8 razões porque adoro ser Relações Públicas

8 razões porque adoro ser Relações Públicas

Relações públicas é uma profissão pouco compreendida e até mal interpretada. Muitos ainda associam esta profissão a uma pessoa das festas, que conhece muita gente e tem muitos contactos.

Esta é uma visão verdadeiramente redutora. Ser um Relações públicas é ser muito mais do que isto.

Ser um profissional de Relações públicas é ser um especialista em comunicação – comunicação entre pessoas, empresas e órgãos de comunicação social. É ter a capacidade de gerir meios e canais de comunicação nos contextos mais variados e desafiantes.

E por ser uma profissão tão desafiante, aqui ficam 8 razões para adorar uma carreira como Relações Públicas e Responsável de Comunicação:

1. Combinamos paixão com trabalho

Em relações públicas podemos trabalhar com empresas de qualquer indústria ou qualquer dimensão – desde grupos corporativos gigantes a empresas pequenas ou startups. Podemos até trabalhar como freelancers.

Independentemente da dimensão da empresa para a qual trabalhamos, é possível escolher o ramo que mais nos interessa e desenvolver uma carreira nesse sentido.

Desde a indústria automóvel à tecnologia, moda ou lifestyle, relações públicas é uma profissão que nos permite combinar os nossos interesses com a nossa profissão.

2. Não há um momento de tédio

Todos os dias são diferentes para um profissional de relações públicas. Num dia podemos estar a escrever um discurso para um evento, no outro um script para um anúncio televisivo ou vídeo promocional. Em seguida, a desenvolver uma estratégia de comunicação para uma nova marca ou a enviar um novo comunicado de imprensa.

Cada dia traz uma experiência diferente e com isso novos conhecimentos e a possibilidade de ser criativo a cada projeto. Um aspeto desta profissão altamente desafiante e gratificante.

3. Contamos histórias

Storytelling está em todo o lado e este know-how é cada vez mais procurado pelas empresas pois, hoje em dia, os consumidores respondem a histórias (com sentimento e emoção) e não a discursos de vendas.

O relações públicas tem o poder da palavra, tem o poder de influenciar como a história de uma marca ou empresa é escrita. Tem o poder de fazer parte de uma tendência, de acrescentar um pedacinho à história.

4. Aprendemos constantemente

Quer estejamos a falar de técnicas, plataformas ou ferramentas, há sempre algo novo para aprender e dominar.

Além disso, como há a possibilidade de trabalhar com clientes de várias áreas, um dia podemos estar a escrever sobre vinhos e no dia a seguir sobre energias renováveis ou aviões. É mesmo abrangente e não podia ser mais interessante!

5. Pomos à prova a nossa criatividade

Quer trabalhemos como RP de uma empresa, numa agência ou com vários clientes, a criatividade tem de estar sempre presente. Desenhar novas estratégias e escrever são duas competências muito presentes no dia a dia de um profissional de Comunicação e isso exige pensar em novas abordagens, criar, produzir ou inventar coisas novas. Exige criatividade.

6. Fazemos parte de algo maior

Os relações públicas não existem sozinhos. Não são uma ilha. É uma profissão que toca e se relaciona com vários departamentos (a nível interno), assim como vários públicos a nível externo.

Este contacto é verdadeiramente enriquecedor, visto que aprendemos muito com a experiência das pessoas que nos rodeiam, assim como sobre o seu trabalho.

7. O sucesso de um cliente é um sucesso nosso

Ainda me lembro do momento em que, durante minha primeira experiência profissional, uma pessoa nos telefonou porque tinha visto uma notícia sobre um dos nossos artigos e gostaria de comprar um exemplar. É uma sensação incrível saber que influenciaste, de forma visível e direta, a tua empresa.

E em relações públicas este sentimento é frequente. Quando conseguimos que o nosso cliente seja citado num artigo sobre uma tendência, quando ele aparece na capa de um jornal ou é entrevistado para uma revista. É o nosso trabalho que está ali… ainda que ninguém o saiba, mas nós sabemos e não há sentimento melhor!

8. Sentimos o real impacto do nosso trabalho

No seguimento do ponto anterior, as nossas ações como relações públicas têm de facto resultados visíveis para os nossos clientes, a curto e a longo prazo.

As ações dos relações públicas, se sempre foram importantes, hoje em dia assumem cada vez mais importância, sendo vitais para a estratégia global das empresas.

Deu para perceber como gosto do que faço? E vocês? O que gostam mais no vosso trabalho como relações públicas? O que vos fascina nesta área?

Continuar a ler:

Sara Vieira

Sara Vieira

informação biográfica

Artigos Relacionados

Estatísticas do Instagram: como ver e interpretar as métricas do teu perfil
Estatísticas do Instagram: como ver e interpretar as métricas do teu perfil
Como criar a Persona (ou o avatar do teu Cliente Ideal)
Como definir o teu Cliente Ideal [inclui exercício]
3 tipos de conteúdo para Converter Seguidores em Clientes
3 Tipos de Conteúdo para converter Seguidores em Clientes

Comentários

Uma resposta

  1. Muitos parabéns pelo teu blogue. Estou certa de que me vai ajudar muito com as dicas de gestão de redes sociais e será bom aprender mais sobre relações públicas, área de que gosto.
    Bom trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *