Facebook: 7 dicas secretas para marcas e empreendedoras

Quando falamos do Facebook esta parece ser uma rede social sem segredos para a maioria dos utilizadores. Para os mais de 1,09 biliões de utilizadores diários ativos, o scroll pelo feed e as interações com as publicações são bastante fáceis e intuitivas.

Mas para os profissionais de Comunicação e Redes Sociais ou especialistas de Marketing, há muito mais aspetos a ter em conta. Passa-se muito nos “bastidores” e mantermo-nos informados sobre todos os recursos disponibilizados pelo Facebook é uma tarefa quase diária.

Por esta razão, compilamos aqui 7 das várias funcionalidades desta rede social, desconhecidas para a maioria das pessoas, mas essenciais para quem tem como objetivo melhorar a experiência do utilizador e converter.

1. Páginas para observar

A funcionalidade Pages to Watch é um recurso com capacidades impressionantes: os responsáveis pela gestão de páginas no Facebook podem seguir até 100 páginas diferentes; comparar rapidamente a atividade das páginas (mostrando dados das melhores publicações dos últimos 7 dias); e acompanhar o engagement e crescimento das suas audiências.

Para aceder a este recurso basta ir à secção “Estatísticas”, e depois, por baixo de “As tuas 5 publicações mais recentes”, irão encontrar a parte das “Páginas para observar”.

Nesta fase podem adicionar as páginas que querem seguir e a partir desta altura ficam com uma visão detalhada das páginas concorrentes. Isto permite ver os posts mais populares de cada página numa questão de segundos, assim como acompanhar o número de gosto e interações.

2. Gostar de uma página como uma marca

Uma ótima forma de apoiar outras marcas e promover parcerias no Facebook é gostar das páginas com a página da empresa. Este recurso permite assim às marcas apoiar os seus parceiros e diferentes stakeholders no Facebook.

Basta procurar a página na qual pretendem deixar o vosso like e ir ao seu perfil. Depois selecionar a opção “More” e “Gostar como a tua página”. De seguida irá aparecer um pop-up para selecionarem a página com a qual pretendem fazer o like (útil para quem faz gestão de várias contas simultaneamente).

Para finalizar, basta carregar “Enviar”!

3. Guardar uma publicação para ver mais tarde

Com o recurso “Guardar ligação” poderão guardar os artigos que mais vos interessam. A ideia é guardar as ligações para que as possam consultar mais tarde e com tempo. A mesma funcionalidade resulta para fotos, eventos ou vídeos.

Esta função é particularmente útil para guardar artigos mais longos e para os quais sabemos que não temos tempo no momento, mas que, por algum motivo, não queremos deixar escapar! Por exemplo, notícias sobre marketing ou social media ou mesmo publicações que poderão ser interessantes para partilhar nas vossas páginas.

Para utilizar fazer uso deste recurso:
No feed das notícias, carregar na seta do canto direito da publicação que pretendem salvar e selecionar “Guardar ligação”. Esta e todas as outras que guardarem futuramente estarão disponíveis para consulta posterior no lado direito da aplicação, por baixo do menu Favoritos, na secção “Guardados”.

Alternativamente poderão ir diretamente a www.facebook.com/saved

4. Estatísticas de Público do Facebook

Outro dos recursos bastante interessantes do Facebook, particularmente para quem aposta em publicidade paga, é o Audience Insights – facebook.com/ads/audience-insights

Esta funcionalidade fornece informações detalhadas sobre os públicos-alvo para que possamos criar conteúdo relevante.

É também uma ferramenta incrível para ter acesso a gráficos e dados estatísticos sobre o público global do Facebook (dados demográficos, gostos, interesses, etc.).

5. Pesquisar posts anteriores

Muitos marketeers estão familiarizados com a secção de Estatísticas da página, que fornece dados sobre as reações e alcance das publicações, cliques, gostos e cancelamento de gostos, etc.

Mas uma ferramenta que muitas pessoas desconhecem é a Pesquisa dentro das publicações já efetuadas. Na área “Ferramentas de Publicação”, no menu superior ao lado das Estatísticas, encontrarão uma barra de pesquisa e uma lista de todas as publicações feitas.

Este recurso é útil para pesquisar posts sobre determinado tema, tornando assim mais fácil recuperar qualquer publicação, tenha sido ela feita há pouco ou há muito tempo.

Esta ferramenta também permite recordar o desempenho de uma publicação sobre determinado tema, ajudando a perceber se é relevante ou não para o público da página!

6. Marcar uma publicação no topo da página do Facebook

Fixar determinadas mensagens no topo da página é uma estratégia bastante simples, mas extremamente útil para redirecionar a audiência para publicações importantes, anúncios ou eventos.
Na tua timeline, encontra a publicação que gostarias de fixar e seleciona a seta para baixo no canto superior direito e carrega em “Marcar no topo”.

É importante ir rodando as publicações em destaque: uma vez por semana ou de duas em duas semanas.

7. Ver as pessoas e outras páginas que gostam da página

Outra característica útil do Facebook é o separador “Pessoas e outras páginas”, que aparece nas configurações da página. Este recurso permite visualizar todas as pessoas e outras páginas de empresas que gostam da tua página.

Para aceder a esta funcionalidade basta ir a Definições e no menu, do lado esquerdo, selecionar “Pessoas e outras páginas”. Este recurso é particularmente útil para ir acompanhando as pessoas que gostam da página:
– Por exemplo, se estiver a decorrer um concurso poderá ser interessante para detetar perfis falsos;
– Por outro lado, poderá permitir identificar as marcas que gostam da tua página e abrir assim as portas para parcerias de conteúdo ou campanhas de Marketing.

E para vocês… quais são os vossos recursos preferidos do Facebook? Deixem nos comentários as vossas sugestões!

 

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Sara Vieira

Sara Vieira

Olá! Sou Mentora de Negócios e ajudo empreendedoras a comunicar com mais clareza e fechar mais clientes, através de uma abordagem ética e humana. É isso que procuras? Sabe mais sobre como te posso apoiar na página Serviços.

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