
Escrever conteúdo para atrair clientes resulta mesmo? Até que ponto?! Mais do que isso… Será que produzir conteúdo de forma orgânica (sem pagar para ter mais alcance) resulta? Será que o esforço vale a pena?
É sobre isso que quero falar contigo hoje, neste artigo. E vou partilhar contigo uma poderosa lição pessoal.
Não sei se sabes isto sobre mim, mas antes de lançar o meu próprio negócio trabalhava na Alemanha, numa multinacional (sabe mais sobre mim e o meu percurso profissional aqui). Entrei nessa empresa como Responsável de Comunicação e passado 1 ano a exercer essas funções, pediram-me para (além de enviar os comunicados de imprensa, estar presente em eventos e tratar da comunicação) criar de raiz um Blog para a marca.
E foi o que fiz. Sem qualquer conhecimento sobre Marketing de Conteúdo.
Na época tudo o que fazia era partilhar o que nós, enquanto marca, queríamos divulgar. Ou seja, era uma comunicação muito centrada em nós e o que queríamos transmitir.
Vários meses se passaram com esta “estratégia”. Resultados alcançados com o Blog? Poucos ou nenhuns.
Entretanto, deram-me a possibilidade de escolher entre continuar em Comunicação ou mudar para Marketing de Conteúdo para me focar no Blog a 100%. Escolhi o Blog porque representava uma oportunidade para crescer, para aprender novas competências e testar verdadeiramente as minhas capacidades (relembro: comecei este blog do zero).
Fui para uma equipa que me ensinou tudo:
- Como identificar que conteúdos produzir;
- Como apresentar esse conteúdo;
- E como analisar e otimizar conteúdo para conversão.
E o que se passou nos meses seguintes foi crescimento, atrás de crescimento. Conquista, atrás de conquista. Até ao ponto em que Portugal (das várias dezenas de países em que a empresa fazia Marketing de Conteúdo) era o país mais rentável e um verdadeiro caso de sucesso.
Antes de sair, e no espaço de alguns meses, só com conteúdo orgânico ultrapassamos os 6 dígitos em vendas. E foi aí que eu percebi que sim, conteúdo funciona. Só é preciso é ter um plano bem definido.
E foi também aí que eu percebi que queria pegar no que tinha aprendido, partilhá-lo com outras pessoas e fazer a diferença em pequenos (grandes) negócios.
PS – Se queres rentabilizar o teu projecto, mas não fazes ideia o que publicar e como te apresentar, envia-me um email para geral@saravieira.pt ou uma mensagem privada através do Instagram @saravieira.pt! Vamos definir a tua estratégia em conjunto!
Continuar a ler: