bem-vinda ao postandpin

sara vieira consultoria instagram conteudo

bem-vinda ao postandpin

Um blog onde encontrarás dicas sobre Instagram e Marketing de Conteúdo. Junta-te aos mais de 50.000 empreendedores que todos os meses aprendem a optimizar a sua presença online aqui, no postandpin.

20 ideias de designs criativos e originais para usar nas Instagram Stories

Hacks que podes fazer directamente no Instagram. Sem outra app ou site

Categorias: Instagram, Redes Sociais
Etiquetas: ,

Todos nós consumimos (e criamos) stories com muita regularidade e a verdade é que é difícil sermos surpreendidos por um design mais original ou gerarmos essa surpresa nas outras pessoas. É certo que existem várias aplicações que nos permitem criar stories visualmente interessantes (neste artigo listei algumas das minhas preferidas) mas também é verdade que às vezes não queremos perder tempo em aplicações. Queremos algo mais prático e simples.

E foi precisamente a pensar nisso que reuni aqui uma série de ideias e recriei vários designs originais utilizando apenas os elementos disponíveis nas stories. Ou seja, para fazeres a tua própria versão destes designs só precisas mesmo de utilizar o Instagram (e mais nenhuma outra aplicação ou site).

Se estás à procura de ideias originais e criativas de designs e layouts para usar nas Instagram Stories, este artigo é para ti. Percorre esta lista e escolhe os teus designs preferidos para depois colocares em prática!

Story com uma palavra dentro de outra palavra

Basicamente a ideia deste design é teres um tipo de letra a manuscrito – feito à mão – com sobreposição por um dos tipos de letra pré-definidos pelo Instagram. Para o recriares basta 1) começares por escrever à mão – com a caneta das stories – 2) passar a borracha para apagar uma linha no centro do texto que escreveste e por fim 3) escrever num novo tipo de letra a mesma palavra (como neste exemplo) ou outra palavra.

Story com efeito em espiral

Este design é muito impactante e a boa notícia é que é muito fácil de recriar! Para o fazeres só tens de 1) selecionar a caneta – no canto superior direito das stories -, 2) fazer uma espiral em torno do elemento que queres destacar e depois 3) selecionar o apagador e 4) apagar a linha de forma a criar este efeito.

Story com iniciais escritas à mão e uma palavra por dentro

Este design é semelhante ao primeiro, mas aqui há duas diferenças: por um lado, o efeito desenhado à mão só contém as iniciais (da palavra que depois é inserida por dentro) e neste caso há também a utilização de símbolos – antes e depois da palavra interior – para tornar este layout ainda mais original. Basta seguires os mesmos passos que no primeiro design e acrescentares qualquer símbolo que quiseres antes e depois da palavra que inserires por dentro.

Story com uma palavra composta por várias letras com fundos diferentes

A ideia deste design é simples: escrever a palavra através de maiúsculas, cada uma delas independente das outras e com fundos diferentes. Para criar mais coerência visual podes optar por ir buscar as cores dos fundos às próprias cores da imagem – tal como fiz neste exemplo.

Story com efeito de recorte

Esta ideia também é muito fácil de recriar. Se há um elemento da tua imagem que queres destacar podes aplicar este efeito tipo recortar. Para o fazer tens apenas de 1) selecionar a caneta, 2) fazeres uma linha à volta do elemento e 3) com o apagador ir fazendo pequenos cortes nessa linha.

Story com combinação de diferentes tipos de letra, com diferentes dimensões

Este design é interessante quando quiseres colocar uma quote ou uma mensagem. Em vez que optares por colocar a frase de forma normal, podes apresentá-la assim: repartida com diferentes tipos de letra e diferentes dimensões – tornando-a assim mais interessante visualmente.

Story com título composto por letras em efeito degradé ou arco-íris, ligadas entre si

Esta ideia é semelhante a uma anterior mas neste caso a palavra está unida por uma linha (e as cores são apresentadas em degradé). Para recriar este design basta 1) começar por desenhar a linha e depois 2) acrescentar, uma a uma, as letras em maiúsculo e selecionando, para cada uma delas, um fundo diferente.

Story com título em maiúsculas e minúsculas, com utilização de símbolos

Este é dos designs mais minimalistas desta lista e não podia ser mais fácil de recriar. Tens apenas de optar por escrever uma das palavras com as letras todas em minúsculas e outra com maiúsculas, combinando com a utilização de símbolos.

> Neste artigo podes encontrar centenas de símbolos e caracteres especiais para usar no Instagram: Caracteres especiais para usar na Bio do Instagram

Story com efeito moldura

Para recriares este design com efeito moldura só tens de 1) selecionar a caneta – que encontras no canto superior direito das stories – e 2) desenhar os cantos da imagem. Podes também, tal como nesta imagem, acrescentar a utilização de texto no centro da imagem.

Story com desenhos à mão

Esta ideia tem o potencial de pegar numa imagem banal e torná-la, de facto, especial. Para isso tens apenas de selecionar a caneta e fazeres desenhos à mão de forma a destacar e “animar” a imagem que tiveres a utilizar.

Story com título original (dividido e com linha atrás)

Neste design a ideia é dividir um título ou uma palavra, utilizando a combinação de diferentes tipos de letra, diferentes cores e utilização de maiúsculas e minúsculas. Para unir tudo podemos utilizar uma linha – tal como se vê na imagem – apagando depois parte dela para inserir o texto.

Story com texto destacado

Sabem aquele efeito de um texto destacado com uma caneta ou marcador florescente? É exactamente esse o efeito que se pretende com este design. Para o recriares tens apenas de 1) escrever o teu texto e depois 2) selecionar a caneta semi-transparente (que encontras na segunda posição no canto superior esquerdo, dentro do ícone de desenho) e 2) fazer as linhas para destacar esse texto. Muito simples.

Story com linhas à volta de um elemento

Neste design a ideia é criar uma espécie de efeito amplificador, destacando um elemento da imagem. Para isso basta ir fazendo linhas à volta do elemento que queremos destacar e para tornar este design ainda mais interessante, cada linha que desenhas podes ir alterando a cor que utilizas. Neste caso, eu optei por cores que estavam na imagem, mas podes também utilizar algumas das pré-definidas pelo Instagram.

Story com fundo semi-transparente preenchido

Esta ideia pode ser aplicada tanto assim, como neste exemplo, como com um fundo opaco. Para fazer este efeito no Instagram é muito simples. Depois de fazeres upload da imagem de fundo, o próximo passo é 1) selecionares a caneta semi-transparente – ícone estilo marcador florescente, na segunda posição no canto superior esquerdo (dentro do ícone de desenho). 2) Depois de selecionada essa caneta, seleciona a cor do fundo que queres aplicar e carrega durante 2 segundos no fundo da story. No final desses 2 segundos o fundo ficará preenchido. 3) O passo seguinte é selecionar o apagador e 4) apagar todas as áreas que queres que apareçam normais. No final este é o resultado.

Tal como referi no início podes também aplicar um fundo opaco – para isso tens apenas de selecionar a caneta (ícone na primeira posição dentro do ícone do desenho) em vez de selecionar a caneta marca texto. A única dificuldade neste caso é saber onde utilizar o apagador, uma vez que o fundo fica todo opaco.

Story com sobreposição de texto

Nesta story utilizamos exactamente a mesma técnica que do design anterior, com uma diferença: a utilização de texto manuscrito. Para recriares esta ideia só tens de começar por 1) desenhar a palavra que queres ter na base (neste caso foi MOOD), 2) passar a caneta semi-transparente e 3) escrever o restante texto, com uns dos tipos de letra disponibilizados pelo Instagram.

Story com título em efeito 3D

Para recriar este efeito de texto em 3D tens simplesmente de escrever o mesmo texto várias vezes com cores e dimensões (ou posicionamentos) diferentes. 1) Começa por escrever a palavra ou expressão uma primeira vez (o tipo de letra Classic e Strong são os que funcionam melhor para este efeito). 2) Depois de teres a base, escreve exactamente o mesmo texto, com o mesmo tipo de letra, selecionando uma outra cor. 3) Podes optar por deslocar ligeiramente para o lado para criar o efeito 3D ou, se quiseres recriar este design, podes reduzir ligeiramente o tamanho desse texto. 4) Repetir o processo quantas vezes quiseres.

Story com design tipo álbum de fotografia

Este design faz lembrar um álbum de fotografias, com a fita cola por cima e por baixo da imagem para a segurar. Para recriar esta ideia na tua story tens apenas de 1) fazer upload da imagem na story, 2) redimensioná-la, colocando-a mais pequena, 3) selecionar a caneta semi-transparente e 4) fazer as linhas a imitar a fita cola, tal como vês na imagem. Para completar este design, podes também optar por escrever uma mensagem à mão – tal como se costuma fazer nos álbuns fotográficos.

Story com fundo às bolinhas

Esta ideia é muito simples e fácil de executar. 1) Seleciona a caneta e escolhe uma das cores da imagem ou uma das cores pré-definidas do Instagram. 2) Seleciona o tamanho da caneta, fininho se quiseres bolinhas pequenas ou mais grosso se quiseres bolinhas maiores. 3) Depois de selecionado o tamanho da caneta, faz os pontos, carregando levemente no ecrã em diferentes posições. Podes fazer as bolinhas todas da mesma cor ou utilizar diferentes combinações.

Story com pontos luminosos

Para recriares este design tens apenas de utilizar o marcador florescente que encontras dentro do ícone do desenho, no canto superior direito das stories. 1) O primeiro passo é fazeres a faixa semi-transparente. Para isso seleciona a caneta semi-transparente (na segunda posição dos ícones do desenho). 2) Depois de teres a faixa, seleciona a caneta florescente e a espessura da linha. 3) Depois de teres a caneta selecionada, com a espessura certa, é altura de fazeres os pontos luminosos. Para completar este design podes combinar este elemento com a utilização de texto.

Story para ilustrar uma viagem

Esta ideia pode ser aplicada para qualquer passeio ou viagem, curta ou longa. Basta colocarmos o local de início e o destino da viagem e marcar o início e final da viagem com um símbolo, neste caso, o pin.

Gostaste deste artigo e das ideias que partilhei contigo? Deixa os teus comentários, dúvidas ou sugestões aqui e tentarei ajudar caso tenhas dúvidas.

Faz pin desta imagem para guardar o artigo

Continuar a ler:

comentários