Estatísticas do Instagram: como ver e interpretar as métricas do teu perfil

O derradeiro guia para saberes analisar os resultados da tua página de Instagram

Tens analisado os teus números do Instagram? Acredito que vás acompanhando o teu número de seguidores, quantos gostos é que os teus posts recebem em média ou até quantas pessoas veem as tuas stories. Mas a verdade é que existem muito mais dados a explorar nas Estatísticas do Instagram e neste artigo vou explicar-te ponto por ponto e como é que podes tirar máximo partido destes dados para melhorar a tua estratégia e fazer o teu projeto crescer.

Vamos ver porque é que é importante analisares as Estatísticas e como te podem ajudar. Vou partilhar contigo aquelas que considero serem as mais importantes (e vamos ver o que cada uma delas significa e como aceder a estas informações) e, por fim, vou ainda mostrar-te como podes tirar partido das estatísticas sobre a tua audiência para aumentar o engagement e interação da tua conta.

Porque é que é importante analisar as Estatísticas do Instagram regularmente?

As estatísticas dão-nos indicações do que está a resultar em relação aos nossos esforços no Instagram e o que pode precisar da nossa atenção.

Se não analisarmos e tivermos em consideração as estatísticas podemos:

  • Estar a comunicar e criar conteúdo para um público, mas na realidade estar a chegar a outro;
  • Publicar durante dias e horários que não são os ideais;
  • Estar a investir em estratégias (como, por exemplo, parcerias) que não estão traduzir-se em resultados;
  • Ou ainda, desenvolver conteúdo que não vai de encontro aos gostos e necessidades da nossa audiência.

Agora que vimos porque é que tão importante aprender a analisar as estatísticas, vamos então analisar aquelas que são mais importantes para o nosso negócio no Instagram e como é que podemos utilizar esta informação a nosso favor.

Quais as Estatísticas mais importantes e o que significam?

As estatísticas mais importantes dependem muito da nossa estratégia e do tipo de resultados que queremos atingir. Por exemplo, se o meu objetivo é aumentar o meu número de seguidores e alcance, essas são as métricas a que devo prestar mais atenção. Mas se o meu objetivo for criar conteúdo de qualidade e gerar clientes, olhar para o número de posts guardados e analisar os pedidos de trabalho através de mensagens privadas poderão ser uma melhor indicação se estou no caminho certo ou não.

Contudo, e para te ajudar, queria destacar aquelas que tendem a ser as mais relevantes e qual o seu significado:

Número de seguidores do Instagram

Este é o número total de seguidores no Instagram. São as pessoas que decidiram seguir e acompanhar o teu perfil. Podes ver esta informação na parte superior do teu perfil, onde diz “Seguidores”, ao lado do número de contas que estás a seguir.

Nas estatísticas gerais do teu público consegues ainda analisar os seguidores que te começaram a seguir nos últimos 7 dias e os cancelamentos de seguimentos – ou seja, o número de pessoas que decidiram deixar de te seguir.

Para acederes a esta informação, carrega no menu principal (canto superior direito) > Estatísticas > (Vista Geral) Número total de seguidores > e depois carrega no gráfico para surgir os novos seguidores e os cancelamentos.

→ Não encontras a opção “Estatísticas” no menu do teu perfil? Percorre este artigo até ao final que lá explico-te como podes passar a ter acesso a estes dados.

Impressões no Instagram

Impressões no Instagram correspondem ao número de vezes que as tuas publicações, stories ou vídeos foram apresentados no ecrã. Ou seja, uma pessoa pode contribuir para 3 impressões se viu a tua publicação 3 vezes.

Podes ver as impressões de uma publicação em particular ou as impressões do teu perfil.

Para veres as impressões de uma publicação, seleciona a publicação e carrega na parte inferior, onde diz “Ver estatísticas”. Vão surgir alguns dados. Faz swipe up (arrasta a tela para cima) para aceder às restantes métricas. Aqui terás acesso às impressões.

Para veres as impressões do teu perfil, carrega no menu principal (canto superior direito) > Estatísticas > (Vista Geral) Contas alcançadas > e aí terás as tuas impressões nos últimos 7 dias.

Alcance no Instagram

O número de contas individuais que viram qualquer uma das tuas publicações, stories ou vídeos, pelo menos uma vez. O alcance é, por isso, diferente das impressões – pois estas podem incluir várias visualizações por parte da mesma conta.

Tal como com as impressões, podes analisar o alcance de uma publicação ou da tua conta. Para ver o alcance de uma publicação ou da tua conta, segue exatamente os mesmos passos descritos das impressões.

Gostos

Número de pessoas que gostaram da tua publicação. Na própria publicação tens acesso à lista de pessoas que gostaram do teu post.

Comentários

Número de pessoas que comentaram a tua publicação. Na publicação consegues ver e responder a todas as pessoas que deixaram um comentário no teu post.

Guardados no Instagram

Número de pessoas que guardaram a tua publicação. Consegues ver quantas pessoas guardaram um post mas não consegues ver quem guardou.

Para ver quantas pessoas guardaram a tua publicação, carrega no post, seleciona “Ver estatísticas” e faz swipe up (arrasta a tela para cima) para aceder às métricas principais (gostos, comentários, partilhas e guardados).

Partilhas

Número de pessoas que partilhou a tua publicação (tanto por mensagem privada, para outras contas, como através das stories). Consegues ver quem partilhou através das stories, mas não consegues saber quem partilhou por mensagem privada.

Para ver quantas pessoas partilharam a tua publicação, carrega no post, seleciona “Ver estatísticas” e faz swipe up (arrasta a tela para cima) para aceder às métricas principais (gostos, comentários, partilhas e guardados) – tal como mostra a imagem no passo a passo anterior.

Para ver quem partilhou a tua publicação nas stories, carrega no post e seleciona os três pontos no canto superior direito. Se a tua publicação tiver partilhas, aparecerá o texto “Ver partilhas Novas da História”. Carrega aqui e terás acesso a todas as partilhas que foram feitas através das stories.

Dica extra: podes enviar uma mensagem privada a cada uma das pessoas que partilhou o teu post a agradecer a partilha.

Para além destas métricas, que são as mais comuns de serem analisadas (para ver o crescimento e progresso da conta) há outros dados que são extremamente relevantes para a nossa estratégia de conteúdo: a nossa audiência.

Como saber mais sobre a nossa audiência através das estatísticas do Instagram

Para garantirmos que estamos alinhados com as expectativas e comportamentos da nossa audiência, há certos dados que recomendo que analisares com frequência no Instagram. Vamos ver cada um deles e como os podes utilizar.

Nas estatísticas do Instagram podes ficar a saber:

  • A localização principal (cidade e país) da tua audiência;
  • A faixa etária (em geral, só homens, só mulheres);
  • O género;
  • E alturas de maior atividade (Horas e Dias).

Para acederes a esta informação, vais ao teu perfil, carregas no menu principal, selecionas Estatísticas e, na Vista Geral, selecionadas “Número total de seguidores”. Aqui terás acesso ao crescimento da tua conta e se fizeres scroll para baixo, verás as localizações principais da tua audiência, as faixas etárias mais comuns, a distribuição do género e as alturas de maior atividade no Instagram (tanto horas, como dias).

Como utilizar as estatísticas sobre a nossa audiência (para aumentar a interação)

Recomendo-te que, sempre que possível, publiques nas alturas de maior atividade – ou seja, quando os teus seguidores estão mais ativos. Isso ajudará a tua publicação a ter mais alcance e potencialmente mais engagement, uma vez que as pessoas terás acesso ao post logo nos primeiros momentos a seguir à publicação.

Para além disso, a localização, idade e género da tua audiência podem ser dados preciosos a ter em consideração para conhecer mais a fundo os teus seguidores e ires aprimorando o conteúdo que entregas.

Outra forma de aprimorar o conteúdo que publicas – garantindo que vai de encontro às expectativas e necessidades do teu público – é analisando os gostos e comentários, mas acima de tudo, os posts com mais partilhas e as publicações mais guardadas.

Lê mais sobre o assunto neste post – Como saber se estás a criar conteúdo de valor no Instagram – onde descrevo as métricas que deves analisar para perceber se estás a produzir conteúdo de valor para a tua audiência.

Para acederes a esta informação e perceberes qual é o conteúdo que tem melhor performance (e que por isso deves continuar a desenvolver) basta ires ao menu > Estatísticas > Conteúdos que partilhaste > carregar na seta e terás acesso a uma grelha, onde o teu conteúdo irá ser apresentado do maior para o menor (de acordo com a métrica selecionada). A que vem pré-seleciona é o Alcance e podes alterá-la, carregando na barra superior onde diz “Alcance”. Aqui poderás ver as tuas publicações que te fizeram ganhar mais seguidores, os posts com mais impressões, mais gostos, mais comentários, partilhas, os que geraram mais visitas ao perfil ou ainda os posts mais guardados.

→ Não encontras a opção “Estatísticas” no teu menu principal? É possível que não tenhas uma conta que te permita ter acesso a este tipo de informação. Para passares a ter segue as seguintes instruções.

Não encontras estatísticas no teu perfil? Como passar a ter acesso a estas informações

Há 3 tipos de contas no Instagram:

  • Conta Pessoal
  • Conta de Criador de Conteúdos
  • Conta de Negócio

Se queres ter acesso a estatísticas terás de optar ou pela conta de Criador de Conteúdos ou de Negócio, uma vez que não é possível ver estatísticas através de uma conta pessoal.

Para mudares o tipo de conta que tens basta ires ao teu perfil, carregar no canto superior direito, no Menu. Depois carregar em Definições > Conta > Mudar para conta profissional.

Mas atenção: só vais ver as estatísticas dos conteúdos que publicaste desde que converteste a tua conta para uma conta comercial ou de criador de conteúdos.

Agora conta-me: gostaste de todas estas dicas em relação às estatísticas do teu perfil? Tens outras dúvidas e questões que gostavas que abordasse sobre este tópico? Deixa a tua questão aqui na secção dos comentários que terei todo o gosto em desenvolver este tópico em mais detalhe.

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Sara Vieira

Sara Vieira

Olá! Sou Mentora de Negócios e ajudo empreendedoras a comunicar com mais clareza e fechar mais clientes, através de uma abordagem ética e humana. É isso que procuras? Sabe mais sobre como te posso apoiar na página Serviços.

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Sara Vieira, Mentora de Negócios & Especialista em Marketing Ético