As segundas-feiras podem ser difíceis. Especialmente para quem trabalha numa empresa, no típico emprego das 9 às 5. Aquela sensação de que o tempo de lazer e descanso acabou e que está na hora de voltar ao trabalho pode ser angustiante.
Mas também para os freelancers e empreendedores, onde as fronteiras entre os momentos de trabalho e de descanso nem sempre são assim tão claras. Por isso mesmo toda a gente pode beneficiar de um pouco de planeamento para começar a semana com o pé direito e aumentar assim o seu foco e produtividade.
Mesmo que só possas dedicar algumas horas de preparação no domingo à noite, estas 5 dicas prometem ajudar-te a ter uma semana mais produtiva.
1. Fazer um Plano da Semana
Se tens um hábito que queres manter (como, por exemplo, fazer exercício 3 vezes por semana ou meditar de segunda a sexta) nada melhor do que incluir isso no teu plano semanal. No domingo dedica algum tempo a pensar do que gostarias de fazer nessa semana e passa-o para o papel.
Assim em vez de saberes que queres fazer exercício, coloca no teu plano semanal ou agenda os dias e horas que queres dedicar para essa tarefa. Fica escrito e assim tens um compromisso e a probabilidade de falhares é menor. Além disso, crias clareza e organização para a semana. Tudo irá fluir mais facilmente.
2. Ficar offline durante o domingo (ou pelo menos no final do dia)
Outra dica para começar a semana com o pé direito e com as energias recarregadas é passar o domingo completamente offline – longe dos smartphones, tablets ou computadores. Se por algum motivo não for possível estar o dia todo offline, toma essa iniciativa por algumas horas no final do dia. Por exemplo, não usar mais o telemóvel e computador a partir das 17h.
Nada pior do que ver a caixa de email e começar a sentir o stress do trabalho mesmo antes da semana começar, certo?
3. Planear as refeições e ir às compras
Já imaginaram o que é ter um plano de todas as refeições para a semana, saber exactamente o que é preciso comprar e não perder tempo a pensar o que é que se pode cozinhar quando chega a hora de comer? Pois é. Um sonho.
Para isso basta perder alguns minutos no Domingo a escrever o que será a refeição para almoço e jantar de casa dia da semana. Claro que isto varia de pessoa para pessoa – dependendo se cozinha em casa ou come sempre fora. Mas se cozinhas em casa, podes passar algum tempo no domingo a ler alguns dos teus blogs de cozinha preferidos e a procurar inspiração no Pinterest (podem ver o meu álbum do Pinterest de receitas que quero fazer aqui). Depois é só ir às compras e retirar isso das tarefas a fazer durante a semana, dando-te mais tempo para relaxares e fazeres o que gostas durante a semana.
Há pessoas que levam o planeamento a outro nível e fazem logo a preparação das refeições para a semana inteira no domingo. Pessoalmente não gosto tanto desta opção porque acabas sempre por comer as mesmas coisas durante a semana, mas a verdade é que poupa imenso tempo!
4. Planear o guarda-roupa para a semana
Depois das refeições pensadas, é altura de planear o guarda-roupa. Se trabalhas em casa este passo é totalmente opcional (há muitos freelancers/bloggers que preferem usar um fato de treino ou algo confortável). Mas a verdade é que mesmo trabalhando em casa é importante vestir algo que nos representa e ajuda a enfrentar o mundo de forma confiante!
Uma ideia pode ser colocar os outfits em cima da cama e tirar fotos. Depois de manhã não há perdas de tempo a pensar se uso isto ou aquilo. Menos uma decisão para tomar.
5. Arrumar tudo
Nada melhor do que começar uma nova semana com a casa organizada e limpa certo? Se começarmos uma semana de trabalho e ainda por cima a casa está uma confusão é inevitável: a nossa cabeça já está numa confusão também.
Antes do final do dia, dá um jeito na casa, coloca tudo em ordem e leva o lixo lá fora. Dessa forma acordarás na segunda-feira de manhã com a casa limpa e organizada – com tudo pronto para uma semana de sucesso.
O que acharam destas dicas? Têm mais sugestões? Deixem na caixa de comentários.
Faz pin desta imagem para guardar este artigo:
Continuar a ler: