O Instagram anda já há meses a testar em vários países a ocultação do número de gostos nos posts. Enquanto criadoras de conteúdo ainda teremos acesso ao número de gostos que cada post recebeu, mas quem está do outro lado vai deixar de ter acesso a esta informação.
Segundo o próprio Instagram, esta alteração vai agora ser aplicada na Europa de forma gradual e Portugal é um dos países contemplados.
Diz-me nos comentários:
- Ainda consegues ver o número de likes que os outros receberam ou já não tens acesso?
- E o que achas desta alteração?
Qual será o impacto do fim dos gostos para os nossos negócios e projectos?
Muitas pessoas – principalmente nós que temos um negócio – encontram-se preocupadas com esta alteração. Perguntamo-nos que tipo de consequências é que estas alterações no Instagram podem vir a ter no nosso projecto.
A minha opinião?
- O número de gostos vai diminuir
- O número de comentários vai diminuir
- O engagement vai, de forma geral, diminuir – como tem aliás acontecido ao longo dos últimos meses
Acredito que estamos agora numa fase de transição (tal como aconteceu já noutras plataformas). Basta pensar que há uns anos receber centenas de comentários em blogs era comum e hoje em dia praticamente ninguém deixa comentários num blog.
Isso significa que a plataforma perde relevância? Que nós deixamos de puder acrescentar valor? Ensinar? Partilhar a nossa mensagem?
Não! Significa apenas que o comportamento das pessoas está a mudar. Há cada vez mais “seguidores silenciosos” e este fenómeno vai intensificar-se.
As pessoas vão seguir o teu conteúdo. Aprender contigo. Rir contigo. Chorar contigo, se for preciso. Mas não vão “gostar” ou comentar tanto. E isso é completamente ok.
Lembra-te: O número de gostos e comentários não paga contas. O número de gostos e comentários não tem qualquer correlação com o sucesso do teu negócio. Por isso não vejas estes dados como métricas para definir o teu sucesso.
Praticamente nenhuma das minhas clientes gosta, comenta ou partilha o meu conteúdo. Mas acompanham cada partilha e, por reconhecerem valor, decidiram investir.
Agora, mais do que nunca, ter uma estratégia de conteúdo é VITAL
Saber qual é a nossa proposta de valor, para quem estamos a falar e que tipo de conteúdos é que essa pessoa precisa é imperativo para superar as alterações constantes da plataforma.
Se precisares de apoio com esta questão, entra em contacto! Se tens a estratégia definida, é continuar com o trabalho (com ou sem gostos)!
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