas pois, hoje em dia, os consumidores respondem a histórias (com sentimento e emoção) e não a discursos de vendas.
O relações públicas tem o poder da palavra, tem o poder de influenciar como a história de uma marca ou empresa é escrita. Tem o poder de fazer parte de uma tendência, de acrescentar um pedacinho à história.
4. Aprendemos constantemente
Quer estejamos a falar de técnicas, plataformas ou ferramentas, há sempre algo novo para aprender e dominar.
Além disso, como há a possibilidade de trabalhar com clientes de várias áreas, um dia podemos estar a escrever sobre vinhos e no dia a seguir sobre energias renováveis ou aviões. É mesmo abrangente e não podia ser mais interessante!
5. Pomos à prova a nossa criatividade
Quer trabalhemos como RP de uma empresa, numa agência ou com vários clientes, a criatividade tem de estar sempre presente. Desenhar novas estratégias e escrever são duas competências muito presentes no dia a dia de um profissional de Comunicação e isso exige pensar em novas abordagens, criar, produzir ou inventar coisas novas. Exige criatividade.
6. Fazemos parte de algo maior
Os relações públicas não existem sozinhos. Não são uma ilha. É uma profissão que toca e se relaciona com vários departamentos (a nível interno), assim como vários públicos a nível externo.
Este contacto é verdadeiramente enriquecedor, visto que aprendemos muito com a experiência das pessoas que nos rodeiam, assim como sobre o seu trabalho.
7. O sucesso de um cliente é um sucesso nosso
Ainda me lembro do momento em que, durante minha primeira experiência profissional, uma pessoa nos telefonou porque tinha visto uma notícia sobre um dos nossos artigos e gostaria de comprar um exemplar. É uma sensação incrível saber que influenciaste, de forma visível e direta, a tua empresa.
E em relações públicas este sentimento é frequente. Quando conseguimos que o nosso cliente seja citado num artigo sobre uma tendência, quando ele aparece na capa de um jornal ou é entrevistado para uma revista. É o nosso trabalho que está ali… ainda que ninguém o saiba, mas nós sabemos e não há sentimento melhor!
8. Sentimos o real impacto do nosso trabalho
No seguimento do ponto anterior, as nossas ações como relações públicas têm de facto resultados visíveis para os nossos clientes, a curto e a longo prazo.
As ações dos relações públicas, se sempre foram importantes, hoje em dia assumem cada vez mais importância, sendo vitais para a estratégia global das empresas.
Deu para perceber como gosto do que faço? E vocês? O que gostam mais no vosso trabalho como relações públicas? O que vos fascina nesta área?
Continuar a ler:
Uma resposta
Muitos parabéns pelo teu blogue. Estou certa de que me vai ajudar muito com as dicas de gestão de redes sociais e será bom aprender mais sobre relações públicas, área de que gosto.
Bom trabalho!