A pensar vender os teus produtos físicos ou digitais através do Instagram e queres montar uma loja, mas não sabes como o fazer? Neste artigo vou explicar-te tudo o que precisas de saber para conseguir criar a tua loja no Instagram!
As compras no Instagram são um excelente recurso para que mais pessoas descubram os teus produtos. E a ideia é facilitar ao máximo esse processo de compra: um cliente vê uma publicação ou o teu perfil, sente-se inspirado e quer encontrar o teu produto (e mais informações sobre ele). Ao teres uma loja no Instagram garantes que esse processo é simples e fácil.
O que é a Loja do Instagram?
A Loja do Instagram é uma loja personalizável que permite às pessoas, que entram no teu perfil ou interagem com o teu conteúdo, comprar diretamente no Instagram ou serem reencaminhadas para o teu site para finalizarem a compra. É uma ótima forma de dar a conhecer os teus produtos e tornar a jornada do teu cliente mais simples.
O que é preciso para ter uma Loja no Instagram: requisitos e regras
Para teres uma Loja no Instagram:
- o teu negócio tem de estar localizado num dos mercados em que a funcionalidade das Compras está disponível. Podes aceder à lista completa aqui.
- o teu negócio tem de estar em conformidade com o Acordo de Vendedor do Instagram e as suas políticas comerciais;
- o teu negócio tem de ter um site onde tens uma loja já disponível. Se não tiveres site com loja, não será possível teres loja no Instagram;
- a tua conta de Instagram tem de ser uma conta comercial ou uma conta de criador de conteúdo. Não é possível ter uma loja numa conta pessoal.
- tens de ter uma Página no Facebook. Se não tens, podes criar uma facilmente. Atenção: não é necessário ter uma Loja da Página do Facebook – apenas uma Página.
Como criar uma Loja no Instagram
Se cumpres todos os requisitos que acabei de partilhar, tens todas as condições para criar e montar a tua loja! Há 4 passos para criares a tua loja no Instagram e teres acesso às etiquetas de produto (que é aquela ferramenta em que partilhas um dos teus produtos numa imagem e podes identificar o produto para que o teu potencial cliente seja automaticamente direcionado para a página de informação do produto).
Passo 1: Conectar a tua Página de Facebook
O primeiro passo é vincular a tua conta do Instagram a uma Página do Facebook. Para isso, vais ao teu perfil de Instagram, selecionas “Editar Perfil”, selecionas “Página” (na parte das Informações do perfil) e escolhes a página que queres conectar.
Passo 2: Carregar o teu catálogo de produtos
Há duas formas de fazer este passo. Através do Gerenciador de Catálogos ou da integração com a plataforma de comércio que utilizas (como, por exemplo, Shopify).
Encontras o passo a passo para criar o teu catálogo, através do Gerenciador, aqui.
E a explicação de como podes importar os teus artigos através da plataforma que já utilizas aqui.
Passo 3: Submeter a conta para análise
Depois de carregares os teus produtos, tens de enviar a tua conta pra análise. De acordo com o Instagram, estas análises podem demorar alguns dias, e em alguns casos um pouco mais.
Para submeteres o teu perfil para análise tens de:
- Aceder ao teu perfil, carregar no Menu.
- Selecionar configurações.
- Cadastrar para o recurso Compras.
- E seguir os passos para enviar a conta para análise.
Para ver o progresso, podes aceder a Compras, nas configurações, e verificar o status da análise.
Passo 4: Ativar as Compras
Assim que a tua conta seja aprovada, podes ativar o recurso das Compras. Se ainda não tiveres acesso a esta opção, é porque ainda está em análise ou o teu perfil não foi aprovado para ter uma Loja no Instagram.
Para ativar as Compras:
- Aceder ao teu perfil, carregar no Menu.
- Selecionar configurações.
- Selecionar “Empresas” e “Compras”
- Carregar em “Catálogo de produtos” e depois “Concluir”.
Agora que ativaste o recurso das Compras, podes então começar a marcar os teus produtos nas publicações do Feed e nas Stories! Boas vendas!
Alguma dúvida ou suporte que precises na criação da tua Loja no Instagram, podes utilizar o Centro de Ajuda para Negócios Facebook.
Se quiseres acompanhar todas as novidades do instagram sobre Lojas e as notícias mais recentes sobre compras no Instagram, podes seguir o perfil oficial do Instagram: @shop.
(Este artigo foi atualizado em Maio de 2021)
Continuar a ler: