bem-vinda ao postandpin

sara vieira consultoria instagram conteudo

bem-vinda ao postandpin

Um blog onde encontras dicas sobre Instagram e Marketing de Conteúdo. Junta-te às mais de 100.000 pessoas que todos os meses aprendem a otimizar a sua presença online.

Sem inspiração? 8 dicas para superares um bloqueio criativo

E voltares ao teu flow

Etiquetas:

Já aconteceu a toda a gente. Principalmente a empreendedores digitais, bloggers ou criadores de conteúdo. Querer produzir algo, quer cumprir com uma deadline mas não saber muito bem qual é o caminho ou começar a escrever e simplesmente não nos parecer bem. Certo?

A isto muita gente chama de bloqueio criativo ou medo da página em branco.

Há diversas formas de lidar com esta situação e hoje gostaria de partilhar algumas das estratégias que utilizo quando isto me acontece. Se tiveres sugestões e quiseres partilhar como tu lidas com esta situação e o que te ajuda nestes momentos, deixa o teu contributo na secção de comentários, no final do artigo.

1. Distancia-te do computador (ou do telemóvel)

Às vezes tudo o que precisamos para nos sentirmos inspirados novamente é simplesmente afastarmo-nos da tarefa que estamos a fazer.

Para e dedica alguns minutos a esticar as pernas, a dar uma caminhada (nem que seja apenas 5 minutos) ou a estar um pouco à janela. Dedicar alguns minutos a fazer nada, pode ajudar-te a fazer tudo de seguida.

2. Faz algo diferente

Em linha com a última dica, dedica-te a algo completamente diferente do que estavas a fazer. Se o que estavas a fazer era, por exemplo, escrever, faz algo totalmente diferente, como ouvir música, dançar ou pintar. Quando voltares à tarefa inicial vais ver que vais ter outra perspectiva e mais inspiração.

3. Descansa

Quantas vezes estamos numa tarefa à imenso tempo e estamos a insistir, insistir e não saímos do lugar? Pois é. Se não te sentes inspirado e estás cansado, ouve essa indicação do teu corpo e descansa. Pode ser simplesmente uma sesta ou ir mesmo dormir, mas a verdade é que nos distanciarmos e descansarmos faz toda a diferença.

4. Bebe uma chávena de café ou chá

Esta dica vai muito em linha com as anteriores, mas parar para fazer e beber uma chávena de chá ou café pode ser tudo o que precisas para voltares com toda a força para a tua tarefa.

5. Medita

Se não tens nenhuma app de meditação não há problema. Escreve no youtube ou no spotify “meditação” e aproveita os imensos recursos gratuitos que existem para fazer uma meditação guiada e dedicar algum tempo só para ti.

6. Toma um banho

Para despertar e libertar-te da energia parada que estás a sentir nada melhor do que tomar um banho, caso ainda não o tenhas feito. Um passo tão simples mas fazer toda a diferença.

7. Escreve (e descreve o que estás a sentir)

Journalling pode ser muito poderoso para desbloquear qualquer situação interna que te está a impedir de avançar com o teu trabalho. Dedica alguns minutos a escrever e descrever o que estás a sentir. Fica com essa ideia durante algum tempo, aceita-a e depois tenta encontrar uma solução – e essa solução pode passar por fazer uma das várias sugestões que te deixo neste artigo.

8. Muda de ambiente (ou muda o ambiente à tua volta)

Se tiveres oportunidade de ir para outro local, essa pode ser uma opção. Alternativamente podes mudar o ambiente ao teu redor. Arrumar a divisão em que estás (ou até arrumar a casa), abrir as janelas, ligar umas velas ou pôr música a dar. Qualquer coisa que te ajude a sentires-te melhor e mais à vontade.

Continuar a ler:

comentários