Será que faz sentido partilhar conteúdo sobre mim, na página de Instagram do meu projeto – onde tenho como objetivo fechar clientes? Ou isso é algo que devemos evitar?
Para responder a esta dúvida, convido-te a reflectir sobre este ponto: Já alguma vez que te aconteceu leres uma entrevista mais aprofundada, ouvires uma episódio de podcast ou veres um vídeo sobre o percurso de uma pessoa, e pensares “Eu já gostava do trabalho desta pessoa, mas agora sou fã dela” ou então “Eu não me identificava muito com esta pessoa, mas agora admiro-a por x motivo”?
Pois é. Isso é o que acontece quando as pessoas mostram o seu lado mais vulnerável.
Quando falam da sua história.
Da sua vida.
Das dificuldades que enfrentaram.
Quanto falam do lado menos glamoroso ou visível.
Quando falam dos seus valores e daquilo que defendem.
Ao conhecer esse lado mais pessoal, identificamo-nos. Pensamos “Eu acredito no mesmo que esta pessoa” e subitamente estamos mais unidos. Sentimos que a compreendemos. E não temos problema nenhum em assumir que gostamos daquela pessoa e, se for preciso, até a defendemos!
É exatamente por isso que nós, enquanto empreendedores, devemos partilhar conteúdo mais pessoal. Não falar só do nosso trabalho, serviços ou produtos.
Mas falar também daquilo em que acreditamos.
Falar da nossa história, do nosso percurso.
Falar das dificuldades que enfrentamos.
Falar da vida, tal qual ela é.
Porque ao fazeres isto, irás conectar-te a um nível mais profundo com as pessoas certas. Conseguirás não só clientes, como fãs!
Mas atenção – e é aqui que a maior parte das pessoas falha – é importante haver um equilíbrio saudável entre os conteúdos sobre ti e a tua marca, e os conteúdos que ajudam a tua audiência.
Porque o nosso conteúdo, no final do dia, não deve ser só sobre nós. Deve ser sobre o nosso cliente – as suas dificuldades, desafios, objetivos e sonhos. Se quiseres ir mais a fundo nesta distinção (entre conteúdo sobre nós e conteúdo sobre os nossos clientes), convido-te a espreitar este artigo: Estás a criar conteúdo como influencer ou empreendedora?
Como é que conseguimos esse equilíbrio? Definindo uma estratégia de conteúdo intencional – em que temos como objetivo, não só gerar ligação, empatia e conexão com a nossa audiência, mas também posicionarmo-nos como uma referência e promovermos os nossos produtos e serviços.
No fundo, uma estratégia de conteúdo vencedora cumpre diferentes objetivos e neste artigo – 3 Tipos de Conteúdo para converter Seguidores em Clientes – explico-te exatamente que tipos de conteúdo são esses, partilhando também alguns exemplos que podes pôr em prática na tua conta de Instagram.
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2 respostas
Ola Sara!
Que site incrível! Que textos didáticos!
Obrigado por comepartilhar com a gente! Adorei!
Grande abraço!
Heron
Obrigada eu, Heron, pelo feedback 🙂 Fico muito feliz!