Como definir o teu Cliente Ideal [inclui exercício]

O que ter em consideração para criar a tua persona ou avatar

Etiquetas: ,
Como criar a Persona (ou o avatar do teu Cliente Ideal)

“Como criar a minha persona ou definir o meu cliente ideal?”. Esta é uma dúvida muito comum que surge quando criamos o nosso negócio e começamos a perceber que todos os gurus e especialistas do Marketing e das Redes Sociais nos falam constantemente da importância da “persona”, “avatar” ou “cliente ideal”.

E a verdade é que em conversa com muitas clientes percebo que a maior parte das pessoas percebem a importância de definirmos um cliente ideal. Contudo, muitas pessoas acham que definir o cliente ideal é:

  • dizer se é homem ou mulher;
  • escolher uma faixa etária;
  • escolher uma profissão;
  • e definir uma localização.

Mas isto não podia ser mais longe da verdade! Mais do que os dados demográficos, a definição do nosso cliente ideal deve reflectir sobretudo sobre os seus problemas e frustrações, assim como sonhos e motivações.

Porque é que é importante reflectir sobre os problemas?

Porque as pessoas pagam para ver os seus problemas resolvidos. Se não sabes qual é o problema que estás a resolver, não vais conseguir vender tão eficazmente.

Porque é que é importante reflectir sobre os sonhos do teu cliente ideal?

Porque temos de ser capazes de nos conectar ao propósito e objetivo final do nosso cliente. O que tu estás a oferecer ajuda-me a chegar onde eu quero chegar?

Agora que vimos o que é verdadeiramente importante, sabemos que a definição do cliente ideal engloba então 3 partes:

  • Sexo, Idade, Profissão, etc.
  • Estilo de vida, Valores, Problemas e Frustrações
  • Comportamentos, Preferências, Sonhos e Motivações

Podemos certamente criar personas ou avatares de clientes ideais para cada um dos nosso produtos ou serviços. Contudo, se optarmos por esta via torna-se difícil de gerir e perceber para quem nos estamos a dirigir em diferentes momentos.

Então eu recomendo-te começares simples, com a definição de apenas uma persona, um cliente ideal. E mais do que reflectir sobre os seus dados demográficos, é importante reflectir sobretudo sobre os seus problemas e sonhos.

Porque é que eu digo sobretudo? Porque em alguns casos eu posso resolver um problema muito específico e atrair várias idades, profissões completamente diferentes ou trabalhar com mulheres e homens. Os dados demográficos não devem assim ser o teu único foco na definição do teu cliente ideal.

Para te ajudar a conseguir alguma clareza quanto ao teu cliente ideal, deixo-te aqui uma série de perguntas que cobrem estas 3 diferentes e importantes dimensões na definição da tua persona.

Exercício de Definição da tua Persona ou Cliente Ideal

1. O teu cliente ideal é mulher ou homem?

2. Quantos anos tem?

3. Onde é que vive? 

4. Qual é o seu estado civil?

5. Qual é a sua profissão ou situação profissional? (Ex: advogado, trabalha por conta própria, etc.)

6. Que adjetivos utilizarias para descrever o teu cliente ideal?

7. Descreve em algumas palavras-chave o seu estilo de vida (Ex: minimalismo, empreendedora, mãe, etc.)

8. Descreve os seus principais valores. O que é mais importante, acima de tudo?

9. Qual é a sua maior dificuldade ou frustração?

10. Como é que o que tu ofereces ajuda, muda ou impacta a sua vida (ou o seu negócio)?

11. Quais são alguns dos objetivos que tem neste momento?

12. O que é que quer ou deseja? Qual é o seu maior sonho?

13. Em que rede social ou redes sociais passa mais tempo?

14. Que tipo de conteúdo é que gosta mais de consumir e partilhar?

15. Quem são as pessoas que inspiram o teu cliente ideal e que ele segue atentamente no Instagram?

Agora conta-me: fez-te sentido esta questão da definição do cliente ideal ir muito para além do ser homem ou mulher? Ter 32 ou 36 anos? Ou ter aquela profissão?

A partir do momento em que nos libertamos disto e nos focamos no que realmente interessa (os problemas e sonhos dos nossos clientes), todo um conjunto de novas oportunidades se abre e torna-se bem mais simples criar ofertas e conteúdo que vá de encontro ao que os nossos potenciais clientes procuram.

> Não te sentes confiante com as respostas que deste? Não tens bem a certeza se sabes quais são as principais frustrações e objetivos do teu cliente? Então não podes perder este artigo onde explico em pormenor o que é pesquisa de mercado e como podes fazer pesquisa de mercado para conhecer mais a fundo o teu cliente ideal.

Deixa aqui, na secção de comentários, as tuas dúvidas ou questões sobre a criação da persona e definição do cliente ideal para o teu negócio, que eu tentarei ajudar ao máximo!

Continuar a ler:

comentários