5 dicas para tirares melhores fotos para o Instagram

Quem é que já tentou tirar umas fotos para o seu Instagram e acabou por não aproveitar nenhuma? Ou dedicar umas boas horas e depois de dezenas (centenas?) de fotos, só gostar de algumas? Já me aconteceu!

De uma forma ou de outra, já todos passamos por isso. Quer seja a documentar uma viagem, a tentar captar um local fantástico ou simplesmente a tirar algumas fotografias ambiente que nos rodeia. Todos os que já se aventuraram a tirar umas fotos sabem que não é assim tão simples quanto parece.

A pensar em todas as empreendedoras digitais que não têm ajuda na parte da fotografia, fazem tudo sozinhos mas gostariam de aprimorar as imagens que partilham, reuni 5 dicas muito simples e fáceis de implementar! Percorre o artigo até ao final e tenta aplicar estas estratégias da próxima vez que quiseres produzir algumas imagens para o teu perfil de Instagram.

Dois pontos antes de passarmos às dicas:

  1. Se és empreendedora, o tipo de fotografias que precisas de tirar pode variar bastante. Alguém que aborda viagens tem de tirar fotos mais espontâneas, em movimento, enquanto que uma empreendedora na área da beleza tira mais fotos estáticas, de produtos, por exemplo. Algumas destas dicas aplicam-se mais a uns do que a outros, mas espero que de uma forma ou de outra, estes truques te possam ajudar.
  2. Estas dicas aplicam-se (também) a quem utiliza o telemóvel para tirar as fotos. Não é preciso câmaras caras, quando se está a dar os primeiros passos. Além disso, com a qualidade que hoje em dia as câmaras têm é muito mais prático andar simplesmente com o telemóvel e captar sempre que necessário aqueles momentos de magia (que às vezes perdemos quando levamos muito equipamento).

Dicas para tirar melhores fotos para o Instagram

Dica 1: Limpa a lente da câmara

Antes de fotografar, limpa sempre a lente da câmara. Faz uma diferença enorme. Principalmente quando estamos a fotografar com o telemóvel, uma vez que andamos sempre com o telemóvel de um lado para o outro e acaba por ficar com manchas.

Dica 2: Experimenta muitos ângulos (e não apenas um)

Se uma fotografia não está a sair bem, fotografa mais perto, fotografa de diferentes ângulos. Tira muitas fotos, sempre de diferentes posições e com algumas variações até encontrares uma composição que gostas. Aí tira mais umas quantas. Nada pior do que teres uma foto que gostas mas que estava desfocada. Tira várias para isso não acontecer.

Dica 3: Capta os pormenores

Fotografias bonitas nem sempre significam sair de casa e fotografar num local lindíssimo e interessante. Experimenta fotografar dentro de casa e captar os mais pequenos pormenores: o teu espaço de trabalho, os objectos que fazem parte da tua história, as tuas plantas, etc. Garante apenas que tentas aproveitar a luz natural.

Dica 4: Cria um moodboard ou um álbum com referências

Se o tipo de fotografia que queres tirar é muito específico (como, por exemplo, uma foto de perfil nova) é sempre boa ideia ires guardando algumas fotos de referência para criar um moodboard.

Eu costumo guardar no Instagram (depois é só ir ao perfil, carregar no canto superior direito e selecionar “Guardados” para ver tudo. No Instagram podes até criar diferentes pastas para diferentes ideias. Para este efeito, também gosto muito do Pinterest, porque quando estás numa foto que gostas, o Pinterest sugere-te novas imagens com base na que selecionaste! Queres ter acesso a um exemplo de um álbum do Pinterest cheio de referências? Vê aqui o álbum que criei: Ideias & Inspiração para fotos do Instagram.

Dica 5: Tenta incluir algo que diferencie as tuas imagens

Tenta desenvolver um estilo próprio ou algo que diferencia as tuas imagens. Pode ser um elemento da fotografia ou a paleta de cores que utilizas, mas é importante ires desenvolvendo um estilo nas tuas fotografias, para que a longo-prazo cries uma identidade visual. A determinada altura isto irá permitir que, quando uma pessoa se depare com uma imagem perceba automaticamente que a imagem é tua.

Formas de fazer isto? Apenas algumas ideias: fotografar sempre dos mesmos ângulos, utilizar sempre os mesmos filtros ou utilizar imagens dentro da mesma paleta de cores.

Gostaste destas dicas? Tens outras? Partilha na secção de comentários!

Continuar a ler:

Sara Vieira

Sara Vieira

informação biográfica

Artigos Relacionados

Guias no Instagram: Como criar e usar Guias, passo a passo
Guias no Instagram: Como criar e usar Guias, passo a passo
Como editar fotografias para criar um feed de Instagram harmonioso
Como editar fotos para o Instagram, passo a passo
Como escrever um Post no Instagram
Como escrever um Post (altamente eficaz) no Instagram

Comentários

2 respostas

  1. Olá. Adorei as dicas.
    Confesso que tenho tido muita dificuldade com as fotos. Recebi uma câmara no Natal e achei que era a solução, mas afinal não ?
    Tiro muitas fotos mas depois no final não utilizo quase nenhum e acabo por recorrer aos bancos de fotos para os meus artigos.
    Vou usar essas dicas, obrigada ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *