Criar conteúdo para o Instagram: 5 dicas para escrever descrições de forma mais eficiente

Chega a altura de escrever as descrições para o Instagram e subitamente parece que todo este processo demora bem mais do que é suposto. Queres escrever da forma mais simples e eficiente possível, mas parece que te faltam as palavras. Parece que a produção de conteúdo simplesmente não flui.

Se sentes frequentemente esta dificuldade e frustração, tenho 5 dicas para partilhar contigo. 5 dicas para tornar o processo de escrita de conteúdo para o Instagram (e não só) mais eficiente e bem mais simples! Vamos a isso?

Como escrever para o Instagram mais rápido e de forma eficiente

1) Escreve no computador

Muitas pessoas escrevem no telemóvel as descrições das suas publicações, mas esta opção apesar de prática (pois podes fazê-lo em qualquer lado,) não é a mais rápida. No computador, uma vez que tens um teclado, consegues digitar muito mais rapidamente e o facto de teres um ecrã maior também ajuda a conseguir visualizar o texto como um todo. Pessoalmente, quando escrevo no computador sinto que consigo expressar-me melhor, produzir conteúdos com mais qualidade e de forma mais rápida.

2) Escreve antecipadamente

Há também muitas pessoas que escrevem quando se lembram que têm de fazer uma publicação, acabando por estar a escrever o conteúdo imediatamente antes de o partilhar. Escrever sob pressão e um post de cada vez não é de todo a forma mais eficiente de produzir conteúdo.

A minha recomendação para planeares de forma estratégica o teu conteúdo é teres um local onde guardes todas as ideias que vais tendo e depois é só definir um dia por semana, em que dedicas x tempo para produzir todo o conteúdo relativo às publicações dessa semana.

Não sabes a melhor forma para ir guardando as tuas ideias e criar assim um banco de conteúdo? Não percas o meu tutorial Como criar um Calendário Editorial para o teu Instagram ou Blog, passo a passo

3) Escreve no momento certo para ti

Há pessoas que conseguem expressar-se melhor logo de manhã, outras à tarde e outras ao final do dia. Se tiveres oportunidade de escolher quando é que podes criar o teu conteúdo, opta pelo período em que é mais fácil para ti.

Se trabalhas durante a semana e sentes que não escreves tão bem ao final do dia, podes, por exemplo, dedicar o sábado ou domingo de manhã para esta tarefa. Depois é só ir publicando durante a semana e focares-te no que interessa verdadeiramente no Instagram: interagir e criar relações com a tua audiência.

Não percas ainda: Sem inspiração? 8 dicas para superares um bloqueio criativo

4) Escreve a pensar no teu avatar ou cliente ideal

Outra dica que facilita imenso a produção de conteúdo é ter uma imagem mental bem definida de quem é o teu avatar ou cliente – quais são as suas maiores dificuldades e desafios, os maiores sonhos e aspirações. Quando escrevemos a pensar na nossa persona estamos a falar só para ela (e mais ninguém) e isso ajuda imenso a ser mais intencional e certeiro no conteúdo que produzimos.

5) Cria o ambiente certo (para estares confortável e focada)

A última dica tem a ver com o ambiente que te rodeia e como o podes alterar para maximizar a tua atenção. No meu caso, fechar a porta, colocar música tranquila, beber chá ou ligar uma vela ajudam-me a criar o ambiente perfeito para me dedicar aquela tarefa. No spotify pesquiso sempre por “coffee” ou “coffeehouse” para ouvir música ambiente (que não distrai).

Outras dicas envolvem:

  • Avisar lá em casa que vais escrever conteúdo e que por isso precisas de 1hora sem interrupções;
  • Colocar o telemóvel em modo voo para não receberes notificações.

Também tens dificuldade em te concentrar para criar conteúdo? Que outras dicas ou técnicas utilizas para te ajudar a focar?

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Sara Vieira

Sara Vieira

Olá! Sou Mentora de Negócios e ajudo empreendedoras a comunicar com mais clareza e fechar mais clientes, através de uma abordagem ética e humana. É isso que procuras? Sabe mais sobre como te posso apoiar na página Serviços.

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Sara Vieira, Mentora de Negócios & Especialista em Marketing Ético