As Instagram Stories são uma ótima forma de criarmos conteúdo imediato e real – que gera conexão e ligação com a nossa audiência. E há muitas opções que tornam esta interação e ligação mais fortes. Uma dessas opções é precisamente o Quiz ou Questionário. Neste artigo vou partilhar contigo exatamente o que é o Questionário, para que serve, como fazer um Quiz nas Stories e ainda ideias de perguntas que podes fazer.
O que é o Questionário nas Stories?
O Questionário é um sticker que podemos utilizar nas Instagram Stories. Há várias opções para gerar interação nas Stories: o Questionário, a Pergunta, a Sondagem e o Slider.
Ao contrário das outras opções, o questionário permite-nos fazer uma pergunta à nossa audiência e dar até 4 opções de resposta. Ao selecionar uma das opções, a pessoa percebe imediatamente se acertou ou não na resposta certa.
Como fazer um Quiz no Instagram, passo a passo
Fazer um questionário ou quiz nas Instagram Stories é muito simples. Quando tiveres tirado ou selecionado a imagem de fundo que queres utilizar, o próximo passo é selecionar o ícone dos “Stickers”, no canto superior direito (onde podemos ver aquele smile quadrado).
Depois de selecionado o ícone dos Stickers irá aparecer uma janela com as várias opções à tua disposição. Seleciona o sticker que diz Quiz ou Questionário.
Depois de selecionado o sticker Questionário, vai aparecer esse sticker na tua story. Nesta fase, podes editar a pergunta e editar as respostas. Por defeito, o Instagram coloca duas respostas (que é o mínimo permitido) mas podes criar até quatro opções de respostas.
Podes também personalizar a cor desse módulo, carregando no ícone colorido que vês ao centro na parte de cima do ecrã.
O passo seguinte será selecionar a resposta certa, pois depois de responderem ao teu quiz, os teus seguidores saberão se responderam certo ou errado à tua questão.
Ideias de Perguntas para o Questionário
Alternativamente, e se não souberes muito bem o que perguntar, podes ainda criar um Quiz através da opção Criar (ou Create), que encontras na primeira posição, do lado esquerdo do teu ecrã – tal como podes ver na imagem abaixo.
Esta é uma ótima opção quando não sabes bem o que perguntar, pois o Instagram dá-te alguma inspiração, apresentando-te uma série de ideias pré-definidas que podes editar e adaptar.
Para acederes a estes templates, só tens de carregar onde diz “Criar” e percorrer todas as opções até encontrares o Questionário. Vai automaticamente aparecer uma ideia que podes adaptar e caso querias ver mais, podes carregar no ícone dos dados (localizado no topo da story) para acederes a novas perguntas.
Como usar o Quiz ou Questionário: 3 ideias para Marcas
Se tiveres o teu projecto pessoal ou marca, de que forma é que podes utilizar o quiz? É isso mesmo que vamos ver agora em pormenor. Vou partilhar contigo 3 ideias para usares o questionário enquanto empreendedor ou marca.
1. Perceber quão bem a tua audiência te conhece e aproximares-te assim do teu cliente ideal
Podes aproveitar esta feature para aproximar a tua audiência da tua marca. Ou seja, podes usar o quiz para fazer perguntas sobre ti, o teu projecto, a tua forma de pensar, etc. Tudo o que te ajude a comunicar os teus valores, a tua personalidade, a tua forma de viver, a tua missão, forma de pensar e ver o mundo aproxima-te das pessoas que se identificam contigo e ajuda-te a criar uma relação mais próxima com essas mesmas pessoas. Ao identificarem-se contigo e com os teus valores, estas pessoas distinguem-se das demais e tornam-se assim potenciais clientes.
2. Gerar Entusiasmo à volta de um novo Produto ou Serviço
Outra utilização possível do Quizz é questionar a tua audiência sobre um lançamento ou novidade, perguntando-lhes se conseguem adivinhar o que aí vem. Dessa forma, crias envolvimento e podes ainda aproveitar esta oportunidade para esclarecer o porquê de não serem as outras opções – informando, educando e dando mais contexto aos teus seguidores.
Mas estas 2 ideias são apenas o nível mais básico de oportunidade que vejo aqui. Para mim, o maior potencial do Questionário é utilizá-lo para:
- conhecer a nossa audiência;
- perceber quem são e o que querem;
- como podemos servir os nossos potenciais clientes.
Assim, outra ideia seria utilizar o Quizz para:
3. Fazer Pesquisa de Mercado
Pede à tua audiência para ignorar a resposta correcta e pergunta-lhes que tipo de tópicos é que gostariam de ouvir ou que problemas ou dificuldades enfrentam, para que as possas ajudar ao máximo.
Tens perguntas específicas que gostarias de perguntar à tua audiência? Sobre que dificuldades, problemas, anseios e frustrações estão a enfrentar? Ou sobre que objectivos e sonhos gostariam de atingir? Todas estas informações podem ser absolutamente vitais para traçares uma estratégia de marca e estratégia de conteúdo que vá de encontro às necessidades do teu cliente ideal. E o questionário é uma excelente ferramenta para ter acesso a essa informação!
Porquê usar o quiz ou questionário no Instagram
Usar o quiz ou questionário é mais uma oportunidade para interagires com a tua audiência e todas as interacções contam. Não só porque estás de facto a aproximar-te da tua audiência, mas também porque a utilização de todas as features do Instagram acaba por fazer com que o algoritmo reconheça mais atividade na tua conta, destacando-a assim das demais.
Assim, quantas mais vezes usares esta e outras features de interação, maior é a probabilidade do Instagram mostrar o teu conteúdo a mais pessoas.
Porquê? Porque ao partilhares oportunidades de interação (com o Slider, as Perguntas, a Sondagem ou o Questionário), estás a aumentar o relacionamento e proximidade contigo e com a tua conta. Isso vai aumentar o engagement, o que leva o algoritmo a sugerir a tua conta a mais pessoas – aumentando assim o teu alcance!
O Questionário, tal como os restantes stickers de Interação, são excelentes para:
- Aumentar a ligação à tua audiência;
- Aumentar o teu engagement e alcance.
Agora conta-me: Foi útil? Tens dúvidas ou questões adicionais? Partilha comigo na secção de comentários.
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