Como é que sei se estou a partilhar conteúdo de valor? Conteúdo que me aproxima do meu cliente ideal?
Com o crescimento dos “seguidores silenciosos” (ou seja, as pessoas que consomem o nosso conteúdo mas não gostam ou comentam) como é que sabemos se o que estamos a partilhar é relevante ou não? Neste post vou explicar-te.
Se antigamente o número de gostos e comentários eram indicadores interessantes para percebermos se as pessoas gostavam do nosso conteúdo, hoje em dia estas métricas assumem cada vez menos importância.
Basta pensares na tua perspectiva enquanto cliente: Quando precisas de contratar uma designer, fotógrafa ou coach, vais necessariamente gostar e comentar os posts dessa pessoa? Não. Então que métricas é que devemos considerar para perceber se estamos a partilhar conteúdo que nos aproxima de potenciais clientes? Eu olho para 3 métricas: partilhas, posts guardados e mensagens privadas. Deixa-me explicar-te porquê.
Métricas para avaliar se estás a criar conteúdo de valor para a tua audiência
Posts que geram mais partilhas
Se o nosso conteúdo é partilhado é sinal que as pessoas se identificam com aquilo que estamos a partilhar e lhe reconhecem valor. Esta é uma métrica interessante para perceber se o teu conteúdo está a gerar ligação com a tua audiência.
Posts mais guardados
Se alguém guarda um post teu é porque quer voltar aquele conteúdo mais tarde (quer para o absorver com mais atenção, quer, por exemplo, para pôr em prática algo que sugeres nesse post). Esta métrica é interessante para perceber se o conteúdo que estás a partilhar tem ou não valor para os teus potenciais clientes.
Mensagens privadas
Se as pessoas reconhecem valor no que estás a partilhar e sabem que as podes ajudar, elas irão entrar em contacto por mensagem para saber mais sobre os teus serviços. Esta métrica é a mais importante para perceber se estás a conseguir gerar valor e confiança na tua audiência.
Como descobrir que conteúdo gerou mais partilhas e posts guardados
Para descobrir que conteúdo teu gerou mais partilhas e post guardados até agora, vai ao teu perfil, carrega em menu, depois seleciona “Estatísticas”, depois na área Publicações carrega onde diz “Ver tudo”.
Lá em cima onde diz “Alcance” muda para “Partilhas” e “Guardada por”. Estas estatísticas dão-te assim uma indicação que conteúdo é mais interessante para o teu público e que conteúdo deves continuar a desenvolver para atrair clientes.
Queres saber mais sobre estatísticas e como utilizar essas informações a favor do teu negócio? Então não percas este derradeiro guia: Estatísticas do Instagram: como ver e interpretar as métricas do teu perfil
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