O nosso relatório de Assessoria está errado. Eis porquê.

Relatório Assessoria de Imprensa Exemplo Errado

É sabido que a maioria das pessoas:

  1. não sabe da existência dos relações públicas;
  2. não entende o que estes fazem;
  3. não se apercebe dos seus resultados e importância.

Mesmo os clientes – mais habituados a esta realidade -, têm dificuldades em entender o verdadeiro valor das ações dos Relações Públicas. E aqui a culpa é nossa.  

Sim, nossa. Porquê?

Exemplo de um relatório de Relações Públicas tradicional

Um relatório standard de Assessoria de Imprensa inclui normalmente:

  • Lista dos press releases enviados;
  • Número de clippings alcançados;
  • % dos clippings nos top media;
  • % dos clippings no online, na televisão, na rádio e na imprensa;
  • Número de menções;
  • Número de entrevistas;
  • Número de eventos.

E o que este relatório mostra na perfeição é a nossa atividade, o que estivemos a fazer e a produzir. Como ocupamos o tempo e em que áreas investimos. Mas o que este tipo de relatório falha em fazer é mostrar se e como atingimos os objetivos de comunicação.

Se queremos mostrar o valor dos Relações Públicas temos de apresentar performance, não atividade.

Nova proposta para relatório de Assessoria de Imprensa

O que incluir então? Algumas métricas alternativas a considerar:

  • Número de clippings com link e respetivo tráfico para o website;
  • Posicionamento dos clippings no SERP/pesquisa Google;
  • Engagement dos clippings nas redes sociais;
  • Comentários e reviews dos utilizadores;
  • Retenção dos consumidores/utilizadores;
  • Retorno financeiro.

Antigamente, quando um cliente lia uma notícia ou uma entrevista sobre uma marca num jornal e no dia seguinte comprava o produto, este impacto era muito difícil de calcular. Hoje em dia já não é assim. E é o nosso dever enquanto Relações Públicas provar o impacto e real valor das nossas ações.

Que métricas utilizam nos vossos relatórios? Partilhem nos comentários.

Continuar a ler:

Comentários

Uma resposta

Escrever comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sara Vieira

Sara Vieira

Olá! Sou Mentora de Negócios e ajudo empreendedoras a comunicar com mais clareza e fechar mais clientes, através de uma abordagem ética e humana. É isso que procuras? Sabe mais sobre como te posso apoiar na página Serviços.

Artigos Relacionados

Estatísticas do Instagram: como ver e interpretar as métricas do teu perfil
Estatísticas do Instagram: como ver e interpretar as métricas do teu perfil
Como criar a Persona (ou o avatar do teu Cliente Ideal)
Como definir o teu Cliente Ideal [inclui exercício]
3 tipos de conteúdo para Converter Seguidores em Clientes
3 Tipos de Conteúdo para converter Seguidores em Clientes