8 razões porque adoro ser Relações Públicas

8 razões porque adoro ser Relações Públicas

Relações públicas é uma profissão pouco compreendida e até mal interpretada. Muitos ainda associam esta profissão a uma pessoa das festas, que conhece muita gente e tem muitos contactos.

Esta é uma visão verdadeiramente redutora. Ser um Relações públicas é ser muito mais do que isto.

Ser um profissional de Relações públicas é ser um especialista em comunicação – comunicação entre pessoas, empresas e órgãos de comunicação social. É ter a capacidade de gerir meios e canais de comunicação nos contextos mais variados e desafiantes.

E por ser uma profissão tão desafiante, aqui ficam 8 razões para adorar uma carreira como Relações Públicas e Responsável de Comunicação:

1. Combinamos paixão com trabalho

Em relações públicas podemos trabalhar com empresas de qualquer indústria ou qualquer dimensão – desde grupos corporativos gigantes a empresas pequenas ou startups. Podemos até trabalhar como freelancers.

Independentemente da dimensão da empresa para a qual trabalhamos, é possível escolher o ramo que mais nos interessa e desenvolver uma carreira nesse sentido.

Desde a indústria automóvel à tecnologia, moda ou lifestyle, relações públicas é uma profissão que nos permite combinar os nossos interesses com a nossa profissão.

2. Não há um momento de tédio

Todos os dias são diferentes para um profissional de relações públicas. Num dia podemos estar a escrever um discurso para um evento, no outro um script para um anúncio televisivo ou vídeo promocional. Em seguida, a desenvolver uma estratégia de comunicação para uma nova marca ou a enviar um novo comunicado de imprensa.

Cada dia traz uma experiência diferente e com isso novos conhecimentos e a possibilidade de ser criativo a cada projeto. Um aspeto desta profissão altamente desafiante e gratificante.

3. Contamos histórias

Storytelling está em todo o lado e este know-how é cada vez mais procurado pelas empresas pois, hoje em dia, os consumidores respondem a histórias (com sentimento e emoção) e não a discursos de vendas.

O relações públicas tem o poder da palavra, tem o poder de influenciar como a história de uma marca ou empresa é escrita. Tem o poder de fazer parte de uma tendência, de acrescentar um pedacinho à história.

4. Aprendemos constantemente

Quer estejamos a falar de técnicas, plataformas ou ferramentas, há sempre algo novo para aprender e dominar.

Além disso, como há a possibilidade de trabalhar com clientes de várias áreas, um dia podemos estar a escrever sobre vinhos e no dia a seguir sobre energias renováveis ou aviões. É mesmo abrangente e não podia ser mais interessante!

5. Pomos à prova a nossa criatividade

Quer trabalhemos como RP de uma empresa, numa agência ou com vários clientes, a criatividade tem de estar sempre presente. Desenhar novas estratégias e escrever são duas competências muito presentes no dia a dia de um profissional de Comunicação e isso exige pensar em novas abordagens, criar, produzir ou inventar coisas novas. Exige criatividade.

6. Fazemos parte de algo maior

Os relações públicas não existem sozinhos. Não são uma ilha. É uma profissão que toca e se relaciona com vários departamentos (a nível interno), assim como vários públicos a nível externo.

Este contacto é verdadeiramente enriquecedor, visto que aprendemos muito com a experiência das pessoas que nos rodeiam, assim como sobre o seu trabalho.

7. O sucesso de um cliente é um sucesso nosso

Ainda me lembro do momento em que, durante minha primeira experiência profissional, uma pessoa nos telefonou porque tinha visto uma notícia sobre um dos nossos artigos e gostaria de comprar um exemplar. É uma sensação incrível saber que influenciaste, de forma visível e direta, a tua empresa.

E em relações públicas este sentimento é frequente. Quando conseguimos que o nosso cliente seja citado num artigo sobre uma tendência, quando ele aparece na capa de um jornal ou é entrevistado para uma revista. É o nosso trabalho que está ali… ainda que ninguém o saiba, mas nós sabemos e não há sentimento melhor!

8. Sentimos o real impacto do nosso trabalho

No seguimento do ponto anterior, as nossas ações como relações públicas têm de facto resultados visíveis para os nossos clientes, a curto e a longo prazo.

As ações dos relações públicas, se sempre foram importantes, hoje em dia assumem cada vez mais importância, sendo vitais para a estratégia global das empresas.

Deu para perceber como gosto do que faço? E vocês? O que gostam mais no vosso trabalho como relações públicas? O que vos fascina nesta área?

Continuar a ler:

Comentários

Uma resposta

  1. Muitos parabéns pelo teu blogue. Estou certa de que me vai ajudar muito com as dicas de gestão de redes sociais e será bom aprender mais sobre relações públicas, área de que gosto.
    Bom trabalho!

Escrever comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sara Vieira

Sara Vieira

Olá! Sou Mentora de Negócios e ajudo empreendedoras a comunicar com mais clareza e fechar mais clientes, através de uma abordagem ética e humana. É isso que procuras? Sabe mais sobre como te posso apoiar na página Serviços.

Artigos Relacionados

Estatísticas do Instagram: como ver e interpretar as métricas do teu perfil
Estatísticas do Instagram: como ver e interpretar as métricas do teu perfil
Como criar a Persona (ou o avatar do teu Cliente Ideal)
Como definir o teu Cliente Ideal [inclui exercício]
3 tipos de conteúdo para Converter Seguidores em Clientes
3 Tipos de Conteúdo para converter Seguidores em Clientes
Sara Vieira, Mentora de Negócios & Especialista em Marketing Ético