bem-vinda ao postandpin

sara vieira consultoria instagram conteudo

bem-vinda ao postandpin

Um blog onde encontras dicas sobre Instagram e Marketing de Conteúdo. Junta-te às mais de 100.000 pessoas que todos os meses aprendem a otimizar a sua presença online.

4 perguntas a responder antes de publicares no Instagram

Categorias: Conteúdo, Instagram

Já muito falei aqui da importância do nosso conteúdo no Instagram para uma estratégia de criação de marca, posicionamento e diferenciação. Quanto mais estratégicos formos com o nosso conteúdo, mais resultados conseguimos alcançar.

Mas quais são afinal os fatores que temos de ter em consideração antes de criar esse conteúdo? O que é que devemos ter em consideração antes de publicar no Instagram? Há 4 pontos muito importantes e são precisamente esses 4 pontos que vamos ver em pormenor neste post!

1. Qual é o objetivo deste post? (Porquê)

Cada conteúdo que partilhas deve ter de um objetivo definido. Saber exatamente o que desejas alcançar, e a reacção que esperas receber, é essencial para conseguires garantir que os teus esforços te trazem resultados.

Quais são alguns dos objetivos mais importantes que podes considerar na tua estratégia de conteúdo? Neste artigo vamos a fundo neste ponto – 3 Tipos de Conteúdo para converter Seguidores em Clientes – por isso recomendo-te, sem dúvida, leres e analisares, para identificares quais devem ser os objetivos que consideras quando publicas no Instagram.

2. Para quem é que estou a criar este conteúdo? (Quem)

Este é um ponto igualmente importante. Parares para pensar: este post serve a minha audiência ou cliente ideal? Ou serve apenas o meu ego? Porque a verdade é: se estás a tentar desenvolver uma estratégia de conteúdo para conseguires mais clientes, o teu foco deve ser servir a tua audiência e os teus potenciais clientes.

E como consequência disso, deves criar o teu conteúdo pensando no cliente que queres atrair (e não necessariamente no que te apetece partilhar ou criar).

Queres ir mais a fundo neste ponto e perceber se estás a publicar com o posicionamento certo? Então não pdoes perder este artigo: Estás a criar conteúdo como influencer ou empreendedora? Descobre aqui.

3. Como é que vou atingir o objetivo deste post? (Como)

Depois de identificares de forma clara qual é o objetivo do post que queres partilhar, é altura de perceberes qual é o melhor formato para entregar esse conteúdo. Se o objetivo é gerar afinidade e proximidade com a tua audiência, partilhar uma história pessoal, pode fazer sentido. Por outro lado, se o objetivo é gerar autoridade e seres vista como uma referência na tua área, há outros formatos a considerar: dicas, checklists, processos, opiniões, mitos, etc.

Analisa os 3 Tipos de Conteúdo para converter Seguidores em Clientes, e os exemplos que partilhei neste artigo para que possas perceber exatamente quais os formatos que te ajudam a atingir o objetivo que definiste.

4. Este post representa-me e representa o meu projeto?

Depois de identificares o objetivo do teu post, de o criares de forma intencional para o teu público-alvo e no formato certo para atingir o seu propósito, resta uma pergunta: Este post representa-me? Este post representa a minha marca e o que eu defendo?

No fundo, e numa altura em que a maior parte do conteúdo é apenas uma partilha de algo que já foi feito – é importante garantirmos que o que partilhamos um verdadeiro reflexo da nossa marca e que está alinhado com o nosso posicionamento e oferta.

Se precisares de clarificar o teu posicionamento, aconselho-te a espreitar este artigo – Como definir a Missão do teu projeto em 4 passos – onde te explico, passo por passo, a definir a tua missão.

Agora conta-me: O que achaste deste artigo? Tens alguma dúvida ou comentário? Deixa aqui na secção de comentários!

Continuar a ler:

comentários