Como colocar uma publicação do feed nas stories (+ ideias de design)

Categorias: Instagram, Redes Sociais

Postar e partilhar as nossas próprias publicações do feed do Instagram nas stories é uma óptima forma de aumentar o engagement, alcance e exposição do nosso conteúdo. Além disso, podemos ainda partilhar posts e publicações de outras contas – conteúdo com o qual nos identificamos e que faz sentido partilhar para nos darmos a conhecer à nossa audiência.

Mas qual é a melhor forma de partilharmos publicações do feed nas stories? Há estratégias que podemos utilizar para captar a atenção das pessoas ou para tornar esta partilha mais alinhada com a nossa marca? É isso que vamos ver em pormenor neste artigo.

Como postar uma publicação do feed nas Instagram Stories passo a passo

Partilhar um post do feed nas stories é uma óptima forma de dar uma exposição extra ao nosso conteúdo – quer este conteúdo seja recente, algo que acabamos de publicar, ou conteúdo que seja mais antigo e que pode agora ser reutilizado.

Se queres saber como podes colocar um post do feed nas stories é muito simples, basta seguires estes passos:

  1. Seleciona a imagem ou post que queres partilhar;
  2. No fundo da imagem (e mesmo antes da descrição) tens vários ícones associados a diferentes acções (gostar, comentar e partilhar). Carrega na terceira opção – o ícone do avião de papel (que é o botão para partilhar);
  3. Vai aparecer um slide, com a opção “Adicionar Publicação à Tua História” ou os perfis de várias pessoas para partilhares este conteúdo com outra conta. Seleciona a opção “Adicionar Publicação à Tua História”.
  4. A publicação do feed aparecerá agora numa story. Podes redimensionar o tamanho da imagem, podes acrescentar GIFs, texto ou qualquer outro elemento à tua story – de forma a personalizá-la e torná-la única.
  5. Depois é só carregar no canto inferior direito onde diz “Enviar para” e selecionar “Partilhar” onde diz “A tua história”.

Os posts partilhados nas stories tornam-se elementos clicáveis, criando assim uma ligação directa à publicação. Além disso, o nome da pessoa responsável pela publicação aparece no canto inferior esquerdo, sendo por isso óptimo para dar créditos ao autor da publicação (caso estejas a partilhar a publicação de outra pessoa).

Dica #1 ao partilhar uma publicação do feed nas stories: selecionar entre as 2 opções disponíveis

Quando partilhamos um post do feed nas stories o Instagram automaticamente coloca essa publicação com a apresentação que podem ver nesta primeira imagem, mas sabiam que é possível alterar essa apresentação? Há uma outra opção e para aceder a essa opção basta carregar na imagem com um clique. Depois de carregar na imagem o Instagram muda automaticamente para o tipo de apresentação que podem ver na segunda imagem. Para voltar à primeira é só carregar novamente.

A vantagem da segunda opção é que aparece já o início do texto da publicação e pode assim ajudar a gerar mais curiosidade e levar mais pessoas à publicação.

Dica #2 ao colocar um post do feed nas stories: personalizar a cor do fundo

Ao partilhar uma publicação do feed nas stories, o Instagram coloca uma cor de fundo aproximada com os tons presentes na imagem do post. Contudo é possível alterarmos o fundo da nossa story – para uma das cores pré-definidas pelo Instagram ou para uma cor personalizada, presente na imagem. Vamos ver, passo a passo, como o podemos fazer.

Para alterar a cor de fundo da nossa story basta selecionar o ícone do desenho (tal como podem ver na primeira imagem). Depois irá aparecer um novo set de opções (ilustrado na segunda imagem). Podes simplesmente escolher uma das cores pré-definidas e que aparecem no fundo (faz swipe para a direita para veres mais opções de cores).

Se quiseres escolher uma cor personalizada, tens apenas de garantir que tens o primeiro marcador selecionado e carregar na pipeta conta gotas para selecionar a cor.

Podes percorrer a imagem à procura da cor que mais gostas e assim que encontrares a cor que queres utilizar, basta largares que o Instagram seleciona essa imagem.

Depois da cor selecionada, o passo seguinte é carregares durante 2 segundos no ecrã. Automaticamente essa cor irá preencher o fundo da tua story.

Dica #3 ao colocar um post do feed nas stories: adicionar um overlay (ou elemento com transparência)

Uma outra opção que podes utilizar para personalizar a partilha dos teus posts nas stories é utilizar overlays ou elementos com transparência de forma a tornar a tua story mais interessante visualmente e captar a atenção das pessoas.

Antes de tudo, o que são overlays e onde é que as encontras? Overlays são documentos PNG que têm transparência e que podem por isso criar stories muito interessantes. Há imensos sites que disponibilizam overays (com opções pagas ou gratuitas). Para explorares e fazeres umas experiências sugiro que utilizes o site rawpixel – selecionado elementos grátis e png. Encontrarás muitas opções. Depois tens apenas de fazer download do ficheiro e enviá-lo para o teu telemóvel.

Depois de enviado para o teu telemóvel, seleciona esse ficheiro e carrega na opção “Copiar fotografia” – tal como vês na primeira imagem. Abre novamente o Instagram e automaticamente irá aparecer uma opção que diz “Adicionar sticker”

Carrega onde diz “Adicionar sticker” e essa imagem irá automaticamente aparecer na tua story. Depois disso podes redimensiona-la da melhor forma para criar o efeito que desejas.

Dica #4 ao partilhar uma publicação do feed nas stories: fazer uma colagem ou composição com o post e outras imagens

O método para pôr em prática esta dica é exactamente o mesmo que o anterior. Basta estarmos com a story aberta, selecionarmos a imagem que queremos adicionar, carregar em copiar, abrir a story novamente e carregar em “Adicionar sticker”. A ideia é criar uma colagem ou composição onde incluímos o post mas também outra imagem ou várias imagens.

Neste exemplo acrescentei apenas uma imagem, mas podes fazer uma colagem com várias e criar assim um efeito visual interessante.

Garante apenas que indicas – através de texto, de um GIF ou de uma seta – que aquela imagem é cliclável para garantir que as pessoas percebem que se trata de um post e não apenas um conjunto de imagens.

Dica #5 ao partilhar um post do feed nas stories: adicionar texto, linhas, GIFs e stickers

Naturalmente quando partilhas uma publicação do feed nas stories podes personaliza-la, acrescentando texto, linhas, GIFs, stickers ou qualquer outro tipo de personalização. Aqui deixo-te apenas dois exemplos, um com uma linha a percorrer a parte de trás do post e outro com um GIF com a indicação “TAP HERE” para aumentar assim a conversão e fazer com que as pessoas carreguem naquele elemento e vejam a publicação.

Dica #6 ao colocar um post do feed nas stories do Instagram: expandir a imagem ou diminuir a imagem

Outra dica que podes aplicar quando colocares um post ou publicação do feed nas stories é expandir a publicação ou diminuir a publicação. Podes optar por ocupar todo o ecrã, assim independentemente de onde a pessoa carregar a opção para abrir o post estará sempre activa. Ou podes ainda optar por diminuir bastante a imagem, quase não se vendo para gerar mais curiosidade. Nestes casos podes utilizar um GIF para indicar que aquele elemento é um (novo) post.

O que achaste destas dicas para partilhar publicações do feed nas stories? Tens outras sugestões? Deixa-as na secção de comentários, aqui em baixo, para partilhares as tuas ideias com toda a gente. Se tiveres alguma questão adicional também podes deixá-la nos comentários que tentarei ajudar ao máximo.

Faz pin desta imagem para guardar o artigo

Continuar a ler:

comentários