Se procuras posicionar o teu negócio no Instagram de uma forma a vender e converter assim os teus seguidores em clientes, há uma série de estratégias a adoptar – como, por exemplo, otimizar a bio do Instagram.
Neste artigo não vamos ver todas elas, mas sim focarmo-nos no tipo de conteúdo que devemos desenvolver para conseguir chegar eficazmente aos nossos potenciais clientes e fazer a venda acontecer.
Como vender no Instagram
Basicamente há 3 TIPOS DE CONTEÚDO que deves incluir na tua estratégia se queres fechar clientes no Instagram.
E porque é que são 3? Porque se queremos fechar clientes, criar uma comunidade participativa, cheia de pessoas interessadas no que temos para oferecer, tens de cumprir 3 objetivos distintos:
- Autoridade – para vender no Instagram temos de ser vistos como uma referência na área;
- Afinidade – para vender no Instagram temos de nos dar a conhecer e conectar a um nível mais profundo com as pessoas que nos seguem;
- Anúncio – para vender no Instagram temos de divulgar eficazmente a nossa oferta (senão as pessoas não compreendem como podem trabalhar connosco ou comprar os nossos produtos).
Vamos analisar cada tipo de conteúdo para que os possas pôr em prática no teu negócio.
Como vender no Instagram: criar conteúdo de AUTORIDADE
O objetivo deste tipo de conteúdo é aumentar a tua credibilidade e tornares-te assim uma referência na tua área. Se as pessoas não te reconhecerem valor e conhecimento, não vão querer trabalhar contigo. Que conteúdos deves então partilhar para aumentar a tua autoridade? Conteúdos educativos!
Exemplos de conteúdo de autoridade:
- Dicas;
- Conhecimentos;
- Checklists;
- Processos.
Como fazer vendas pelo Instagram: criar conteúdo de AFINIDADE
Até podes ter todo o conhecimento e autoridade num determinado assunto, mas se não te deres a conhecer, a tua audiência não se sentirá próxima de ti e conectada com a tua marca.
É por isso extremamente importante que partilhes conteúdo de conexão, em que o objetivo é gerar confiança e proximidade.
Exemplos de conteúdo de afinidade:
- Opiniões
- Histórias
- Partilhas vulneráveis
Como vender pelo Instagram: criar conteúdo de ANÚNCIO
Agora que as pessoas te reconhecem como uma autoridade e se sentem conectadas contigo, estás numa posição mais favorável para divulgares a tua oferta. O objetivo deste tipo de conteúdo é converter os teus seguidores em clientes!
Este é o tipo de conteúdo onde vejo mais erros a acontecer: ou não promover absolutamente nada (só partilhar conhecimentos, dicas e conteúdo de conexão e nunca falar do serviço ou produto) ou partilhar apenas conteúdo promocional e estar sempre a falar de um determinado produto ou serviço. Nem um nem outro estão corretos.
Para vender eficazmente é preciso encontrar aquele equilíbrio saudável entre dar e receber. E ao desenvolveres estes 3 tipos de conteúdo, de forma harmoniosa, conseguirás esse equilíbrio perfeito.
Exemplos de conteúdo de venda:
- Anúncios
- Call to action no final das publicações
- Prova Social (Testemunhos)
Autoridade, Afinidade & Anúncio. Com este sistema tens TUDO para fechar clientes! Conta-me nos comentários: foi útil este post? O que te trouxe de novo e que vais implementar no teu negócio no Instagram?
Se tiveres dificuldade em saber como implementar este sistema e precisares de mais exemplos ou apoio personalizado, envia-me um email para [email protected] para marcar uma sessão de consultoria comigo! No final de 90 min saberás o que tens de publicar e como o fazer (da forma mais eficiente!).
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4 respostas
Ótimo artigo. ❤❤
Obrigada Arlene 🙂
Top esse artigo, sou social media estou construindo ainda a minha autoridade.
Grata Delfim!